O Sentido da Vida Cristã Não Está no Não Sentir, Mas Sim no Sentir Mais e Melhor.

Quando estudamos a segunda epístola do apostolo Paulo aos Corintios, vemos ele nos ensinar, quatro grandes verdades da vida de um Cristão. Pois todo aquele que apoia a sua vida no amor de Cristo em qualquer situação ou circunstancias ele sempre terá paz e alegria, porque sempre saberemos onde está o nosso real e verdadeiro tesouro.

No versículo sete Paulo nos diz: Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. (2Co 4:7). Aqui Paulo mostra a ideia de que se não fosse a limitação que nós seres humanos temos, seria muito fácil nos deixarmos levar pelo orgulho de ser Cristão. A ideia da salvação e o privilégio de entregarmos a boa nova pode nos levar a um destruidor orgulho de acharmos que somos melhores do que os demais. Porque naquela época e ainda hoje os milagres acontecem e Deus usa-nos como ferramentas para que tais milagres aconteçam. Mas devemos saber que somos mortal e que tudo provem de Deus Pai. Mas muitos de nós esquecem disto e mesmo a vida diária pondo a mostra as suas fraquezas e limitações seguem com se fossem eternos. É triste, mas nos só aprendemos diante da dualidade: Para entendermos o valor da saúde é preciso que sintamos dor; para entendermos o valor do amor é necessário que vivenciemos o horror do ódio; para entendermos o valor da paz se faz necessário as tristezas causadas pela guerra e assim se segue, não deveria ser assim, mas assim o é. E, é por isso que Paulo nos mostra que somos vasos de barro frágeis e que somente em Cristo e com Cristo podemo nos tornar fortes, e que esta força não provem de nós mesmos mas de Deus pai.

E Paulo segue descrevendo a vida do Cristão, no versículo oito e nove ele diz:Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; (2Co 4:8 ,9). E aqui ele nos mostra quatro verdades que se faz presente na vida de todos os seres humanos, mas que se em Cristo estas situações podem ser vividas de maneira tal, que elas se tornem proveitosa e então tiraremos o melhor delas;:

1 – Vemo-nos pressionados a todo momento, pelas circunstancias e todo tipo de pressões que se põem sobre nós; em todos os aspectos de nosso ser. Seja no aspecto emocional, profissional, financeiro, familiar. Mas se estamos em Cristo nunca nos encontraremos em um beco sem saída. Uma das características da vida cristã é que sempre há uma saída. Mas é bom que entendamos, que está saída se faz no sentido de vivenciarmos a situação buscando sempre tirar o melhor dela, e não como uma simples escapatória. E por este motivo por mais estreitas que sejam as circunstâncias um Cristão não tem por que sentir-se encerrado, enjaulado ou confinado em um sentimento de angustia. Pode ser que seu corpo esteja sofrendo grandes pressões e o momento se mostre difícil fazendo com que seu coração fique apertado e cheio de angustia. Mas são nestes momentos que a presença do Espirito Santo se faz mais forte e Ele nos mostrará um caminho e nos fortalecerá. Porque sempre há um caminho de saída para aquele que busca o consolo no gracioso amor de Deus.

2 – Pode ser que uma determinada situação que se apresente diante de nós, pareça não ter solução. E uma determinada circunstância se mostre mostre intransponível nos levando a sentir que os nossos recursos chegaram ao fim. Haverá momentos nos quais não saberemos como agir e nem o que fazer. Mas a esperança de um Cristão deve estar firmada em Cristo Jesus. Haverá momentos nos quais não veremos bem qual direção tomará as nossas vidas, mas se em Cristo saberemos que o final será vitorioso. Haverá momentos em que um cristão deve aprender a lição mais difícil de todas, a mesma que Jesus teve que aprender no Getsêmani; temos que aprender a aceitar o que não poderemos compreender tudo que acontece conosco. Às vezes acontecerão coisas que não entenderemos, mas devemos carregar em nossos corações a certeza de que, Deus é amor e sempre nos proverá deste imensurável amor, afim de que o amor se faça presente em nossas vidas. Não importa em que momento ou as circunstâncias e quão dura seja batalha, mas todo aquele que estiver firmado em cristo Jesus será vitorioso ao findar a guerra.

3 – Podemos ser perseguidos por aqueles que repudiam o nosso modo de pensar diferente, até mesmo porque não buscam entender. E esta perseguição pode se mostrar de varias maneiras desde de a velada e explicita perseguição ou em fora de desdém ou desprezo. Nos fazendo sentir-se sozinhos as vezes em meio de muitos. Mas nunca seremos abandonados porque o Espirito de Deus habita no interior daquele que vive em Cristo Jesus. Uma das coisas mais notáveis a respeito dos mártires foi sempre que em seus momentos mais dolorosos tiveram doces encontros com Jesus. Podemos ver acontecer com Estevão : “e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus.” (Ats 7:56).Como escreveu o salmista: Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá. (Slm 27:10).

Nada pode alterar o amor, o prover e a intransmutável fidelidade de Deus.

4 – Haverá momentos que seremos golpeados, e até nos sentiremos subjugados por pessoas ou por determinadas circunstâncias. Poderemos devido algumas situações nos sentir inferiorizados, mas se em Cristo Jesus nunca seremos derrotados. A característica suprema do Cristão, não está no não cair, mas sim cada vez que isto acontece se levanta outra vez mais firme e mais forte, pois isto serviu-lhe de aprendizado no que se refere da dependência de Deus Pai. Não é que, não sintamos os golpes que a vida nos dá,pois nos os sentimos. O verdadeiro sentimento Cristão não está no não sentir, mas sim no sentir mais e melhor. E este sentir mais e melhor somente o Espirito Santo pode nos proporcionar.

Sendo assim entendemos que ser Cristão não é estar livre das batalhas e nem das tribulações que na vida se apresenta. Ser Cristão não é relegar ou escapar dos sentimentos seja la qual for. Mas sim que tudo que passarmos por esta vida sejam experiencia boas ou más, e todos os sentimentos que estas experiências nos causar. Sejam vividos de maneira a nos propiciar uma sabedoria, que possamos usar no servir a Cristo e em Cristo. Agindo assim tornaremos este mundo um mundo que sempre foi o ideal de Deus Pai, e então o reino de Deus se fará aqui na terra.

Molivars
Enviado por Molivars em 12/06/2014
Código do texto: T4842454
Classificação de conteúdo: seguro