HÁ   ESPERANÇA   ??
 
Há muitos fatos na vida que parecem fazer até com que nós percamos a esperança, pois tem coisas que parecem impossíveis de se ajeitarem. Há situações que parecem não terem saída e é a hora em que muitos acabam praticando o que não deveriam nunca fazer. Vamos ver na Bíblia uma situação praticamente sem solução e sem esperança e nos lembrarmos mais uma vez de que quando Deus põe Sua mão não tem o que não se ajeite , até a força do mar se acalma !
 
A)O fato : Em Ezequiel 37, nos versos de 1 a 3 nós vemos que o profeta foi levado a um vale de ossos secos e que eram muitos em número e a Bíblia diz que eles estavam sequíssimos. Então o Senhor pergunta ao seu profeta: “ Poderão viver estes ossos ? “ ou em outras palavras “ Há alguma esperança neste vale ? E o profeta responde: “ Tu o sabes “, em outras palavras ele estava dizendo que para ele nenhuma esperança mais havia. Trabalho numa Penitenciária e perguntei aos presos: “ Há esperança numa cadeia cheia de homens ? Eles foram unânimes em dizer que não.“ Não, não há porque a cadeia é uma faculdade do crime. O elemento entra ali  aluno e sai formado, isto é, sai pior do que entrou. Mas atrás de tudo  isto há um grande segredo e se não houvesse eu não estaria lá pregando e colhendo vidas para Jesus !
 
B)A resposta : No verso de número 4 o Senhor diz ao profeta : “ Profetiza a estes ossos e diz : “ Ossos secos ouvi a Palavra do Senhor “. Ouvir a palavra do Senhor é o segredo e há uma enorme diferença entre ouvir e escutar. Escutar todos que não são surdos escutam, mas ouvir nem sempre ouvem. Por que a Palavra ? Em Hebreus 4:12diz que a Palavra de Deus é viva e eficaz e mais penetrante de que espada de dois gumes. E como eu disse, ouvir é diferente de escutar. As Igrejas estão cheias de pessoas que escutam a Palavra, mas poucos ouvem senão não haveria explicação para o caos espiritual em que vivemos. Se a Palavra é viva, isto é, tem vida própria e é eficaz, isto é, tem poder, quando o homem deixa ela entrar em sua vida não há como não haver uma mudança. Conheço pelo menos dois grandes pregadores que não há quem os ouve e não choram pelas experiências vividas, contadas e colocadas nas mão de Jesus. O segredo é que dentro de uma penitenciária eles um dia ouviram a palavra do Senhor. Jesus diz que está à porta e bate e a primeira atitude que exige para entrar em sua morada é : “Se você ouvir “ (AP,3:20), pois se não ouvir jamais abrirá a porta !
 
C)O resultado : Nos versos de 7 a 10 o profeta diz que ele falou aos ossos, isto é, profetizou e houve um grande reboliço no vale pois cada osso procurava o seu osso para que o esqueleto fosse montado. Diz ele também que ai vieram nervos, carne e pele mas que ainda não tinham vida, pois eram apenas cadáveres no vale. Então o Senhor manda ele pedir que o Espírito venha sobre eles para que tenham vida e ele diz que pediu ao Espírito que entrasse neles e ai viveram, se colocaram em pé, um exército grande em extremo. Onde não havia nenhuma esperança surge um grande exército poderoso, mostrando que para Deus nada é impossível bastando para isso que o homem apenas ouça a Sua Palavra. Então disse aos presos que onde não há esperança para a sociedade Deus pode colocar Sua mão e fazer sair dali grandes homens de Deus que contaminem o mundo com suas vidas, sendo sal da terra e luz do mundo como Jesus falou em Mateus 5:13 e 14. Um tradutor fazendo tradução da Bíblia um dia disse: “ Ou eu paro a tradução ou eu mudo a minha vida, pois esta palavra é viva e fala comigo !  O resultado portanto depende do homem dar ouvidos à Palavra de Deus !
 
Igrejas cheias de nada adiantam, pois ali estão vidas apenas interessadas que querem bênçãos, mas compromisso não. Essas Igrejas jamais vão contaminar o mundo ao seu redor, a não ser que deixem de ser apenas escutadores para se tornarem ouvintes e aí sim a palavra que é viva e eficaz fará as mudanças necessárias para que o ouvinte seja abençoado e seja benção na vida de outros também. Não se esqueçam: “ Ossos secos, ouvi a Palavra do Senhor. Quando a ouço ela penetra e muda minha vida me fazendo um vaso de bênçãos nas mãos do Senhor. Amigo, ouça a Palavra do Senhor !
Fraraujo
Enviado por Fraraujo em 16/06/2014
Código do texto: T4846858
Classificação de conteúdo: seguro