AS 10 TIPOS DE PESSOAS QUE NÃO CONSEGUIMOS AJUDAR

Eu tenho estado envolvido no mistério pastoral há 30 anos e eu tenho o desejo de ajudar a cada um. Mas, eu aprendi da maneira mais difícil que eu não posso ajudar a cada pessoa que frequenta nossa igreja e que vem a mim para ouvir algo.

As seguintes 10 tipo de pessoas que eu identifiquei que estão tão emaranhadas em certos tipos de padrões de comportamento que eu não posso ajudá-las a avançar ao próximo nível, a não ser que elas fizerem uma mudança em sua postura ou comportamento.

1. AQUELAS QUE NÃO CHAMAM PARA SI NENHUMA RESPONSABILIDADE.

O primeiro passo para uma melhoria é remover todo tipo de desculpa para mediocridade e fracasso. Aqueles que continuamente culpam outras pessoas por suas falhas jamais irão para o próximo nível Líderes podem reclamar de seus cônjuges, da renda de sua congregação, da falta de staff, etc, mas eu aprendi que dentro de cada desafio existe a semente da oportunidade para o sucesso, que exige a criatividade na resolução de problemas.

2. AQUELAS QUE NÃO TEM UM CORAÇÃO QUE BUSCA A DEUS.

A Bíblia nos ensina que “ O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Provérbios 9:10). Aqueles que não respeitam Deus o suficiente para buscá-lo e estudar Sua palavra para tomar decisões sábias na vida estão violando as Escrituras ( Josué 1:8-9) e não podem ser ajudados por mim ou por nenhum outro líder ou ministro. Aqueles que não obedecem o que Deus exige para o sucesso, decidiram tentar ser bem sucedidos sem as bênçãos de Deus!

3. AQUELAS QUE CRIAM DISTÂNCIAS PARA NÃO TEREM QUE PRESTAR CONTAS A NINGUÉM.

Há certos tipos de pessoas que eu conheci em nossa igreja que somente deixam as pessoas chegarem perto até certo ponto para então cortar o relacionamento. Muitos vão de uma igreja para outra por que elas temem ficarem perto demais de um líder que vai incentivá-los a manter a prestação de contas “em dia”. Frequente, alguns tentam frequentar uma igreja grande onde eles poderão ouvir a a palavras no contexto de um grupo grande para que ninguém saiba que elas realmente são. Seja por medo ou rebelião, aqueles que vivem dessa forma, colocaram um teto muito baixo em suas vidas e não vão crescer além do estágio da infância no que diz respeito ao seu potencial na vida.

4. AQUELAS QUE INSISTEM EM TER UMA VISÃO NEGATIVA DA VIDA. Existem algumas pessoas que se recusam a exercer a fé em Deus ou pensar positivamente, como a Palavra de Deus nos orienta em Filipenses 4:8. Isso acontece por que alguns estão propensos a esperar o pior da vida pois assim não serão desapontados por nada nem por ninguém!

Essa é uma maneira esquisita que algumas pessoas colocam suas emoções com um escudo contra dor e as decepções; é uma prática muito comum entre as pessoas. Jesus frequentemente disse as pessoas que elas iriam receber de acordo com que elas acreditavam (por exemplo, Mateus 8:13). Provérbios 23:7 nos ensina que o que uma pessoa pensa em seu coração, assim ela será. Eu não posso encorajar uma pessoa que se recusa a pensar os pensamentos de Deus sobre si mesma e sobre a vida.

5. AQUELAS QUE SE RECUSAM ATER UMA VISÃO PARA O SEU PRÓPRIO FUTURO.

Existem muitas pessoas talentosas e ungidas que já me relacionei de alguma forma que vivem suas vidas sem nenhum plano estratégico para seu futuro.Elas estão vivendo um dia após o outro. Aqueles que são bem sucedidos possuem uma visão que os motiva diariamente e que alimenta suas almas muito mais do que o desejo de ganhar dinheiro. Dentro de cada crente existe uma visão do reino, dada por Deus, para seu futuro. Se a pessoa se recusa a entender isso como uma visão guia – e validar essa visão como um barômetro para o sucesso – então, minhas continuas conversas também não vão dar um jeitinho de fazê-la entender.

6. AQUELAS QUE VIVEM EM AUTO-DECEPÇÃO.

Há muitas pessoas que estão vivendo vidas de negação a respeito de suas relações com Deus, suas famílias e todas as coisas a respeito de suas vidas interior e exterior. O triste é que a negação é o primeiro passo para decepção pura e simples, em que uma pessoa inventa um suplente, uma falsa realidade que alimenta continuamente a sua mente e coloca emoção nas coisas que eles querem ouvir sobre si mesmos e suas relações fundamentais. Isso isola-as da palavra do Senhor, dos outros e do Espirito Santo. Quando você confronta pessoas como estas, deixa-as chateadas e te culpam por não compreendê-las ou por estar injustamente acusando-as de alguma coisa. Estas são as pessoas que eu não posso ajudar a não ser que Deus entre em cena e as livre do engano satânico (leia 2 Timóteo 2:23-25).

7. AQUELAS QUE NÃO QUEREM PARAR O PREÇO PELO SUCESSO.

Há muitos na igreja que querem as vantagens de sucesso, mas não querem pagar o preço do sucesso. Quando eu era adolescente, eu tinha uma meta de me tornar mestre no violão. Durante sete anos, eu praticava o violão por três a oito horas por dia, além de tocar em inúmeras bandas. Enquanto meus amigos estavam fora jogando bola ou perdendo tempo usando drogas, eu me trancava em casa estudando jazz, rock, blues, clássica, etc, e passava horas fazendo escalas em meu violão (o que muitas vezes eu fiz, mesmo enquanto assistia televisão). Devido a este sacrifício, ganhei o domínio sobre o meu instrumento em vários tipos de música e estava em alta demanda como músico. Em tudo o que fazemos na vida, somos chamados a sacrificar nosso tempo, investir em nossos talentos e a estar comprometidos com um processo longo e cansativo, com muitos contratempos até chegarmos ao nosso desempenho máximo. Este tipo de sacrifício é necessário em todas as áreas que desejamos sucesso em, incluindo os nossos casamentos, as relações com os nossos filhos, liderando uma empresa ou uma igreja, etc. Consequentemente, eu descobri que eu não sou capaz de capacitar uma pessoa para a plenitude de seu destino, se eles não querem trabalhar duro para o auto-aperfeiçoamento.

8. AQUELAS QUE SUA AGENDA PRIMORDIAL É INDIVIDUALISTA E NÃO DIRECIONADA EM FAVOR DO REINO DE DEUS.

Há algumas pessoas cuja a agendas na vida é fazer avançar sua própria agenda. Eles não querem trabalhar com uma equipe ou participar no contexto de uma igreja local. Eles querem que eu derrame minha vida para eles, mas elas raramente estão dispostas a derramar de volta para a igreja e servir o Reino de Deus. Aprendi que aqueles que só quer usar a igreja ou Deus para avançar em sua própria agenda (mesmo que seja relacionado ao ministério) limitaram muito suas próprias vidas. Todos nós somos chamados a buscar primeiro o Reino de Deus, em que temos de morrer para o nosso sentido individualista de destino, e sacrificar e investir nosso tempo, para o bem do Corpo de Cristo. Este, por sua vez, vai fazer mais para liberar o nosso maior destino – muito mais até do que se apenas nos concentrarmos em nossas próprias agendas!

9. AQUELAS QUE SE RECUSAM A MANTER-SE ALIANÇADOS.

Estive com pessoas muito talentosas, com grande vocação em suas vidas mas que eu tive que me afastar, porque eles não sabiam como manter-se fiel às suas obrigações ou porque quebraram a confiança por continuamente falarem pelas costas dos outros. Deus diz que uma pessoa que não mantém sua palavra (a qualquer custo) e que difama o seu vizinho não pode habitar em suas tendas (Salmo 15:3-4), então quem sou eu para pensar que esse tipo de pessoa pode habitar em meu círculo interno de desenvolvimento pessoal!

10. AQUELAS A QUEM FALTA TRANSPARÊNCIA, HUMILDADE E INTEGRIDADE.

A Bíblia nos ensina a caminhar na luz, como Ele está na luz (1 João 1:7). Ela também nos ensina a confessar os nossos pecados uns aos outros e orar uns pelos outros para que sejamos curados (Tiago 5:16). Aqueles que não admitem seus erros e confessam seus pecados não pode ter o tipo de relacionamento com um mentor adequado para o crescimento pessoal. É importante para mim ter uma relação transparente com aqueles que eu estou orientando já que uma pessoa que esconde seus pecados de mim não está me dando a chance de falar plenamente em sua vida e ajudá-los em suas áreas de fraqueza. Aqueles que querem progredir na sua formação espiritual tem que aprender a praticar a disciplina espiritual da confissão do pecado (Provérbios 28:13).

Dr Joseph Matara
Enviado por Apóstolo Cavalcanti em 18/06/2014
Reeditado em 19/06/2014
Código do texto: T4849933
Classificação de conteúdo: seguro