A RIQUEZA DO CRISTÃO NÃO É O DINHEIRO

"Aos que têm riquezas neste mundo ordene que não sejam orgulhosos e que não ponham a sua esperança nessas riquezas, pois elas não dão segurança nenhuma. Que eles ponham a sua esperança em Deus, que nos dá todas as coisas em grande quantidade, para o nosso prazer! Mande que façam o bem, que sejam ricos em boas ações, que sejam generosos e estejam prontos para repartir com os outros aquilo que eles têm. Desse modo eles juntarão para si mesmos um tesouro que será uma base firme para o futuro. E assim conseguirão receber a vida, a verdadeira vida." 1 Timóteo 6:17-19

Existe algum problema no cristão ser rico?

Esta com toda a certeza é uma das perguntas que mais dividem opiniões no meio do povo de Deus. Mas não, não há nenhum problema em um cristão ser rico, e no decorrer deste artigo vamos entender isto de forma mais clara e desta forma talvez revermos alguns conceitos e nos livrarmos de alguns pré-conceitos que adquirimos ao longo dos anos.

Em Mt.19: 16 ao 23, encontramos o relato de um jovem rico, que no livro de Lucas é chamado de “príncipe” indicando que provavelmente aquele jovem era alguém muito importante e influente naquele tempo, talvez um líder ou integrante do governo. Mas a questão é que aquele jovem vem até a presença de Jesus e lhe faz a pergunta que Ele mais gostava de ouvir: “Bom mestre, o que devo fazer para ter a vida eterna?” O próprio fato de o jovem chamar Jesus de bom mestre, já nos dá uma ideia de que ele já tinha ouvido falar de Jesus e talvez até já o tinha visto ensinar sobre o reino, mas a resposta de Jesus para ele foi curta, direta e objetiva, tanto quanto foi a pergunta, e disse: “Guarde os mandamentos.”

Mas aquele jovem parecia ter bons princípios em sua vida e respondeu que isso ele já fazia pois seus pais já o tinham ensinado e Jesus complementou: “Vende tudo que tens e dá aos pobres e terás um tesouro no céu, depois vem e segue-me.”.

Posso imaginar o semblante deste jovem mudando, pois o Mestre, aquele que conhece as profundezas do coração, sabia que aquele jovem tinha seu coração preso aos bens materiais e por isso, pediu que vendesse seus bens, pois como a palavra nos diz, onde está o nosso tesouro ali está nosso coração. No final desta passagem Jesus diz aos seus discípulos que é muito difícil um rico entrar no céu e este é o ponto em que muitos se equivocam, porque Jesus disse que é difícil, mas não impossível.

Vamos pegar outro exemplo, mas agora de um homem muito rico chamado Jó, homem reto, temente a Deus e que desviava do mal é isso que a Bíblia diz sobre ele, este homem mesmo sendo muito rico, não estava preso a sua riqueza terrena e carnal, mas sim as riquezas espirituais que baseavam sua vida, Jó era um verdadeiro servo de Deus, e isso causou raiva no diabo, que pediu a Deus para testar a Jó, achando que tirando sua riqueza ele iria negar a Deus, bem, o final da história todos conhecem, Jó perdeu tudo que o tinha, bens, filhos, amigos e até a sua saúde, mas não negou sua fé e Deus o restituiu tudo e de forma multiplicada.

Então já temos o primeiro exemplo de um homem rico que servia a Deus com integridade e com toda certeza foi salvo, muitos outros exemplos poderíamos analisar como Abraão, Salomão que foi o homem mais rico que já existiu e se tornou rico por justamente não ter pedido riquezas quando Deus lhe concedeu que fizesse um pedido e ele pediu por sabedoria, também Jacó, Moisés e José, que viveram períodos de riqueza e não mudaram sua forma de agir e sua comunhão com Deus.

O que nos afasta de Deus e por consequência do céu, não sãos as riquezas, mas o valor que damos a elas, diante disso, não há problema algum em ser rico, mas o verdadeiro cristão não considera o dinheiro uma riqueza e sim uma benção, nossas verdadeiras riquezas estão onde o ladrão não rouba e a ferrugem e a traça não destroem, nossa maior riqueza é a presença de Deus em nós e a unção do Espírito Santo.

"Não ajuntem riquezas aqui na Terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no Céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, ai estará o coração de vocês." (Mateus 6:19-21)

O pastor Silas Malafaia tem uma frase que considero muito bem elaborada e encaixa neste tema: “Dinheiro é uma benção, mas sou eu quem domina meu dinheiro e não meu dinheiro que me domina”.

Devemos andar e viver voltados para Deus e atentos ao seu agir e falar, como nos diz a palavra, buscando primeiro as coisas que são do alto e as demais nos serão acrescentadas (Mateus 6:33).

"Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus." Colossenses 3:2,3

SÓ PARA LEMBRAR BEM, QUAL É O VERDADEIRO PROPÓSITO DE UM CRISTÃO SER RICO, VAMOS LER NOVAMENTE O TEXTO LÁ DO INÍCIO:

"Aos que têm riquezas neste mundo ordene que não sejam orgulhosos e que não ponham a sua esperança nessas riquezas, pois elas não dão segurança nenhuma. Que eles ponham a sua esperança em Deus, que nos dá todas as coisas em grande quantidade, para o nosso prazer! Mande que façam o bem, que sejam ricos em boas ações, que sejam generosos e estejam prontos para repartir com os outros aquilo que eles têm. Desse modo eles juntarão para si mesmos um tesouro que será uma base firme para o futuro. E assim conseguirão receber a vida, a verdadeira vida (a vida eterna)." 1 Timóteo 6:17-19

UM PODEROSO ABRAÇO.

http://apostoloclaubertec.wix.com/ministeriosalvavidas

https://www.facebook.com/Apostolo.Clauberte.Cavalcanti

https://www.facebook.com/MinisterioApostolicodoEvangelhoSalvaVidas

Apóstolo Cavalcanti e Escrituras Sagradas e Tiago Emanuel Monteiro
Enviado por Apóstolo Cavalcanti em 23/06/2014
Reeditado em 23/06/2014
Código do texto: T4855432
Classificação de conteúdo: seguro