Eu Sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida. (A vida).

(Final).

Hoje findaremos esta série de estudo sobre o que Jesus disse no capitulo quatorze no versículo seis do Evangelho segundo São João: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (Joã 14:6).

Jesus disse: "Eu sou a vida". O autor dos Provérbios disse:Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida; (Prv 6:23). Tu me farás ver os caminhos da vida”, disse o salmista (Slm.16:11). É fato que o ser humano sempre busca a vida. Mas também é fato que muitos de nós buscamos a vida em lugar errado. E por buscar a vida em lugar errado acabam por destruí-la ou escravizá-la. Pois quando vivemos pensando que o real sentido esta em satisfazer os nossos vícios e desejos caminhamos pela vida lutando pela sobrevivência e não vivendo. Porque sobreviver é muito diferente de viver por exemplo: aquele que busca saciar o seu desejo nas drogas, sobrevive um dia para se drogar no outro; aquele que busca saciar o seu desejo na promiscuidade, sobrevive um dia para no outro se entregar sem se quer conhecer o amor; aquele que busca saciar o seu desejo de vingança , sobrevive um dia para matar no outro; o avaro sobrevive no centavo de hoje, para morrer por ele amanhã. E assim segue a vida de quem sobrevive para saciar a apetite insaciável do ego, escravo de si mesmo que caminha em direção da morte. Em uma outra passagem Jesus disse: “Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preserva-la-á para a vida eterna.” (Joã 12:25). E aqui acontece um interessante jogo de palavras que somente aparece no idioma grego, porque as duas primeiras menções sobre vida no idioma grego é:”ψυη psuche”, que tem entre seus significados o seguinte: o lugar dos sentimentos, desejos, afeições, aversões (nosso coração, alma etc.). E, a terceira menção é: “ζωη zoe “, que tem entre seus significados o de: o estado de alguém que está cheio de vitalidade ou é animado da absoluta plenitude da vida, tanto em essência como eticamente, que pertence a Deus e, por meio dele, ao “logos” hipostático e a Cristo, em quem o “logos” assumiu a natureza humana. Ou seja quem vive a vida buscando somente saciar os seus desejos ou levado pelas emoções negativas, esta perdendo a vida. Mas aquele que busca firmemente servir a Cristo em verdade e amo esta ganhando a vida e vida eterna com Deus.

Em outra passagem Jesus diz: eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. (Joã 10:10b). Ou seja Jesus veio para que tenhamos vida, mas um vida real e genuína, vida ativa e vigorosa, abençoada, uma vida que contribui para o bem estar de outro aqui na terra, porque nisto consiste servir a Deus. E quando servimos em amor e por amor a Deus e ao próximo estamos em Cristo que é a vida. E então viveremos já aqui na terra parte da boa nova, para que em um tempo certo possamos vivê-la plenamente depois da ressurreição a ser consumada em um corpo mais perfeito no reino de Deus Pai. Jesus nos mostrou com atos vívido e vividos qual é a real vida, uma vida que valha a pena ser vivida e onde ela esta realmente. Pois onde há amor há vida real e Jesus é a personificação do amor ao próximo e foi isto que ele nos ensinou aqui: Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.

(Joã 15:13). O termo vida citado aqui neste versículo é : “ψυχη psuche” , como já estudamos este termo esta relacionado ao nosso corpo de emoções e desejos. Então Jesus não pede para darmos a vida, carne e sangue pois isso Ele já o fez, Ele pede que abdiquemos de nosso ego e sigamos pela vida no servir em amor e verdade.

E tudo que estudamos se resume nesta frase: “Ninguém vem ao Pai”, disse Jesus, “senão por mim”. Jesus é o único caminho que conduz a Deus. Só nele vemos expressão plena do amor, e assim vemos como é Deus, somente por Ele temos acesso a Deus. Ele é o único que pode mostrar Deus em sua forma completa a humanidade e, o único que pode conduzir os seres humanos à presença de Deus sem temor nem vergonha. Que o amor de Cristo Jesus que é a vida que gera a vida seja sempre com todos nós.

Molivars
Enviado por Molivars em 25/06/2014
Reeditado em 26/06/2014
Código do texto: T4858021
Classificação de conteúdo: seguro