JESUS O MAIOR EXEMPLO DE ALTRUÍSMO

"PORTANTO, AQUELE QUE SE HUMILHAR COMO ESTA CRIANÇA, ESSE É O MAIOR NO REINO DOS CÉUS". (Mateus, 18:4).

-------------------------------------------------------------------

JESUS O MAIOR EXEMPLO DE ALTRUÍSMO

Os homens, considerando as exigências de sucesso neste mundo, acham razão suficiente para rejeitar a teoria que a humildade é que leva à verdadeira grandeza. A ética deste mundo simplesmente jamais ilustraria que é a humildade que conduz à grandeza. Porém, JESUS falava sobre os requisitos de um outro mundo, onde o seu rei não se deixa impressionar pelo orgulho humano ou por aquilo que, neste mundo, é reputado grandeza. JESUS mostrou que, no reino dos céus, é impossível ao homem desenvolver o seu orgulho nas suas relações como DEUS, e que a aceitação das exigências do reino equivale à aceitação dos princípios éticos desse reino. Esses princípios éticos incluem a humanidade. A humildade é o oposto da soberbia. A soberba cria o egoísmo; a humildade desenvolve o altruísmo. JESUS foi o maior exemplo de altruísmo. E DEUS, o maior altruísta, é a fonte da vida humana, é aquele que sustenta essa vida e que tem planejado o grande destino da humanidade, que se cumprirá na transformação dos cristãos à imagem de CRISTO, formando uma nova criação que consistirá do desenvolvimento da personalidade e do ser humano. Ora, somente a conversão pode fazer os homens se tornarem altruísta, porquanto o homem comumente é egoísta. Todavia, na própria terra há um - grande exemplo - de humildade, que é o principal elemento do altruísmo; a criança. Pelo menos, a criança ainda não corrompida pelos padrões comuns do mundo. A humildade desenvolve a sinceridade, a singeleza de propósito, a aceitação simples da autoridade de outros, tudo acompanhado de uma confiança sem hipocrisia. Todas essas qualidades resultam da conversão, e a humildade é o ponto central dessa conversão. No mundo vindouro, no reino onde DEUS exerce a sua autoridade, os cidadãos possuem justamente essas características. Os grandes ali são aqueles que possuem essas virtudes no mais elevado grau. Lembremo-nos que o próprio JESUS, em sua missão neste terra..."... "NÃO JULGOU COMO USURPAÇÃO O SER IGUAL A DEUS; ANTES A SI MESMO SE ESVAZIOU, ASSUMINDO A FORMA DE SERVO, TORNANDO-SE EM SEMELHANÇA DE HOMENS; E, RECONHECIDO EM FIGURA HUMANA, A SI MESMO SE HUMILHOU, TORNANDO-SE OBEDIENTE ATÉ À MORTE, E MORTE DE CRUZ. PELO QUE TAMBÉM DEUS O EXALTOU SOBREMANEIRA E LHE DEU O NOME QUE ESTÁ ACIMA DE TODO NOME." (Fil. 2:6-9).

O versículo 5 desse mesmo capítulo da epístola aos Filipenses diz: "TENDE EM VÓS O MESMO SENTIMENTO QUE HOUVE TAMBÉM EM CRISTO JESUS".

CRISTO mostrou claramente, em sua própria vida, o caminho da humildade, e as suas obras grandiosas teriam sido impossíveis sem esse alicerce. Um JESUS, orgulhoso feriria as nossas sensibilidades. Parece razoável dizer, por conseguinte, que a humildade é um elemento necessário para o desenvolvimento do amor, e Paulo mostrou que, sem amor, as obras de qualquer envergadura e tipo, e até mesmo a posse e uso de dons miraculosos ou da fé que remove montanhas, não tem valor algum.

Precisamos aprender a amar como JESUS amou, e dificilmente poderemos conseguir isso sem a humildade que JESUS mostrou. O orgulho , que é o contrário da humildade, é o próprio coração do egoísmo.

"AINDA QUE EU FALE AS LÍNGUAS DOS HOMENS E DOS ANJOS, SE NÃO TIVER AMOR, SEREI COMO O BRONZE QUE SOA OU COMO O CÍMBOLO QUE RETINE."

( 1 Co. 13).

FONTES:

Bíblia Sagrada

Livros:

N.T.Mensagens e Comentários

N.T.Introdução e Comentários e,

N.T.Interpretado.

Wilson de Oliveira Carvalho

"A coragem não é a ausência do medo e sim a presença da fé"

The Grea test Psychologist Who Lived: Jesus and the isdom of the soul

Mark W. Baker

Wil
Enviado por Wil em 14/05/2007
Código do texto: T486335