O DEUS QUE HONRA OS SEUS !
 
Sou atraído pelo livro de Daniel, pois nele encontro várias situações em que Deus honra ao homem, desde que seja comprometido com Ele. As Igrejas hoje estão cheias, mas infelizmente por gente interessada apenas em Suas bênçãos, mas que no tocante a compromisso nada querem. O Evangelho hoje é o evangelho das bênçãos e não mais o do compromisso e é por isso que as Igrejas estão cheias. Em Daniel capítulo 6, vejo um momento que somente um homem verdadeiramente comprometido tem coragem de encarar, pois não olha para as bênçãos, mas para o prazer de ver o Nome de seu Deus honrado !
 
A)A posição de Daniel no reino : Desde o capítulo 1, quando Daniel e seus companheiros recusam comer do manjar do rei e beber de seu vinho que Deus coloca ele em posição de honra, apesar de estar num reino estranho. Aqui Dario o constitui um dos três preferidos dele e deseja ir mais além: Constituí-lo como o cabeça geral de todos os seus auxiliares no governo. Vemos isto nos versos de 1 a 3 de seu livro, onde diz: Então o mesmo Daniel se distinguiu desses príncipes e presidentes, porque nele havia um espírito excelente, e o rei pensava em constituí-lo sobre todo o reino !
 
B)O ciúme e a perseguição: Sendo Daniel um estrangeiro os presidentes  e príncipes procuravam uma brecha para acusar Daniel, mas a Bíblia diz que não achavam, pois ele era fiel e nele não se achava vício nem culpa alguma. Como o Evangelho precisa hoje de ho0mens assim ! Então dizem que seria impossível apanhá-lo em falta a não ser que procurassem na lei de seu Deus. Fizeram um conselho e estabeleceram uma lei segundo a qual por período de 30 dias ninguém podia fazer oração a ninguém, senão ao rei, que por 30 dias seria um deus e caso alguém descumprisse seria lançado na cova dos leões. Assim estava pronta a cilada contra o servo Daniel !
 
C)A atitude um um homem comprometido: Diz o verso 10 que Daniel apesar de saber que o edito estava assinado e que corria risco não mudou sua atitude de compromisso e três vezes ao dia entrava em seu quarto e orava com as janelas abertas. Quando o homem é comprometido ele não tem medo das ameaças e conseqüências de sua atitude, pois sabe que seu Deus não dorme. Era só isso que eles queriam, pois apanharam Daniel orando e assim estava definido o que queriam, que era dar fim a Daniel !
 
D)A acusação : Apresentaram-se aqueles homens diante de Dario e fizeram-no saber que Daniel não havia obedecido suas ordens e portanto deveria ser jogado na cova dos leões. Isto nós vemos nos versos de 12 a 13. Contudo sendo Daniel um homem querido pelo rei por ser perfeito em suas atitudes, o rei tenta livrá-lo da cova, mas os acusadores lembram ao rei de que uma lei assinada no seu reino não podia ser revogada e sim teria de ser cumprida, então o rei manda jogar Daniel na cova, satisfazendo os acusadores e manda selar a porta com seu anel e de seus auxiliares, mas faz uma profecia, pois sabia da fidelidade de Daniel ao seu Deus quando diz: “ O seu Deus te livrará “ ( verso 16 ).
 
E)A ação de Deus em honrá-lo : O rei perde o sono, jejua a noite e não quer ouvir música pois não concorda com o que fez ( verso 18 ). Pela manhã vai até a cova dos leões e chama por ele, ao que ele responde : “Rei, o meu Deus enviou seu anjo e tapou a boca dos leões, pois em mim não foi achada culpa alguma contra Ele e nem contra ti oh rei eu falhei “ ( verso 21 e 2 ). O rei se alegra, manda tirar Daniel da cova e manda lançar seus acusadores com seus familiares, os quais não tiveram nem o direito de chegarem ao chão e foram estraçalhados pelos leões . Daniel não pediu nada ao seu Deus, apenas mostrou em suas atitudes que era comprometido e Deus o honrou diante do rei e seu reino a ponto de Dario fazer um decreto honrando o Deus ele ( verso 25 a 27 ).
 
O evangelho hoje está precisando de homens como Daniel para que o mundo saiba que há um Deus no céu e que é soberano e que não mede sacrifícios em abençoar ninguém , mas precisa que o homem seja comprometido e não um pedinte de favores a Ele. Vamos acordar ?! Deus precisa de comprometidos e não de interessados ! Comprometidos vão para o Seu reino, interessados não, pois após seus interesses serem feitos O abandonam !
Fraraujo
Enviado por Fraraujo em 30/06/2014
Código do texto: T4864536
Classificação de conteúdo: seguro