PERSEGUIÇÃO DOS CRISTÃOS E O TESTEMUNHO DE JESUS COMO FONTE DE FÉ, FORTALEZA, PERDÃO E PAZ.

“Foi do agrado do Pai dar-vos o Reino, ó meu pequeno rebanho.”

Lucas 12, 32

"A boa notícia é que a perseguição tende a estar relacionada com o crescimento e o testemunho, e normalmente refina e fortalece a fé dos cristãos, não o oposto. Por isso, em geral, o aumento das pressões contra o cristianismo mostra que a Igreja está crescendo."

http://origemdaigreja.blogspot.com.br/search/label/Persegui%C3%A7%C3%B5es%20aos%20Crist%C3%A3os

____________

Um terço da humanidade é cristão, com os esforços da evangelização da Igreja e de várias igrejas cristãs no mundo todo.

Por quê? Há muitas possibilidades, até que o Deus vivo acolha a seus filhos e filhas. Não que Deus seja injusto, Ele é sempre amoroso, misericordioso e capaz de compadecer!

Sabemos que hoje temos relativa liberdade de viver a fé cristã. Mas, há muitos lugares do mundo que a Fé Cristã é proibida de diferentes modos e terríveis perseguições. Não menores que as que enfrentaram os primeiros mártires do cristianismo.

Na sociedade capitalista, elegeram ideologias e mitologias como o capital, o poder, o prazer, a riqueza... Muito dinheiro para alguns militares, políticos, jogadores, enquanto muitos passam fome, tem salário minguado, estão sem emprego, sem casa, com fome, mendigando... Somos tentados a ficar tímidos e com receios de testemunhar Jesus, o Filho de Deus. Muitos estão sendo encurralados por grupos radicais de várias religiões a deixar a fé católica e cristã. Pode-se falar da Igreja que chora, que sofre, que é perseguida, silenciada, caluniada... Em muitos lugares e nações, são violentados de todo tipo, torturados, humilhados, obrigados a deixar de ser cristão para ter: emprego, casas, terras, orar em outro credo, em outro templo... Sacerdotes e pastores são mortos, igrejas queimadas e destruídas, o povo dispersado...

Precisamos ajudar os que estão distantes; precisamos valorizar a liberdade de professar a fé publicamente. Agora a imagem de Cristo é retirada das escolas e repartições públicas. Em muitos lugares, não se pode falar o nome de Jesus; outros nem se pode praticar o culto e as celebrações em rua e em praça...

A sociedade se tornou pós-cristã em uma sociedade global, hedonista, consumista, do espetáculo, do descartável. Muitos têm a coragem de negar a fé em Jesus abertamente.

Ser cristão é seguir Jesus, renunciar a si e pegar cada dia sua cruz. É viver conforme Jesus e seus ensinamentos como o amor ao próximo, adorar só a um Deus. Todos que são mártires pela fé em Cristo são santos. Santo, no sentido grego e hebraico, vem da palavra (ἅγιος = hagios), significa apartado, separado, diferente para o serviço de Deus!

Para São Paulo, ser santo é se diferente, nadar contra a corrente e tendências, da idolatria do dinheiro e do poder. Ser santo, ser santa, é viver uma vida diferenciada do atual sistema social de acumulação de capital e das culturas da egolatria, do luxo e da discriminação ao outro. E os santos são seres humanos, frágeis.

Só Deus é verdadeiramente todo santo, fonte da santidade! Mas, Jesus nos convida a ser santo como o Pai do Céu. Ser santo é gente que viveu o exemplo e deu testemunho corajoso de Jesus em seu tempo. Muitos cristãos, infelizmente, têm vergonha de dar testemunho de Jesus e atuar em suas igrejas. O cristão perdoa, ora, vive e acredita que para Deus nada é impossível.

É edificante constatar que muitos outros cristãos vivem o Evangelho: evangelizando com a vida e com a palavra; respeitam seus pastores; têm tempo para o Dia do Senhor. Somos a Igreja viva de Jesus, o Corpo Místico de Deus; não é uma Igreja de perfeitos, puros e anjos, embora creiamos em anjos e santos...

Jesus é o único mediador do Pai, o salvador, o unigênito por excelência, mas escolheu outras mediações que não comprometem a sua única mediação de Filho de Deus. Por isso, alguns cristãos acreditam em Maria, Mãe de Jesus (Mateus 1,16-25, Lucas 1,26-56, Lucas 2,1-7), nos santos como testemunho vivo de Jesus. “Portanto, santificai-vos e sede santos, pois Eu sou o SENHOR vosso Deus. (Levítico 20,7) “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus.” (Efésios 1,1) E escolheu a mim e a você para dar testemunho dele e viver, evangelizar.

Os santos foram pessoas como nós, tão humanos a ponto de dar testemunho de Jesus e viver Jesus. Deus protege seus santos e homens ungidos: “Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas.” (Salmos 105,15).

E o próprio Jesus nos alerta quanto às perseguições: “Tenho-vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus. E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim.Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16, 1-3 e 33) “Não se perturbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai, há muitas moradas; se não fosse assim, eu vos teria dito? Vou preparar-vos um lugar. E vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também comigo.” (João 14, 1-3) “A oração do justo tem grande eficácia.” (Tiago 5,16) “ Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, eu vos farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, eu vos farei.” (João 14,13-14)

Para refletir: Madre Teresa de Calcutá: “O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.” Madre Teresa de Calcutá

_____________

Confira, nos sites abaixo, o contexto do texto acima:

Madre Teresa de Calcutá, (26 de Agosto 1910 — 5 de Setembro 1997) foi uma missionária católica albanesa, nascida numa comunidade ao sul da Iugoslávia, foi naturalizada indiana e beatificada pela Igreja

Católica.

http://pensador.uol.com.br/autor/madre_teresa_de_calcuta/

_____________

Vamos nos unir em oração, pois há milhares de Cristãos perseguidos no mundo. "Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo." (Hebreus 13:3)

https://www.facebook.com/cristaos.perseguidos.vamosorar/info

__________________________________________________

Papa enfatiza testemunho dos mártires e cristãos perseguidos, “Hoje, há mais testemunhos, mais mártires na Igreja que nos primeiros séculos. Rezemos por eles e também por nós...” segunda-feira, 30 de junho de 2014, 7h11.

http://papa.cancaonova.com/papa-enfatiza-testemunho-dos-martires-e-cristaos-perseguidos/

“Descobrir o valor do silêncio: para que os homens e mulheres do nosso tempo, tantas vezes mergulhados num ritmo frenético de vida, redescubram o valor do silêncio e saibam escutar Deus e os irmãos”.

http://www.aleteia.org/pt/religiao/noticias/papa-reza-pelos-cristaos-perseguidos-3627001

______________

O significado de santo em grego e em hebraico:

http://bibliotecabiblica.blogspot.com.br/2013/03/santo-sagrado-original-grego-hebraico.html

A Intercessão dos santos, o que diz a Bíblia? Martin Zavala, Tradução: Rogério SacroSancttus:

http://www.exsurge.com.br/apologeticas/intercessao/textos%20intercessao/aintercessaodossantosoquedizabiblia.htm

Santo segundo São Paulo: https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120628061508AAMNOiY

________________________________________________

http://origemdaigreja.blogspot.com.br/search/label/Persegui%C3%A7%C3%B5es%20aos%20Crist%C3%A3os

Classificação de países por perseguição CONFIRA A NOVA CLASSIFICAÇÃO DE PAÍSES POR PERSEGUIÇÃO 2013!

Com base em experiências de campo, anualmente, a Portas Abertas publica uma lista com os 50 mais intolerantes à fé cristã. Ao comparar a classificação de 2013 com a de 2012, atente-se aos seguintes destaques:

Países novos entraram na lista:

Mali (7ª), Tanzânia (25ª), Quênia (40ª), Uganda (47ª) e o Níger (50ª).

Como já citado, o Mali, na África, que não apareceu em classificações anteriores, já chega ocupando a 7ª colocação.

Isso se deu porque, após um golpe militar de Estado em março de 2012, o país vive hoje um momento de tensões e mudanças políticas, o que reflete diretamente na perseguição à Igreja.

O norte foi dominado por milícias islâmicas e, portanto, todas as igrejas dessa região foram destruídas e milhares de cristãos tiveram que fugir para o sul ou para países vizinhos.

Há onze anos consecutivos, a Coreia do Norte figura em primeiro lugar noranking.

O Iraque está agora no TOP 5 da lista. Pulou da 9ª para a 4ª posição no quadro geral.

Desde 2003, quando a invasão liderada pelos EUA derrubou o regime de Saddam Hussein, os cristãos tem sido alvo constante de grupos radicais islâmicos que atuam no país.

A Síria subiu 25 posições, a Etiópia 23 e a Líbia 9, o que significa que a perseguição nesses países se intensificou.

A Nigéria se manteve no 13º lugar, mas a perseguição que antes era considerada somente no norte do país, agora se expandiu para todo o território.

A China desceu do 21º lugar para o 37º e o Egito do 15º para o 25º. Entenda, porém, que essas alterações nas posições não significam, necessariamente, uma melhora na perseguição religiosa na China e no Egito, especificamente. O que acontece é que, devido à mudança na forma de classificação dos países, em alguns lugares a perseguição religiosa é maior do que nessas nações, o que fez com que muitos países descessem no ranking sem que a hostilidade aos cristãos tenha diminuído de fato.

O esclarecimento acima pode aclarar também porque alguns países deixaram oranking, mas não devem sair da sua lista de orações, já que a perseguição não acabou.

São eles: Cuba, Bangladesh, Chechênia, Turquia e Belarus. É, novamente, a nova maneira de aferir a perseguição que provocou tal movimento na tabela.

Relatos do campo informam que, sim, em determinados países, como a China, há sinais de melhora, mas, mesmo assim, as pressões contra minorias religiosas permanecem.

A boa notícia é que a perseguição tende a estar relacionada com o crescimento e o testemunho, e normalmente refina e fortalece a fé dos cristãos, não o oposto.

Por isso, em geral, o aumento das pressões contra o cristianismo mostra que a Igreja está crescendo.

RANKING 2013 / 2012

Há no site abaixo a classificação da tipologia das perseguições: ilimitada, externa, severa, moderada e concentrada.

Hoje vivemos na sociedade capitalista uma indiferença e ceticismo, idolatrias, concentração de poder e riqueza, marginalização dos pobres e negros e índios. Daí o trabalho forte da pastoral, das evangelizações e das missões. Uma sociedade pós-cristã que não ouve os cristãos e vive à revelia dos valores evangélicos e bíblicos. Não é ruim ter um estado laico acima das religiões, contudo que respeite as mesmas é o melhor.

Faça o download do novo mapa da WWL A4

Fonte:

http://www.portasabertas.org.br/cristaosperseguidos/classificacao/

Poderá também gostar de:

Classificação de países por perseguição

http://origemdaigreja.blogspot.com.br/search/label/Persegui%C3%A7%C3%B5es%20aos%20Crist%C3%A3os

J B Pereira, J B Pereira e outros como http://pensador.uol.com.br/autor/madre_teresa_de_calcuta/ e dentre outros sites.http://origemdaigreja.blogspot.com.br/search/label/Persegui%C3%A7%C3%B5es%20aos%20Crist%C3%A3os
Enviado por J B Pereira em 03/07/2014
Reeditado em 18/07/2014
Código do texto: T4868043
Classificação de conteúdo: seguro