QUANDO SOMOS TENTADOS, SÓ A PALAVRA DE DEUS NOS SALVA.

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO

Resistir à sedução das tentações é possível somente “quando se escuta a Palavra de Jesus”. Assim afirmou o Papa Francisco na homilia da Missa por ele presidida na Casa Santa Marta. No dia 01/06/14

A tentação se manifesta como uma atração inofensiva e termina por transformar-se em uma gaiola, da qual freqüentemente, por mais que se tente evitá-la minimizando a escravidão, ficamos cada vez mais cegos e surdos frente à Palavra de Deus.

Em sua homilia, o Santo Padre reafirmou uma verdade descrita por São Tiago, em uma passagem de sua Epístola, proposta pela liturgia.

A verdade é que Deus nunca tenta o homem, cada um é tentado por suas próprias paixões.

A conseqüência de tudo isso é aquela paixão que diz o Apóstolo: “concebe o pecado e este o privará da luz, porque o pecado, uma vez consumado, gera a morte”.

Conforme ouvimos pela Rádio Vaticano quando o Pontífice pergunta: “A tentação de onde vem? Como age dentro de nós?

O apóstolo nos diz que a tentação não vem de Deus, e sim das nossas paixões, das nossas debilidades interiores, das feridas, deixadas em nós pelo pecado original, é daí que vêm as tentações, das nossas paixões, disse o Papa.

O curioso é que a tentação tem três características que são: crescer, contagiar e justificar-se.

Crescer: Começa com um ar tranqüilo e depois vai crescendo, crescendo... O próprio Jesus dizia isto, quando falou da parábola do trigo e do joio: o trigo crescia, mas também crescia o joio

semeado pelo inimigo. Assim é a tentação: cresce, cresce..., e se não nos preocuparmos em detê-la, ela vai avançando cada vez mais. Não conseguindo nos atingir, diz o Papa, a tentação procura outro para contagiar; plantando e fazendo com que cresça nele a semente do mal,

O pecado nos aprisiona em um ambiente, do qual não conseguimos sair com facilidade. Essa é a experiência vivida pelos Apóstolos, narrada no Evangelho de hoje.

Ante o olhar do Mestre, eles se culpavam entre si, por terem apenas um pão, a bordo daquele barco.

Jesus, observou o Santo Padre, convida-os a estarem “atentos” e não se contagiarem com o fermento dos fariseus e de Herodes.

No entanto, aqueles Apóstolos que não tinham tempo, não tinham luz para a Palavra de Deus, insistiam em não escutar a Voz do Senhor, ficavam fechados no problema, questionando de quem seria a culpa de não ter trazido mais pães.

“É assim que acontece, quando fixamos em algo que contra diz a vontade do Pai, não ouvimos e nem percebemos a Palavra de Deus.

Para fazê-los sair daquele ambiente que os privava de ver novos horizontes, Jesus teve que recordar a multiplicação dos pães.

Assim acontece com cada um de nós, ao sermos tentados, focamos naquilo que não devemos e que nos leva ao pecado. Fiquemos atentos, quando formos tentados, recorramos à Palavra de Deus. Só ela nos salva. Deus está sempre disposto a nos ensinar como sair da tentação.

E Jesus é grande não só porque nos faz sair da tentação, mas porque nos dá confiança”. Esta confiança, afirmou o Santo Padre, é “uma grande força que nos ampara quando somos tentados.

Enquanto o diabo quer nos aprisionar fazendo crescer em nós um ambiente, parecido com aquele vivido no barco dos Apóstolos, o Senhor nos abre novos horizontes mostrando-nos o caminho do bem.

Mesmo sendo suscetíveis ao pecado devido as tentações, procuremos escutar a Palavra de Jesus que não nos deixa ser aprisionados por este tipo de ambiente.

Para concluir, o Papa nos alertou que devemos pedir ao Senhor, pedir sempre, para que Ele faça por nós o que fez pelos discípulos.

Ouçamos a voz do Senhor nos dizer: “Não se perturbem, fiquem tranquilos, eu estarei com vocês em todos os momentos mostrando-lhes novos horizontes para que possam contemplá-los e ver como são belos.

Levantem os olhos, não se fechem, sigam adiante”. São estas as Palavras que irão nos salvar livrando-nos do pecado no momento em que formos tentados.

PAPA FRANCISCO
Enviado por Antônio Oliveira em 11/07/2014
Reeditado em 11/07/2014
Código do texto: T4878685
Classificação de conteúdo: seguro