OLHE  PRIMEIRO  PRA  VOCÊ
 
O ser humano tem um grande defeito que é olhar a vida dos outros e esquecer de olhar a sua e assim vê os erros dos outros e não vê o seu e aí torna-se difícil o conserto que trará as bênçãos. Em João 8 versos de 1 a 11 vemos uma história que tem a ver com isso e com a qual nós aprendemos muito, principalmente que para Deus não há pecado que não tenha perdão mas Ele espera que mudemos de vida, isto é, de atitudes.
 
A)Olhando os erros dos outros : Nos versos de 3 a 5 vemos que eles apanham uma mulher no ato de adultério e a trazem a Jesus. Não há como duvidar de nada pois ela foi apanhada no próprio ato de seu pecado e a lei condenava tais pessoas. Em Levíticos 20 e em Deuteronômio 22, vemos na Lei do Senhor que a pena para tais pecados era a morte em apedrejamento público, portanto aos olhos dos que julgam os outros não havia outra saída a não ser a morte. É muito fácil julgar e condenar os outros, então aqueles homens vêem cheios de autoridade diante do Mestre, mas além de condenarem a mulher tinham uma outra finalidade na atitude deles.
 
B)Testando os outros: Como eu já disse que é fácil julgar e condenar os outros, agora é Jesus o alvo das atitudes humanas, pois mencionam para Jesus o que dizia a Lei e pedem a sua decisão, baseados no que dizia a Lei mencionada acima. Qualquer atitude do Mestre seria condenada , pois se Ele dissesse para matar eles diriam: “O Senhor não é amor e prega o amor, como pois manda matar ?”. Se o Mestre dissesse que deixassem a mulher e não a matassem eles diriam: “O Senhor não é um judeu ? Como então desobedece a Lei ?”. Qualquer decisão de Jesus seria condenada, pois como já disse é fácil condenar os outros !
 
C)Atitude do Mestre : Jesus conhece os corações dos homens e portanto seu julgamento é diferente dos nossos e nos versos de 6 a 8 vemos uma atitude que deveria ser a nossa antes de julgarmos e condenarmos os outros, pois Jesus calado se abaixa e escreve no chão. O que Ele escrevia ? Com certeza era o pecado de cada um dos que trouxeram a mulher, já que tinham visto apenas o dela e não os deles. Tenho dito aos presos com os quais trabalho que diante de Deus não sou melhor que eles, pois todos somos pecadores e carecemos de sua graça e misericórdia. Não vou na cadeia acusar o presos de seus pecados, mas sim apresentar a eles o perdão de Deus, a única oportunidade de mudança de vida !
 
D)A benção do Mestre: Nos versos de 9 a 11 vemos o ápice da história, quando cada um se levanta e sai calado, desistindo do que queriam fazer com a mulher e então Jesus lhe pergunta: “Onde estão os teus acusadores ?”. Diante da resposta da mulher de que ninguém a havia condenado, em outras palavras, ao verem no chão seus pecados haviam desistido, então Jesus lhe diz: “Nem Eu também te condeno, vai-te e não peques mais “. A benção do Mestre está aqui, em uma mudança de vida, pois Jesus estava dizendo que se ela mudasse de vida jamais correria perigo de ser apedrejada, mas se não eles a apanhariam em outra ocasião e sem Ele por perto ele seria morta !
 
A mudança de vida não vem por pactos com Deus, nem por campanhas na Igreja, nem por momentos de oração ou unção com óleo etc, mas sim com um perdão genuíno e mudança de vida. O que levantou aquela mulher foi a palavra de Jesus: “ Eu também não te condeno, portanto vai e não peques mais “. Não importa para Deus o erro que você tenha cometido, mas o que Ele deseja é que você deixe de olhar a vida dos outros e vigie a sua, para não cair mais em falhas, pois o seu passado Ele perdoa para deles não se lembrar nunca mais ( Hb,8:12 ). O mundo seria bem diferente se cada um cuidasse de si e não da vida dos outros ! 
Fraraujo
Enviado por Fraraujo em 23/07/2014
Código do texto: T4893196
Classificação de conteúdo: seguro