Como Atletas Aperfeiçoados na Modalidade do Servir Por Amor.

Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. (1Co 9:25).Nestes versículos o apóstolo Paulo traça um paralelo entre a vida Cristã e a vida de um atleta. Ele estava sempre rodeado pelos feitos dos atletas daquela época. Naquela época como ainda hoje um atleta deve treinar com tenacidade e intensidade se deseja ganhar a coroa ou a medalha; um atleta deve trabalhar o seu ponto fraco até que ele se torne o seu ponto mais forte. Em Corinto aconteciam emocionantes campeonatos na época, e isto envolvia toda a população. Ali celebravam os jogos ístmicos estes ocupavam o segundo lugar atrás dos Olímpicos. Os atletas se sujeitavam a uma dura disciplina e a um extenuante treinamento para ganhar uma coroa de louros que em poucos dias se converteria em uma grinalda murcha. Mas para nós cristão tanto daquela época como os de agora, a disciplina e o exercício do amor no levará a ganhar a coroa da vida e vida eterna com Deus Pai. Mas como um atleta mal preparado jamais chegará a conquista da medalha, assim se dá conosco um Cristão mal preparado sempre será uma presa fácil nas mãos do inimigo.

Cada cristão é um atleta em treinamento num constante aperfeiçoamento. E somos treinados no que e para que? Somos treinados no amor para que nos tornemos um exército que tem como sua maior arma o amor que edifica, amor que é vida e vida que gera vida. Se faz urgente que entendamos o real valor da meta a qual seguimos. Em seu chamado de salvação para humanidade Jesus a raramente mostrava o castigo ou inferno como persuasão, mas Ele sempre constrangeu e nos constrange pelo vívido e vivido ato de amor. Seu convite sempre teve como base o seguinte: Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. (João 13:34). Jesus enquanto humano foi a representação vívida do amor de Deus na terra. Pode ser que até alguém ou algum ser sobreviva sem amor, mas jamais estes conheceram a vida em sua plenitude, pois somente o amor gera vida e vida em abundância: eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.(Joã10:10b). E, é deste treinamento constante de amar o inamável, que consiste a vida cristã, desta maneira lograremos o direito de sustentar a coroa incorruptível da vida eterna.

E neste preparo no aperfeiçoamento temos como maior adversário, a nós mesmos. Porque senão nos conhecermos e não dominarmos a nós mesmos, em vez de levarmos vida, certamente seremos mensageiros da morte. Devemos disciplinar as nossas mentes; devemos disciplinar o nosso sentir; devemos resistir as tentações que advém do sentimento de vingança; devemos expulsar do nosso interior os rancores, nisto consiste o nosso treinamento para sermos atletas do amor no amor. Assim poderemos enfrentar as contendas da vida com a serena resistência que somente Jesus Cristo pode nos proporcionar. E o constante praticar nos torna capaz de ensinar sobre a vida que vai além da vida. Pois não podemos ensinar sobre a salvação a outros, sem que entendamos de que e para que estamos sendo salvos. Quando estudamos o Evangelho de Jesus Cristo vemos que Ele não veio salvar somente o corpo físico da pobreza material, pois o povo era rico; Ele não veio trazer somente a cura física; Ele veio para nos ensinar a trabalhar com o nosso interior, para nos ensinar que a verdadeira mudança deve acontecer primeiro em nosso interior, e, uma vez o interior mudado, o exterior será um reflexo de um interior vivo capaz de gerar vida. E isto vemos quando Ele diz: Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.(Mat15:19).

Na verdade não podemos servir a outros a não ser que sejamos donos de nós mesmos; não podemos ensinar o que não sabemos; não podemos levar a outros a Cristo até que nós mesmos não o encontremos e sejamos encontrados por Ele. E por este motivo que Paulo diz: entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo. (2Co 6:10). E somente em Jesus Cristo e com o concurso consolador do Espirito Santo, poderemos transformar as vicissitudes e as tribulações da vida em valiosas oportunidades para disciplinar os nossos corpos e as nossas almas. E assim sendo seguiremos aperfeiçoando a nos mesmos no guiar do Espirito Santo ate que em um tempo certo receberemos a coroa incorruptível do amor na vida eterna.

Molivars
Enviado por Molivars em 23/07/2014
Código do texto: T4893509
Classificação de conteúdo: seguro