Os Cinco Princípios de Uma Evangelização Eficaz.

Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. (1Co 9:22b). Aqui neste versículo e nos que se seguem o apóstolo Paulo nos ensina de maneira clara e vivida como deve ser, o agir de um evangelizador seja como pastor, bispo, apóstolo, evangelista, diácono ou com um Cristão que leva a boa nova a outrem. Lembremos que Paulo, foi o grande missionário, que ganhou mais homens para Cristo que qualquer outro. E aqui nestes versículos ele nos ensina o quão essencial é converter-nos em tudo para todos. Aqui se apresenta o verdadeiro desafio para todo aquele que leva a boa nova a outrem, que é o de simplesmente aprender a arte de nos dar bem com as pessoas; mas problema reside em que muitas vezes nem sequer tentamos fazê-lo.

No versículo dezenove ele diz: Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. (1Co 9:19). Aqui Paulo apresenta o real motivo do servir, ele sendo livre em todos os sentidos tanto em Deus como em sua cidadania, escolheu servir deixando de fazer valer os seus direitos de cidadão. Ele não só era de uma cidade livre e também era cidadão romano por direito de nascimento,(Ats 22:28). A liberdade por direito se fazia presente na vida dele, mas por amor ele obedeceu o chamado de Jesus para ser apóstolo dos gentios. E independendo de quaisquer coisas ou pessoas ele segue cumprindo a sua missão de levar a boa nova a todos e em todos os lugares. E isso nos faz pensar que na maioria das vezes buscamos mais os nossos direitos do o nosso único dever, que é o de amar o próximo como Jesus nos amou. E a maneira mais eficaz de demonstramos este amor é levando a boa nova da salvação sem detença a todos e em todos os lugares.

Nos versículos vinte ao vinte três ele diz: Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu debaixo da lei. Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei. Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns.(1Co 9:20-23). Aqui Paulo nos deixa cinco princípios básicos para uma evangelização eficaz:

1 – Pontos comuns; devemos sempre buscar algo em comum com a pessoa para qual vamos entregar a palavra. Isso não quer dizer que devemos adotar uma personalidade hipócrita de duas caras, sendo uma coisa para uns e outra coisa para outros. Mas sim, trata-se de buscar em Cristo a capacidade dar-se bem com qualquer pessoa. E com isso poder apresentar o evangelho de Jesus Cristo a qualquer pessoa seja ela ateu, o pertencente a este ou a aquele grupo religioso; seja pertencente a classe social A, B, ou C; seja um morador de rua ou um executivo, ou seja, buscar a capacitação intelectual e espiritual com o intuito de entregar a boa nova de forma audível e inteligível a todos os ouvidos.

2 – Evitar uma atitude altiva; devemos sempre ter em mente que por mais que saibamos sempre a algo de novo para se aprender ou a ensinar. Haverá momentos que deveremos deixar de lado o nosso intelecto para que o coração possa falar. E no que diz respeito ao entregar do evangelho devemos unir o conhecimento intelectual ao guiar da voz sabia do Espirito Santo.

3 – Amabilidade; buscar sempre fazer com que outros se sintam aceitos, e façam parte do estamos ensinando; ou seja, deixar de lado a atitude de sabichão, buscando sempre entregar a palavra de acordo com o entendimento daquele que está nos ouvindo.

4 – Sensibilidade; devemos sempre estar atentos necessidades e preocupações, daqueles que nos propomos a ensinar o evangelho. Pois o evangelho de Jesus Cristo salva o ser humano por inteiro; corpo, alma e espírito. Não lícito entregar somente uma mensagem espiritual quando enquanto o corpo físico sofre a dor da fome ou de uma doença; também não lícito falar do evangelho e não ser capaz de fornecer o carinho humano que outrem precisa. E, é por isso que o Evangelho é o Evangelho do amor, pois somente o amor supre todas as necessidades de um ser humanos, porque Deus é amor.

5 – Manter-se em alerta constante; buscando de forma ativa as oportunidades para falar do Evangelho de Jesus de Cristo.

Estes princípios são tão valiosos para nós, assim como o foram para o Paulo. E eles só poderão se observados se buscarmos insistente e incessantemente o nascimento do fruto do Espirito e nosso interior, (Gál 5:22,23). E com o surgir do fruto nascerá a grande e necessária capacidade de nos darmos bem com todos que nos cercam. Que o imensurável amor de Deus nos capacite a amar mais do que ser amado.

Molivars
Enviado por Molivars em 24/07/2014
Código do texto: T4894897
Classificação de conteúdo: seguro