A Real Recompensa de Uma Vida Cristã.

Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. (Mat 6:3,4) Quando Jesus diz “não saiba sua mão esquerda o que faz sua direita”, isto significa que os nossos motivos para servir e doar devem ser puros. É fácil nos deixarmos levar por motivos escusos, fazer algo em favor de alguém ou servir uma causa visando mesmo que maneira sutil, algum beneficio que possa nos advir de uma ou de outra forma. Mas todo Cristão deve evitar se deixar levar por tais motivos. O nosso doar e servir deve ser movido simplesmente pela satisfação responder ao amor de Deus. E devemos levar sempre conosco em nosso diário servir esta pergunta: Qual é a minha real motivação no doar e no servir?

E devemos fazer isto para que não venhamos e reincidir no mesmo erro que o povo na época de Jesus estavam afundados, erro esse que se chama “legalismo”. Se alguém se esforçar por obter o reconhecimento que crê merecer por suas ações, se avalia todo o tempo a magnitude de seus trabalhos e segue contabilizando os méritos que está acumulando, jamais se satisfará com a recompensa que venha a receber. O ser humano que está sempre calculando o montante de sua recompensa, ele sempre verá a Deus como um juiz ou um contador, e seguirá vivendo a vida, e vendo as coisas de Deus em termos legalistas. Pensa em fazer tanto e ganhar tanto. Suas ideias se movem entre a coluna do débito e a do dever. Imagina que no tempo futuro se apresentará ante Deus com seu balanço e lhe dirá: “Isto é o que eu tenho feito, exijo minha recompensa.” E ainda hoje vemos isto acontecer em alguns lugares, mas isto é um ledo engano, pois tudo que temos foi Deus que nos deu, e tudo que fazemos é o Espirito Santo que nos capacita. E a única coisa que Ele nos pede é para que amemos uns aos outros.

O engano básico da atitude legalista, está em esquecer que tudo nos foi dado por amor. Pois aquele que sentiu um vislumbre do amor de Deus em sua vida saberá que a maior recompensa é fazer parte do amor. Pois ser uno com o amor de Deus vale mais do que todo ouro da terra. Quando analisamos o amor mesmo que sob o aspecto humano veremos que; Se amarmos a alguém de maneira profunda e apaixonada, humildemente e sem egoísmos, teremos a certeza de que mesmo que entreguemos a essa pessoa tudo o que é nosso, não teremos feito o suficiente; que se conseguimos pôr em suas mãos o Sol, a Lua e as estrelas, seguiremos sendo seus devedores. E se amor humano nos deixa este sentimento de devedor para com quem amamos. O que podemos dizer então ante ao amor daquEle que deu a sua vida na cruz para que todos nós tivéssemos a vida eterna. E ele fez tudo isso por amor e diante deste ato de amor só nos resta um sentimento; o de devedor de tão grande amor que mesmo que levemos a vida servindo a Ele e ao próximo ainda assim seremos devedores do amor de Cristo Jesus para conosco.

E o que aprendemos com isso? Aprendemos que o grande paradoxo da vida cristã é que quem procura recompensa, quem está sempre calculando quanto receberá, jamais se torna credor de nada; mas aquele cujo único motivo é o amor, e que jamais pensa que é merecedor de nada, recebe, entretanto, a mais rica retribuição que está em ser uno no amor de Deus. E o mais estranho de tudo isso é que a recompensa é ao mesmo tempo o subproduto e o produto final da vida Cristã. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre a mola propulsora de nossas ações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 04/08/2014
Reeditado em 04/08/2014
Código do texto: T4909898
Classificação de conteúdo: seguro