ABRAÃO, UM HOMEM DE FÉ  !
 
A Bíblia é bem clara ao dizer que o homem é salvo por meio da fé e não por aquilo que faz. Se os homens fossem salvos pelas obras teriam de que se orgulhar e onde há orgulho não há nada de Deus. Mas a pergunta que nos vem é esta: O que é finalmente a FÉ ? Poderemos dizer que a Fé é algo que me faz ver o invisível, que me faz tocar o intangível e que me faz realizar o impossível, isto é Fé ! Se olharmos a vida de Abraão, veremos sem nenhuma dúvida que quando temos Fé temos umas atitudes que na maioria das vezes não são entendidas pelos homens e é isto que veremos em Abraão caminhando pelo relato do capítulo 22 do Livro de Gênesis. Vejamos então que atitudes são essas que observamos em Abraão e que por isso podemos sem sombras de dúvidas chamá-lo de O PAI DA FÉ !
 
A)A FÉ NÃO LEVA A DISCUTIR : Nos versos 1 e 2 do capítulo mencionado nos diz que Deus prova Abraão e lhe pede para sacrificar seu único filho a quem ele amava. Abraão tinha todo o direito de discutir e pedir explicações de Deus sobre como Ele pedia a ele que sacrificasse seu filho se era através desse filho , um filho de promessa, pois Abraão já era avançado em idade quando o gerou que Deus havia prometido que faria dele uma grande nação. Pra onde iria a promessa de Deus se Ele pedia a vida daquele que seria a raiz dessa grande nação ? Da mesma maneira quando a Bíblia diz : Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa, não devo pedir explicações a Deus do porque em Jesus ! Se discutiu é porque faltou a fé e a Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem se aproxima dEle necessita crer que Ele existe. Quem tem fé não discuti, simplesmente obedece !
 
B)O TEMPO DA FÉ É AGORA : Já li em algum lugar que o ontem é história e portanto devemos esquecê-lo, que o amanhã é mistério e pertence à Deus e que o hoje é dádiva e por isso se chama Presente. A Bíblia nos alerta para o perigo de deixar para amanhã, pois amanhã poderá ser tarde demais e que devemos aproveitar o hoje quando diz: Hoje, se ouvirdes a voz do Senhor não endureçais o vosso coração ( Sl,95:7,8 e Hb,3:7,8 ). No verso 3 diz que Abraão não perdeu tempo, pois levantou-se de madrugada, albardou seu jumento, pegou o filho e a lenha e partiu para o lugar para o qual Deus tinha mandado. Quantas vezes a gente fala de Jesus pra alguém e esse alguém nos diz: Jesus, hoje não. Faltou portanto a fé ! Abraão poderia esperar um tempo pensando se deveria obedecer a Deus ou não, mas não perdeu tempo. A fé não leva a esperar, a fé leva a obedecer !
 
C)A FÉ VENCE OS OBSTÁCULOS : No versos de número 4 nos diz que ao terceiro dia Abraão levantou os olhos e viu o lugar no qual Deus queria o sacrifício de Isaque. Abraão caminhou três dias e portanto três noites e tempo de dormir e pensar no que Deus pedia dele, portanto uma série de obstáculos devem ter vindo à sua mente, mas isto não foi empecilho para ele. Na caminhada da vida cristã estamos rodeados de empecilhos, mas se tivermos fé com certeza seremos vitoriosos sobre todos eles. Um dos grandes obstáculos a vida cristã hoje são aqueles que estão nas Igrejas e cujas vidas nada têm de Deus, mas precisamos vencê-los e isto só é possível mantendo os olhos no autor e consumador da Fé ! Se eu olhasse para a v ida de pastores ao meu redor já teria desistido de Jesus pelas decepções que me causaram, mas a fé vende tudo isso e nos mantêm na linha certa !
 
D)A FÉ FAZ VER O INVISÍVEL :  No verso de número 5 do texto em pauta Abraão diz aos seus servos que haviam ido com ele: Ficai aqui com o jumento que eu e o menino vamos lá em cima adorar a Deus e logo voltaremos a vós. Como nós voltaremos a vós se Deus pedira a ele para lá sacrificar seu filho ? A fé de Abraão fazia com que ele visse seu filho de volta apesar de Deus tê-lo pedido em sacrifício, pois nele estava a promessa de Deus de fazer dele uma grande nação e Deus jamais falharia em sua promessa. Se eu tiver dúvidas é porque não há fé e sem fé jamais verei as maravilhas que Deus pode e quer operar em mim ! Se eu não ver o que Deus me prometeu como uma realidade, jamais isto chegará em minhas mãos. Fé faz ver o invisível ! Abraão via Isaque vivo de novo apesar de Deus tê-lo pedido em doação sacrifícial !
 
E)A FÉ FAZ TOCAR O INTANGÍVEL : Nos versos 7 e 8 do texto Isaque, o filho, pergunta ao pai: Pai temos lenha e fogo para o sacrifício e o cordeiro onde está ? Abraão sem hesitar responde: Deus proverá o cordeiro, filho meu ! Abraão estava vendo o cordeiro , fosse ele seu filho ou não, pois tinha certeza do que Deus lhe havia prometido e via ali também o desejo de Deus realizado, fosse em Isaque ou em outro cordeiro providenciado por Deus. Abraão pela fé já tocava o cordeiro do sacrifício e via a vontade de Deus realizada em sua atitude de obediência !
 
F)A FÉ CONTAMINA OUTROS : Nos versos 9 e 10 vemos Abraão preparar o altar, arrumar a lenha e amarrar Isaque seu filho para obedecer a Deus. Eu disse que a fé contamina outros pelo seguinte: Como poderia um homem de mais de 100 anos segurar e amarrar um garoto de uns 15 anos ? Jamais ele faria isso sozinho, então vemos aqui a atitude de Isaque confirmando a fé de seu pai. A fé de Abraão contaminou e realizou milagre em Isaque. Quando temos fé inabalável como Abraão nessa provação feita por Deus, os que estiverem ao nosso redor serão contaminados e com certeza serão levados ao mesmo Deus no qual cremos e exercemos nossa fé !
 
Pela atitude de Abraão ele se torna o Pai da Fé e a Bíblia diz que todos os que crêem em Jesus também pela fé são filhos de Abraão. Meu amigo, você não viu Jesus mas pode crer nEle exercendo fé quando a ti Ele é anunciado.Como diz a Bíblia que sem fé é impossível agradar a Deus e a Sua vontade para conosco é que todos os homens creiam em Jesus e sejam salvos, então veja o invisível, toque o intangível e realize o impossível, Creia nAquele que não mediu esforços para se doar por ti e assim mostrar o valor que você tem para Ele. Seja um filho de Abraão !
Fraraujo
Enviado por Fraraujo em 11/08/2014
Código do texto: T4918151
Classificação de conteúdo: seguro