REFLEXOS DA ALMA

Estamos rodeados por diversas pessoas em nossas vidas, e muitas delas, movidas por efêmeras ilusões, se achegam e fazem-se de amigas para se aproveitarem ou tirar algo de nós. Se alguém é famoso ou tem recursos monetários, essas aproximações ocorrem em abundância. Esses que estão nesse meio de glamour conquistam diversas amizades e admiradores, mas nem todos verdadeiros.

A amizade, o namoro e o casamento, para determinadas pessoas, viraram um título de capitalização. A aproximação interesseira, na qual se procura construir uma carreira em cima, implicará em relações infelizes.

Quando duas pessoas se casam dentro de determinados dogmas religiosos, algumas fazem promessas que são lembradas ou apenas faladas naqueles instantes: “Eu prometo que te amarei e viverei com você, e serei fiel na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, amando-te e respeitando-te, até que a morte nos separe”...

Alguns pensam assim: “Eu prometo que me interessarei e viverei com você, e serei fiel na saúde, e não na doença, na alegria apenas, e nunca na tristeza, enquanto você tiver dinheiro e me der o que quero estarei junto de ti, e na pobreza quero distância de você, e te amarei e respeitarei até quando me convier”...

Ficar atentos quanto a isso e darmos valor não apenas ao que somos, mas ao que fomos, observando quem estava junto de nós, os amigos, as pessoas que nos queriam bem e que nos ajudaram nos momentos de escassez, e não nos aproveitarmos de certa situação, jogando o jogo desses relacionamentos mercenários, evitará enfados variados.

É óbvio que uma pessoa, por ser famosa, tenha amizades sinceras e que não famosos têm desafetos. O que colocamos aqui é que precisamos dar valor às nossas origens, aos amigos sinceros e àqueles que queiram estar junto de nós e queiram nossa companhia por gostarem de nós pelo que somos e não pelo que temos. Um dia, tudo vai passar, e só vai ficar do nosso lado quem nos ama de verdade. Os outros vão nos usar como um trampolim e nos abandonar depois.

Alguns podem se perguntar: Mas como faço para saber quem me quer bem? Simples, não é muito difícil. Olhe bem nos olhos dessa pessoa. Veja se ela estaria de fato contigo na saúde e na doença, na alegria e na tristeza ou na riqueza e na pobreza. Veja como ela trata as pessoas que estão próximas. Pergunte quais são as coisas que ela valoriza na vida, o que considera importante. Questione daqueles que convivem com ela, como ela é no seu dia a dia. Faça isso, é infalível. Por mais bem que alguém saiba representar um papel ou fingir ser o que não é, não conseguirá manter-se diante dessas observações acima. Faça isso porque, talvez, se arrependerá amargamente.

Não é justo sairmos por aí em busca de alguém para nos suster economicamente. O que devemos buscar em um relacionamento é uma boa companhia, o carinho e a amizade.

Quando visamos alguém pela aparência física ou posição social, nos frustraremos, pois esses valores se perdem rapidamente, ao passo que quando buscamos o companheirismo, o afeto e a compreensão, independente do que esse alguém possua em termos materiais, estaremos sempre felizes ao lado dele, esteja ele rico ou pobre, saudável ou debilitado, alegre ou deprimido, e se acaso ele partir continuaremos conectados pelos pensamentos e através dos sentimentos, sem deixar de amar, pois o amor sobrevive a tudo; simplesmente tudo. E ele respeita os desígnios de nosso Pai Celestial.

Procurar novos meios de vencer nossas dificuldades e realizar nossos sonhos através de nosso trabalho, nosso esforço, sem fazer do outro um objeto descartável e uma cama elástica, é o caminho certo.

Que a chama do verdadeiro amor possa inflamar nossas vidas, fazendo chegar o dia em que nos trataremos sem interesses camuflados. Que seja um elo entre nós, pois não podemos nos sublimar sem a presença do amor dentro de nossos corações.

Não é errado ser famoso, ter haveres, mas saibamos usar os meios e técnicas convenientes para administrá-los. Como sempre acontece com as ideias novas, ao tentarem ser colocadas em prática, as coisas podem não ir bem no princípio, mas a partir do momento que somos leais às pessoas e aos nossos sentimentos, deixando que um puro sentimento reflita e se expanda através de nossos atos, tudo se direcionará rumo à nossa ventura.

No liame da base de um relacionamento deve haver as digitais da inocência e da brandura, onde o que importa é amar; simplesmente amar. Nunca deixemos de fazer isso.

Independente do que as pessoas desfrutam do de material, de ser negro ou branco, baixo ou alto, que tenhamos como busca a edificação e construção de um relacionamento íntegro.

Não julgue nada e nem ninguém pelas aparências. O que temos que levar em consideração é o que as pessoas são. Um relacionamento só poderá ser bem construído se interessarmos pelo que a pessoa é e não por aquilo de material que ela possa nos oferecer.

A prudência e a firmeza são medidas a serem adotadas por nós para que não percamos nas ilusões de nossa estrada. O caminho mais fácil nem sempre é o melhor caminho. A porta larga conduz a abismos de tormentos aterradores, onde somente o arrependimento, a disposição em recomeçar e o caminhar de outro jeito serão capazes de nos erigir.

Olhe as pessoas pelo conteúdo.

Tome cuidado com os reflexos, eles enganam.

Olhe para si através do espelho de sua alma e não deixe se enganar.