O Amor é a Leveza dos Mandamentos.

Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, (1Jo 5:3). Neste versículo vemos João nos ensinar mais uma vez a importância da obediência. Ele nos ensina que a obediência é a única prova de que realmente amamos a Deus. Deus Pai sempre primou pela obediência, e a bíblia está permeada de ensinos e exemplo a respeito da obediência em amor, (Gên 22:1-19; Êxo 16:34; Deu 30:16; 7:9; 1Sm 15:22). E vemos o quão prejudicial é a malfadada desobediência, quando lemos o capítulo três do livro da gênesis onde narra a queda e a expulsão do ser humano do Edem. E também podemos ver os malefícios que a desobediência pôde e pode causar, (Deu 30:17-18;Deu 5:29; Núm 16:1-5; 1Sm 13:8-14; 2Sm 2:12-17), só para citar alguns. E então cabe a cada um de nós a escolha seguir com Cristo Jesus no caminho da obediência em direção da vida eterna, ou seguir no caminhar solidário a Adão, no caminho da desobediência em direção da morte eterna. E, é bom que saibamos que só podemos provar o nosso amor por Deus se o obedecemos,(Joã 14:21). Pois não há maior expressão de amor do que a sagrada obediência.

E seguindo em frente em nosso estudo veremos João dizer: ora, os seus mandamentos não são penosos,(1Jo 5:3 b). Aqui ele diz algo ainda mais surpreendente. Os mandamentos de Deus não são pesados. Certamente João não quis dizer que a obediência aos mandamentos divinos seja algo fácil de cumprir. O amor cristão não é assunto fácil. Porque não é fácil amar aqueles que nós não gostamos, aqueles que frequentemente machucam nossos sentimentos, as pessoas que às vezes nos insultam ou injuriam. A convivência não é algo fácil; principalmente quando devemos observar as normas da vida cristã, mas esta convivência pode ser algo fácil ou algo muito penoso. Aqui cabe pontuar duas coisas. A convivência se trona algo fácil se a encaramos com tenaz busca da pureza de coração. Mas ela pode se mostrar difícil ou quase impossível, se o nosso egocentrismo falar mais alto, e então obedecer os mandamentos de Deus pode se tornar uma tarefa imensamente difícil. E, é aqui que todo Cristão deve contar com a ajuda do Espirito Santo, pois é Ele que nos capacitar a lutarmos com nosso dileto filho, o ego.

E ao citar sobre os mandamentos não serem penosos, João está se referindo sobre aquilo que Jesus disse em: Mat 11:30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Quando Jesus disse isso Ele estava comparando o mandamento do amor, com o fardo pesado que legalismo imposto pelos lideres religiosos daquela época e Ele reafirma isso quando diz novamente: Atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens. (Mat 23:4 a). A massa de regras e normas dos escribas e fariseus podia ser uma carga insuportável sobre as costas do fiel. Mas como explicar isto, então? Como poder expressar que os tremendos mandamentos e exigências de Jesus não são um fardo pesado para ninguém? Se faz necessário entendermos os dois diferentes quesitos que tornam leves o sagrado mandamento do amor:

1 – Deus nos dá os mandamentos, mas Ele mesmo nos provê de força e capacidade suficientes para obedecê-lo. Ele nos provê de sabedoria e da sabedoria vem a visão e com a visão chega o poder. Na nossa necessidade Ele nos socorre e em seu socorrer Ele nos fortalece. No viver diário é comum alguém nos dar uma tarefa e nos deixar resolvê-la sozinho com as nossas próprias forças. Mas Deus faz diferente Ele nos dá seus mandamentos, mas não desaparece e nem nos deixa abandonados a nossas próprias forças. Ele está sempre ao nosso lado e em nossos próprios corações para nos capacitar no cumprimento do que ele nos mandou. Pode parecer humanamente impossível, amar os nossos inimigos; desejar o bem, ao nosso algoz; perdoar aquele que nos traiu ou nos feriu mortalmente; dar a outra face para receber o segundo tapa. Mas o que é humanamente impossível para nós, é possível para Deus, e quando contamos com a sua ajuda todas as coisas são possíveis. O que aprendemos com a história da humanidade é que nunca sabemos o que podemos fazer até que chega a ocasião de tentá-lo. Mas uma certeza podemos ter é que o impossível está sempre transformando-se em possível para aquele que buscar fazer suas obras com Deus.

2 – Há que se observar outra grande verdade. A resposta obediente deve ter o respaldo do perfeito sentir do amor, e somente em Cristo Jesus temos a resposta real do amor. E quando entendemos o que significa amar, consequentemente entendemos que para o amor nenhuma obrigação é muito dura nem nenhuma tarefa muito grande. Por exemplo; o que jamais faríamos por um estranho, o fazemos por alguém que amamos; o que jamais daríamos a um estranho, ofertamos alegremente a alguém que amamos. O que seria para nós um sacrifício impossível se um estranho o pedisse, converte-se numa dádiva voluntária quando alguém que amamos faz tal pedido. Então cabe a cada um de nós buscarmos incansavelmente o maravilhoso dom do amor. E quando o dom do amor se faz presente em nós entendemos quão leves são os mandamentos. E que obedecê-los não constituem um peso, mas sim um agradável privilégio; porque ao ter a oportunidade de suportá-los temos a oportunidade de mostrar nosso amor. E quando praticamos o amor no tornamos cada vez mais semelhantes a Deus Pai. E na semelhança do amar nos tornaremos um assim como o Pai, o Filho e o Espirito Santo o são, (Joã 17:21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós;)

E o que aprendemos aqui? Aprendemos que, os mandamentos de Cristo não são um fardo, visto que Ele jamais deu a ninguém um mandamento sem provê-lo ao mesmo tempo de sabedoria e da força necessária para cumpri-lo; e que todo mandamento a que somos submetidos, oferece-nos uma nova oportunidade para praticar e demonstrar nosso amor.

Que o amor de Deus seja o balizador dos nossos relacionamento pessoais e interpessoais, para que sejamos um em Cristo aqui na terra, até que venha o dia do juízo.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 21/08/2014
Reeditado em 22/08/2014
Código do texto: T4932114
Classificação de conteúdo: seguro