Temos Parte na Vitória de Jesus.

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus? (1Jo 5:4,5) Em um estudo anterior nós estudamos e aprendemos que é o amor que torna o leve a obediência dos mandamentos de Deus. E que é Ele que nos capacita a cumprir os mandamentos. E junto com a obediência aos mandamento chega o poder, e isso acontece porque o aceitamos em amor. E ao obedecê-los recebemos a oportunidade de manifestar nosso amor e, e sendo assim a obediência aos mandamentos, já não é mais um fardo, mas sim um privilégio. Mas João ainda nos mostra outra grande verdade. Há algo no Cristão que o capacita a conquistar o mundo. A palavra traduzida por mundo, no grego é: “κοσμος kosmos”, esta palavra tem entre sues significado o de: A multidão incrédula; a massa inteira de homens alienados de Deus, e por isso hostil a causa de Cristo. Ou seja, é aquele que não crê em Deus e ainda faz tudo para provar que Ele não existe, é o mundo afastado de Deus, o mundo que confronta a Deus, o mundo que procura nos levar a esquecer de Deus, e abandonar os critérios de Deus.

Mas todo Cristão enquanto cópia de Cristo Jesus leva consigo a certeza de Ele viveu e morreu para que todo aquele nEle crer tenha a vida e vida eterna. E então aqui se faz presente a fé e, é está fé que nos capacita a vencer o mundo. E está fé em Jesus e na sua obra, obra essa que foi vivida para o bem de toda humanidade. Fé no amor de Deus que deixou de lado a sua glória e tomou sobre si as limitações da humanidade, o que configura um sacrifício impossível de compreender, e um gesto de amor que ultrapassa todo entendimento humano. Se Deus fez isto, significa que Deus compartilhou em todo sentido as múltiplas atividades da vida humana, e conhece em muito as diversas aflições, pesares e tentações desta vida e deste mundo. Significa que Deus evolveu-se por completo na situação do ser humano. Significa que Deus entende plenamente o que nos sucede. Significa que Deus está conosco na labuta do diário sentir e viver. Fé em Cristo Jesus que ressuscitou vencendo assim a morte, e ressuscitando também nos propiciou uma ressurreição no tempo certo.

E a fé na ressurreição nos tornará firmes na defesa contra os ataques do mundo. É a fé em um Deus ressurreto que se fez ser humano e como ser humano Ele venceu a morte; assinalando assim a nossa vitória final. O mundo fez todo o possível contra Jesus. Perseguiu-o implacavelmente e o difamou. Chamou-o de herege, pecador e amigo dos pecadores. Julgou-o, condenou-o e crucificou e o ofendeu. Fez tudo o humanamente possível por quebrantá-lo e eliminá-lo, mas fracassou. Depois da cruz veio a Ressurreição, e depois da vergonha sobreveio a glória em seu triunfante brado, tetelestai!. Esse é o Cristo que está em nós. Temos junto conosco aquEle que viu a vida em sua maior escuridão, aquEle a quem a vida deu o pior, aquEle que morreu e não pôde ser retido pela morte, aquEle que nos oferece parte nessa sua vitória. Se cremos na encarnação, na vida, na morte e na ressurreição de Jesus Cristo, então temos para sempre junto conosco o Cristo vitorioso que nos torna vencedores. Mesmo que por toda parte nos pressionem as normas e os motivos cotidianos; mesmo que as tentações se façam presente em suas várias formas; mesmo que as desilusões da vida no golpeiem, e que tentem destruir os nossos sonhos; mesmo que os fracassos constantes, nos leve a pensar que tudo é inútil, e que o melhor seria abandonar a luta. Mesmo diante de tantas coisas contrárias se mantivermos a fé em Cristo Jesus que por amor se fez humano, e não fugiu da cruz e tudo fez para nos salvar. Teremos força para tudo suportar e até a nossa própria cruz se fará leve.

E, é a fé neste imensurável amor que nos torna capazes de amar, porque quando nos alimentamos do amor de Cristo Jesus nos tornamos amorosos. E só então podemos seguir em frente no caminho saudável do servir em amor e verdade. Que o amor de Deus Pai seja o arbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 22/08/2014
Código do texto: T4932888
Classificação de conteúdo: seguro