Amigos de Fé.

Entrando Jesus num barco, passou para o outro lado e foi para a sua própria cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados. (Mat 9:1,2). Quando estudamos estes versículos onde narra a cura do paralítico, vemos duas coisas que todos os Cristãos devem observar em suas vidas.

1 – Vemos que os amigos levaram o paralítico até Jesus para que ele fosse curado. E aqui está um belo quadro de alguém que se salva graças à fé, e a ajuda de seus amigos. Pois foi somente pela ajuda de seus amigos que ele conseguiu chegar a presença de Jesus. Até poderia ser que ele já estivesse se acostumado com a sua condição, e que tinha perdido todas as esperanças. Mas o fato é que ele agora estava na presença de Jesus e graças a fé de seus amigos ele alcançou o perdão que tanto precisava. E dali para frente sua vida mudou para melhor. E aqui fica uma lição para nós, é fato que não podemos e nem devemos obrigar ninguém a ser Cristão. Mas é nosso dever ensinar o caminho que leva a Cristo Jesus nem que para isso tenhamos que carregar a pessoa por algum tempo. E isso demanda esforço e abnegação, porque na maioria das vezes a pessoa está incapacitada de ver o quanto está paralisada ou escravizada pelo pecado. E quase sempre ela pensa que os vícios es as coisas que a cercam são os únicos meios de vida. Vemos por exemplo que um drogado, acha que a sua alegria está nas drogas; um alcoólatra tem na bebida alcoólica sua muleta de vida, porque se ele está alegre bebe por isso, se está triste bebe para se alegrar; o viciado em sexo vê na pornografia sua fonte de prazer e se trona incapaz de ver no sexo oposto um ser humano, porque para ele aquele ser é somente um fonte de prazer; o rancoroso se alimenta sem saber da força destruidora do rancor, e assim segue. E todos eles independente dos seus vícios seguem destruindo o seu bem mais precioso, que é o seu próprio corpo. É certo que nós não podemos converter alguém em um Cristão, mas é nosso dever ensinar a todos o verdadeiro amor que provém de Jesus Cristo. E que somente neste amor existe a real fonte de vida, e vida plena em felicidade e alegria. Pois quando agimos assim nos tornamos realmente amigos de Cristo (Joã 15:15), e como amigos de Cristo, seguimos livres dos eitos, preceitos e preconceitos em uma amizade restauradora, em um servir, em amor verdade a tudo e a todos.

2 – As primeiras palavras que Jesus disse ao paralítico foram: “Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados.”. E então ele ficou curado. Aqui fica uma alerta, devemos tomar cuidado em não nos concentrar somente nas enfermidades físicas, mas sim no ser humano como um todo. Pois as doenças da alma destroem tantas vidas quantos os males físicos. É bom que saibamos que um ser humano é bem mais que um corpo físico, ele composto: σωμα soma, o corpo material tanto de seres humanos como de animais; ψυχη psuche, o lugar dos sentimentos, desejos, afeições, aversões (nosso coração, alma etc.) e πνευμα pneuma, espírito o princípio vital pelo qual o corpo é animado o sopro de Deus. E quando uma destas partes está em desequilíbrio os males se fazem presente. No caso do homem desta passagem tanto o corpo como alma dele estavam doentes paralisando-o como um todo. E Jesus sabendo que a sua doença estava na alma, Ele se ocupou de curá-la. E ao curá-la Ele curou o homem por inteiro, porque somente Jesus pode nos curar por inteiro. A obra da cruz salva o ser humano por inteiro, ou seja, corpo, alma e espírito. Porque até mesmo na vida eterna ainda seremos copo, alma e espírito, e sabemos disto porque Jesus Cristo ressuscitou, e em um tempo certo Ele virá e nos ressuscitará.

E o que aprendemos aqui? Aprendemos que o verdadeiro amigo não mede esforços para ajudar o seu amigo e se preciso for ele o carrega, não somente a maca, mas também os seus segredos e as suas tristezas. Que o verdadeiro Cristão jamais é inimigo de alguém, pode até ser que alguém queira ser seu inimigo, mas ele jamais carrega dentro de si o fel da inimizade. Aprendemos que o ser humano e mais que o corpo físico, e que nem sempre a paralisia está no corpo algumas vezes ela está na alma. E que ninguém pode estar fisicamente bem a menos que esteja bem espiritualmente, que a saúde do corpo esta ligada a saúde da alma e a saúde da alma esta ligada na paz que temos com Deus. Que a paz de Cristo Jesus seja o arbitro de nossos corações.

(Molivars),

Molivars
Enviado por Molivars em 12/09/2014
Código do texto: T4959936
Classificação de conteúdo: seguro