Compaixão Por Todos.

Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. (Mat 9:36). Quando lemos este versículos vemos saltar aos nossos olhos o que movia o sentir de jesus. Vemos que ele se compadeceu pela multidão desamparada que não tinha um pastor para guiá-las. Em outras passagens vemos Jesus se ocupara com as várias aflições que afetavam as pessoas da época. Vemos Ele se movido pela compaixão diante da dor sofrida pelo ser humano, vemos também sua comoção diante da das tristezas, diante da fome e diante da solidão. E aqui vemos Ele se compadecer diante da confusão vivida pelo povo da época.

E está confusão vivida pelo povo da época foi o que precisamente, inspirou piedade em Jesus nesta ocasião. Os escribas e os fariseus, os sacerdotes e os saduceus, pilares da religião ortodoxa de seu tempo, não tinham nada para oferecer-lhes. Os mestres da religião tradicional não eram capazes de dar orientação nem consolo nem força para viver. Um povo exaurido e defraudado por homens rapaces, e sendo oprimido por quem carece de piedade, e tratada com insolência gratuita. Os dirigentes religiosos da daqueles dias, em lugar de dar força para viver às massas do povo, desorientavam-nas com suas sutilezas interpretativas da Lei, que não serviam nem para ajudar a viver nem para reconfortar o sofredor. Quando deviam proporcionar as pessoas uma fé que os ajudasse a manter-se erguidos, carregavam-nos e os dobravam sob o jugo insuportável da Lei, tal como a interpretavam os escribas. Ofereciam aos homens uma religião que era uma carga em vez de um apoio. Sempre devemos lembrar que ser cristão, consisti em levar a paz onde há guerra, amor onde a frieza de coração impera, direção onde há confusão, luz onde há escuridão e consolação e conforto onde há desespero. Um verdadeiro líder Cristão não está para desanimar, mas para estimular; não para esmagar aos seres humanos com cargas, e tão pouco para imperar com respaldo de sua autoridade, mas para elevá-los, em direção ao reino de Deus com asas do amor. Pois um líder que não busca alcançar a semelhança de Cristo Jesus está longe de ser Cristão.

Vemos neste versículo Jesus usar a palavra pastor e quando estudamos está palavra no grego vemos que ela te o seguinte significado direto: ποιμην poimen, aquele que cuida e zela pelo rebanho. E no oriente os deveres do pastor eram os seguintes: ficar atento aos inimigos que tentavam atacar o rebanho; defender o rebanho dos agressores; curar a ovelha ferida e doente; achar e salvar a ovelha perdida ou presa em armadilha; amar o rebanho, compartilhando sua vida e desta forma ganhando a sua confiança. Cabe a cada um de nós fazer uma autoavaliação para verificar se estamos cumprido com o nosso dever de Cristão. Que o amor de Jesus Cristo seja o arbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 19/09/2014
Código do texto: T4968428
Classificação de conteúdo: seguro