Exemplo de Um Verdadeiro Mestre e Senhor.

Aqui nesta passagem vemos entre outros ensinos Jesus nos ensinar o verdadeiro agir daquele que serve em amor e verdade: levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar lhos com a toalha com que estava cingido. (João 13:4,5). Está passagem toma um sentido maior quando a estudamos em conjunto com o relato Lucas: Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior. (Luc 22:24). Lucas nos relata o agir incerto do coração humano, pois vemos aqui que até na última refeição que celebraram juntos, e com a cruz diante de seus olhos, os discípulos continuavam discutindo questões de precedências, cargos, predileções e prestígios. Parafraseando está passagem Podemos entender que tenha sido esta mesma discussão a que produziu a situação que levou Jesus a agir da maneira que o fez. Segundo os historiadores os caminhos da Palestina eram bastante desnivelados e poeirentos. Quando o tempo estava seco eram colchões de pó e quando chovia se convertiam em uma lama liquida. O calçado mais comum da época era a sandália e, estas não eram mais que solas atadas ao pé mediante algumas correias. Por essa razão sempre havia grandes talhas de água em frente de cada casa e um escravo permanecia na porta com um cântaro e uma toalha para lavar os pés sujos dos convidados à medida que chegavam. No pequeno grupo de Jesus não tinha escravos. Provavelmente eles tivessem que compartilhar as tarefas mais comuns. E pode ser que na noite desta última refeição. O interior dos discípulos se inundaram em um estado tal de orgulho competitivo que ninguém tenha aceitado o dever de ocupar-se de que houvesse água e uma toalha para lavar os pés daqueles que fosse chegando. Jesus o percebeu e solucionou o problema da omissão da maneira mais, didática e eloquente que um verdadeiro mestre possa fazer.

E o que Jesus ensinou a seus discípulos e a nós? Ele com exemplo vívido mostrou a eles e a nós o seguinte: vocês estão vendo o que acabo de fazer? Vocês me chamam mestre e Senhor e têm razão porque isso é o que sou. E por ser mestre e Senhor, eu estou disposto a fazer isto por vós, ou seja, a zelar sempre pelo bem-estar de vocês, e o meu amor torna-me ao mesmo tempo Senhor e servo de vocês. E vocês como meus discípulos e seguidores acham que devem fazer diferente? Ou seja, serem servidos pelos menores mais que servi-los? Vocês devem estar preparados para agirem como eu estou fazendo, e por isto lhes dou este exemplo. E quem não fizer isto não tem parte comigo.

E quando vemos este exemplo e o trazemos para os dias de hoje, vemos que o agir de muitos de nós está aquém deste exemplo. Acontece com muita frequência, até nas Igrejas, que se apresentam problemas porque alguém não obtém a posição que deseja. Pode acontecer que frequentemente até os dignitários eclesiásticos se sintam ofendidos porque não receberam a deferência e nem foram tratados com o prestígio que merecem seus cargos. Mas Jesus nosso Senhor e Salvador nos ensina e nos demonstra nesta passagem é que a única grandeza está naquele serve mais e melhor em amor e verdade. Pois o mundo está cheio de gente que está de pé sobre sua dignidade, com carteiras nas mãos gritando eu sou tal e qual autoridade. Não estou aqui dizendo e nem pregando o desrespeito a autoridade, até mesmo porque todos devem ser honrados por aquilo que fez por merecer. Somente estou mostrando aquilo que Jesus Cristo ensinou, que toda autoridade Cristã é responsável por aqueles que estão sob sua guarda. E que em vez de estarmos em pé sobre a soberba devemos estar ajoelhados sobre a almofada da humildade servindo em amor e verdade, seguindo o exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que nos serviu até a morte e morte de cruz.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 28/09/2014
Código do texto: T4979477
Classificação de conteúdo: seguro