Pequena e frágil, Teresinha tinha consciência de ser um nada diante de Deus. Mas nem por isso desistiu de buscar a santidade. Apesar de sua pequenez, conseguiu descobrir um pequeno caminho bem direto, bem curto, um pequeno caminho todo novo em sua busca de perfeição.
Como seria esse caminho?
1. Desça imediatamente de seu pedestal! Reconheça a sua pequenez. Aceite suas próprias limitações. Aceite-se como você é. Seja humilde. Você é incapaz de atingir a santidade sozinho. Coloque-se diante de Deus como você é e não como gostaria de ser.
2. Sem Deus, você não é ninguém!Quem o dirige nessa caminhada é Deus. Se você consegue exercer alguma virtude, não atribua a si mesmo o sucesso de seus empreendimentos espirituais. A Pequena Via o fará descobrir que o amor de Deus é absolutamente gratuito. Nosso Deus é um Deus que dá a vida, que se dá, que perdoa sempre!
4. Viva o momento presente! Teresinha soube viver a mística do instante e isso está muito presente em uma de suas poesias: “Minha vida é só um instante, uma hora que passa. Minha vida é um só dia que se esquiva e foge bem o sabeis, meu Deus! Para vos amar na terra só tenho hoje.” 
5. Não perca o ânimo! Que sua confiança em Deus seja sem limites. A santidade é para todos. Alegre-se em ser pequeno e fraco.