EUCARISTIA



Jesus estava junto dos apóstolos, e enquanto comiam, Ele pegou um pão, deu graças a Deus, partiu-o e deu a seus amigos, dizendo: “Tomem e comam, isto é o meu corpo. Fazei isto em memória de mim”. Em seguida, pegou um cálice, deu graças a Deus, e deu a seus amigos, dizendo: “Bebam dele todos, pois isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados”. (Lc 22, 19 – 20).

Assim, Jesus acabara de instituir o Sacramento da Eucaristia. Portanto, para nós, como é vivenciar e encarar essa realidade tão distante, mas ao mesmo tempo tão próxima e viva dentro de nós ?

Muitas vezes torna-se difícil vivenciar essa mística devido à nossa mesquinhez, ao nosso comodismo e à nossa prepotência. Porém, para podermos vivenciá-la e encará-la, é preciso uma busca constante de valores e que nem sempre conseguimos captá-los, porque o nosso coração se fecha e se torna como chão de terra batida.

É preciso enxergarmos a eucaristia como o Sacramento da Comum-União; como o Cristo vivo, o Pão descido do céu; como Corpo e Sangue transformados para remissão dos nossos pecados; como fonte de misericórdia, acolhimento ao pecador arrependido; como Deus conosco em todos os dias de nossa vida. Como convite à conversão, a participar da vida plena que Deus nos oferece. Eucaristia é a busca constante de Deus. Esse Deus misericordioso, que nos acolhe em toda sua bondade, oferecendo-nos seu imenso amor, incondicionalmente.

Eucaristia é partilha. É uma refeição partilhada, onde todos comem do mesmo pão e bebem do mesmo vinho. (O cálice da bênção que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo ? O pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo ?) (1cor 10, 16).

Podemos tentar definir a eucaristia de varias maneiras, mas só há uma maneira de encará-la, partilhando nossa vida com os irmãos, em comunidade.

O pão e o vinho, fruto do trabalho do homem e da mulher, torna-se por desígnio de Deus a sua própria vida que alimenta a nossa vida. Assim também, na comunidade que partilha suas vidas entre si e com os outros, Cristo partilha a sua vida com todos.

Após a partilha do pão e do vinho, Jesus disse: “Fazei isto em memória de mim”. Portanto, eucaristia é também recordar a vida, a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Assim como atualizar sua memória, lembrando o que ele fez.

Participar da eucaristia é tornar-se um perigo. Aquele que comunga a ideia de Cristo acaba incomodando os poderes dominantes, porque comungar Cristo é lutar contra tudo que mata a vida. Porque o próprio Cristo disse: “Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância”. 

18/05/07
Wilcaro Pastor
Enviado por Wilcaro Pastor em 24/05/2007
Reeditado em 17/02/2008
Código do texto: T498883
Classificação de conteúdo: seguro