SERMÃO DO GRÃO DE MOSTARDA

“Disse mais: A que assemelharemos o reino de Deus? Ou com que parábola o apresentaremos? É como um grão de mostarda, que, quando semeado, é a menor de todas as sementes sobre a terra; mas, uma vez semeada, cresce e se torna a maior do que todas as hortaliças e deita grandes ramos, a ponto de as aves do céu poderem aninhar-se a sua sombra.” Marcos 4:30-32

É como um grão de mostarda… é a menor de todas as sementes sobre a terra…

Podemos meditar nesta parábola tanto do ponto de vista de quem ouve, como quem transmite a palavra de Deus. Muitos ao receberem um convite para irem à rede jovem ou a um culto, desculpam-se, por já terem algo “maior e/ou melhor” para fazer.

Um passeio no shopping, um futebol, um rodízio de pizza, um cinema, torna-se muito mais atrativo que um culto para muitas pessoas, pois a igreja não tem muita coisa, ou nada, que provoque os sentidos humanos. Muitas vezes o som não é o melhor, as músicas não são tão atrativas assim e nem tem tanta gente bonita e legal como numa balada. Isso porque a palavra de Deus e o culto são aqui comparados a um simples grão mostarda. Não possuem muita aparência, nem significância do ponto de vista natural. Porém aqueles que já possuem Cristo em suas vidas, possuem uma mente, ou seja um pensamento espiritual. Estes conseguem compreender o quão maravilhoso é estar diante da presença de Deus. “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

Para muitos crentes mesmo, quando convidados para uma reunião de oração, procuram mil e uma desculpas a fim de não comparecerem. Mas se for um show gospel, com um grande cantor ou uma grande banda, farão de tudo para estarem presentes. Não que seja errado assistir um show de um cantor ou banda gospel. O errado é trocar as bases de uma vida cristã saudável, por uma alimentação fast food espiritual. O que sustenta o brasileiro é o feijão com arroz. Por mais simples que seja a comida caseira, não traz danos à saúde. Já as frituras e lanches, quando consumidos diariamente, podem causar uma má digestão ou intoxicação alimentar.

Outros crentes ainda, possuem vergonha de falar do amor de Deus, pois pensam estar carregando uma sementinha apenas. Eles mesmos acham mais interessante o que o mundo tem para anunciar que a própria palavra de Deus que o salvou. Ficam comparando o tamanho das sementes. Precisamos ser como o apóstolo Paulo que não se envergonhando do evangelho de Cristo: Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus. Rm 1:16a anunciava a todos, para que todos chegassem ao arrependimento: Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Atos 20:21.

Cresce

Uma semente cresce quando ela germina. Para que uma planta cresça, existem alguns fatores que podemos contribuir para o crescimento dela. Pensando numa horta, o primeiro passo é preparar a terra. Arrancando os matos, as ervas daninhas, tirando as pedras, revirando o solo para que fique fofo, adubando a terra para que tenha nutrientes.

O coração humano é exatamente como uma horta. Nascem matos, ervas-daninhas, que são o pecado, os erros, as malícias, os desejos da carne. Cuidado, pois o mundo diz: Siga o seu coração, mas a Bíblia adverte: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso;” Je 17:9a Por isso, Salomão nos orienta em Pv 4:23: “Sobre tudo que se deve guardar, guarda o coração, pois dele procedem as fontes da vida.” Quais fontes nós temos deixado jorrar dentro de nós? Orgulho, ganância, mentira, engano, malícia… Precisamos ser puros de mente[pensamento] e coração. “Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração” Sl 24:3-4a. “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;” Mt 5:8.

Se a semente é lançada num solo fértil, bem cuidado, ela crescerá facilmente. Cuidado, não basta preparar a terra e plantar a semente. É preciso fazer a manutenção, cuidar, pois enquanto a plantinha está crescendo ela ainda é muito frágil e pode facilmente ser arrancada ou quebrada. Um vento muito forte pode quebrar o caule dela, um sol escaldante e diário, poderá secá-la. Contudo, se nós enquanto semeadores, semeamos em corações e ajudamos a tratar desses corações e a cuidar deles, veremos a palavra de Deus crescendo diariamente na vida de alguém, assim como ela crescia nos tempos apostólicos: “Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia.” Atos 19:20. Note que ela não só crescia, mas prevalecia. A mostarda contém a menor semente, mas depois que começa a crescer, começa a prevalecer em meio as demais hortaliças. Assim será em nossas vidas a palavra do Senhor, ela crescerá e prevalecerá, em meio as outras plantas aos demais desejos que nascem em nós. Desejos de pecado, de ira, de divisões, etc.

a ponto de as aves do céu poderem aninhar-se a sua sombra.

O mundo tem perdido cada vez mais o sentido pela vida. A moda existe para tentar suprir a necessidade da vida ser algo monótono sempre. Talvez por isso, gostamos tanto de um filme de Hollywood com seus efeitos especiais. Porém a moda passa muito rápido, os filmes perdem o barato muito rapidamente. Há aqueles que se deixam levar pelo caminho das drogas a fim de experimentar algo maior, mais prazeroso para sua vida. Contudo, os efeitos químicos no cérebro não satisfazem o desejo real de felicidade no viver. Pois passados os efeitos da droga, o vazio agora é maior que antes da pessoa se dopar.

Aninhar-se traz a ideia de fazer ninhos. Um ninho, pode não significar nada, mas traz a ideia de amor, de família, de uma nova vida surgindo, da esperança, de algo novo. A vida do ser humano já está desgastada, sem sentido, sem graça. Mas aqueles que deixaram a semente da palavra de Deus crescerem em suas vidas, que criaram raízes em Deus agora encontraram um sentido real e verdadeiro para suas vidas. Desfrutam de algo maior que o mundo tem para oferecer. A palavra de Deus, a presença de Deus em nossas vidas é muito maior que qualquer oferta que o mundo tenha para nos oferecer.