Empatia

“Não desce atoa aquele que em nome de Deus ajuda seu irmão nas trevas. Sempre está amparado pelas forças maiores no trabalho de resgate destes que se encontram em momentos de aflição e angústia. O labor é triste, mas gratificante quando se resgata uma alma que até então era considerada perdida em sem expectativa de recuperação. São pobres coitados que pensam estar em lugar diferente e que logo voltarão pra suas casas e vidas de outrora.

Todos enganados por suas tristezas e rancores. Ódios e paixões assoberbadas que lhes arranca o que é de mais sagrado nas almas do senhor: o amor. E a empatia, que se faz grande em momentos decisivos de nossa trajetória, muitas vezes ou quase sempre é totalmente esquecida e deixada de lado. Mas que na verdade deveria sempre estar em primeiro lugar em nossas mentes. Pois a capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, é um processo fantástico de identificação em que o indivíduo se coloca no lugar do outro e, com base em suas próprias suposições ou impressões, tenta compreender o comportamento de seu irmão.

Devemos praticar a empatia com nossos irmãos necessitados, afim de não cairmos nos maus lençóis da arrogância e desprezo por aqueles menos afortunados. Aos que na vida desprezam as oportunidades que lhes são ofertadas, para que superem essas condutas erradas, só resta caírem aqui e continuarem da mesma forma, sem sentimento de compaixão e sem entender nada sobre o amor e a vida.

São almas cegas e escuras. Necessitam muitas vidas para que seu entendimento possa lhes proporcionar uma auto avaliação crítica de como são realmente diante da vida de seus semelhantes. A raiva e a ira, são responsáveis por grande parte desse exército de vagantes por esses campos escuros e lamacentos. Perambulam a deriva sem rumo, apenas remoendo em suas almas, a cólera. Seus pensamentos ficam presos aqueles que lhes causaram alguma dor, ou até mesmo a morte e não conseguem seguir adiante na sua jornada fundamental da existência.

O medo da verdade e, de encararem sua própria personalidade doentia e obscura, faz com que tenham medo quando uma luz se acende a sua volta, demonstrando compaixão, mesmo sendo essa alma retentora de grandes manifestações de desprezo por seu semelhante. Ainda assim, não consegue reconhecer seu erro, não entende que mesmo não fazendo nada pra ajudar, ainda é ajudada. Isso é amor se manifestando como exemplo, claro e direto.

Permanecendo no estado animal mesmo tendo uma mente racional e com grande capacidade celestial de querer o bem sempre, caminham rumo ao desconhecido e incerto fim que as espera, além de sofrem cada vez mais, tornando-se um fruto de suas mentes e dos locais baixos que escolhem ficar e permanecer. Transfiguram-se, se modificam e não se reconhecem mais como seres de luz. Animais.

Os corações de luz choram por esses irmãos animais, mas nada podemos fazer em nome deles a menos que permitam e queiram ser ajudados. Precisa partir de seus íntimos a vontade de crescer e evoluir. Sentindo a necessidade de mudar, automaticamente o auxílio e o socorro se fazem presente instantaneamente. Incansavelmente, pela eternidade sem nada cobrar, pois o amor é paciente e igualmente eterno.”