DETALHES DA SOBERANIA DE DEUS !
 
Deus é soberano e a Bíblia deixa isso bem claro ao longo de suas páginas e aceitar essa soberania em nossas vidas é um questão de grande sabedoria. Vou andar por João 11, na ressurreição da Lázaro porque aqui observo alguns detalhes de sua soberania que são vistos em momento que o homem muitas das vezes é levado ao desespero e é justamente nessas horas que precisamos nos lembrar de que Ele é soberano e nos amoldarmos aos seus desígnios !
 
A) Momentos de desespero :
Nos versos de 1 a 5 vemos que a tristeza tem tomado conta da vida de uma família, isto é , a família de Lázaro porque ele se encontra enfermo e talvez para o homem de uma enfermidade sem esperança de cura. Suas irmãs mandam avisar a Jesus de que seu amigo estava enfermo, pois sabiam que sua enfermidade era algo que só Jesus poderia ter a resposta. Jesus sabendo de tudo, pois é soberano e tudo está debaixo do poder de suas mãos diz que aquela enfermidade não é para a morte, mas para que nome de Deus seja glorificado, isto é, quando Deus põe sua mão no impossível e traz solução seu nome é glorificado. Não sei se você passa por momentos de desespero, momentos em que perde a esperança, mas se assim acontece não se esqueça de que Deus é soberano e para Ele nada é impossível !
 
B) A atitude de Jesus :
As irmãs mandam avisá-lO na certeza de que Ele deixaria tudo que estava fazendo e viria atender ao pedido de misericórdia. Precisamos aprender aqui de que se Ele é soberano, o nosso tempo não é o tempo dEle e o nosso relógio não marca as horas dEle. Mesmo sabendo da situação a Bíblia diz no verso 6 que Jesus ainda ficou ali por dois dias. Para Deus não há ontem e nem amanhã e sim existe apenas o hoje, o agora e é por isso que muitas das vezes nos enchemos de indagações sobre Suas respostas aos nossos pedidos. Podemos observar que Jesus estava um pouco longe de Betânia, pois ficando mais dois dias no local, quando resolve ir até lá chega 4 dias depois do fato consumado, isto é, a morte de seu amigo. O soberano tem o tempo nas suas mãos e precisamos entender que o tempo é dEle e por isso faz e age na hora que Ele quer !
 
C) Morte  é um sono :
Nos versos de 11 a 17 nos mostra que Jesus diz que seu amigo está dormindo, pois quem dorme acorda e a morte para Ele não é barreira e faria Lázaro acordar, mas como seus discípulos não entenderam foi obrigado a dizer que Lázaro estava morto, como nos diz o verso 14. Quando a morte chega em vidas que nos pertencem, facilmente o homem é levado e falar besteiras sobre Deus e tenho observado muito isto, ficando bastante triste por ver que não entendem Sua soberania, devendo aceitar os Seus desígnios e não blasfemar. Tenho visto pessoas que se dizem crentes blasfemar e no entanto minha mão que não era evangélica e perdeu 4 filhos e um marido nunca deixou sair de sua boca uma palavra sequer contra as atitudes e desígnios de Deus. Já enfrentei a morte de 2 filhos e uma esposa e aceite tranquilamente o que Deus permitiu acontecer em minha vida e ao invés de reclamar O louvei pela sua soberania !
 
D) Nada acontece sem a Sua permissão :
Nos versos de 20 a 35 vemos alguns fatos como por exemplo Marta saindo ao encontro de Jesus  e reclamando da morte de seu irmão e por Jesus não ter vindo quando O mandou chamar. Jesus então diz que ele ressuscitaria e ela não entendendo da Sua soberania diz que sim, mas na ressurreição dos mortos e Jesus é obrigado a lhe falar que Ele é a ressurreição e a vida, portanto não há fatos em nossas vidas que nos justifiquem reclamar ou blasfemar, pois tudo acontece com sua permissão. Vemos também na soberania de Deus uma atitude de entendimento dos sentimentos do homem ao vermos Jesus chorar pela morte do amigo, atitude perfeita de quem entende os seus. Ele como soberano permite os fatos acontecerem mas entende perfeitamente nossos sentimentos e reações e é por isso que nestas horas precisamos aprender ir até Ele !
 
E) O soberano faz o que não posso fazer :
Quando Jesus chega na sepultura Ele simplesmente diz: “ Tirai a pedra “ ( v, 39 ), isto porque tirar a pedra o homem podia fazer, e precisamos entender isso que o que cabe a nós fazermos Deus não faz. Tem muita gente que diz: Meu filho está doente mas Deus vai curar e se esquece de ir ao médico e tomar os medicamentos necessários. Isto está errado, pois Deus fez os médicos e lhe dá sabedoria em suas ações até mesmo de cirurgias complicadas e só coloca a Sua mão naquilo que o médico não pode fazer. Agora, o que não cabe a mim e eu nem tenho poder Ele faz: “ Lázaro, vem para fora “ ( v,43 ), porque isto não cabe ao homem fazer, isto é, ninguém tem poder de devolver a vida a ninguém, apenas Ele que é dono e a própria vida: “ Eu sou a ressurreição e a vida “ ( v,25 ). O soberano é o Deus o impossível e por isso o que você não pode fazer vai a Ele e se estiver dentro de sua soberania o fato, com certeza Ele fará , pois a Bíblia diz que todo que nEle confiou nunca foi confundido ( Rm,10:11) !
 
Soberania ! Quem é soberano não tem explicações a dar. A hora é Ele quem faz. O tempo é Ele quem faz. Os acontecimentos é Ele quem determina. Ele dá a vida e tira a hora que quer sem dar explicações. Isto é soberania e o nosso melhor é acatarmos Sua soberania e ao invés de murmurarmos devemos dar graças em tudo que nos acontece, pois Ele tem o melhor para nós, embora no momento não entendamos. A quem é soberano toda honra e toda glória !
 
 
 
 
Fraraujo
Enviado por Fraraujo em 05/11/2014
Código do texto: T5024506
Classificação de conteúdo: seguro