O belo sentido figurado das coisas infantis e adultas que não tem explicação.

O belo sentido figurado das coisas infantis e adultas que não tem explicação.

Os atos antigos do meu coração contam ao leitor que lembro- me em minha fase de infância eu tinha a imaginação bem fértil, tudo o que era falado, musicas, objetos eu fazia uma ideia delas, as vezes bonita, as vezes estranhas, as vezes misteriosa.

Lembro- me que quado eu tinhas uns 6 a 8 anos minha irmã Ester estudava língua portuguesa na lição de casa e para boa memorização ela precisava pronunciar as palavras em voz alta e bem audível, sentada na mesa da copa com os cadernos e os livros eu ficava observando... um a vez ela pronunciou a palavra metáfora , ai eu me espantei... !!!

Metáfora... !!! Mas o que é isso... !!! Ja logo fui imaginando a metáfora como um bicho semelhante a uma centopeia cheia de pernas e cara brava... !!! Minha mãe nessa hora estava conversando com a vizinha na sala e lembro- me até hoje que ela pronunciou apalavra mistério, ai deu medo... !!! Eu ja imaginei a palavra mistério num lugar como um grande teatro e uma cortina semi fechada e pensava perguntando a mim mesma, será que mistério é isso, uma coisa estranha atrás da cortina de um grande teatro... e pensava mais comigo mesma, ___ Eu nunca quero ir a um teatro, vai que a dona metáfora esta la escondida atras da cortina junto com o sr. mistério... ???

Aos meus 4 anos de idade morávamos em um alugar onde tinha uma rua muito íngreme e era muita subida, o lugar chamava- se Nova Sousas distrito de Campinas, e as pessoas do local sempre falavam que la era o pedo morro, eu já imaginava o lugar no formato de um morro com pés e dedos rsrsrs... Minha irmã Nali montava a arvore de Natal todo mês de dezembro, eu olhava s bolas coloridas e tinha uma ideia fantasiosa delas, para mim era lindo e misterioso era como se fosse magico aquele momento. Ahhh crianças, crianças, crianças... que imaginação elas tem que saudade desse tempo belo e cheio de imaginação... !!!

Mesmo na faze adulta quando conversamos com alguém em um dialogo, as vezes numa palavra pronunciada criamos uma figura da palavra e nossa mente na mesma hora e que ela foi pronunciada e em nossa mente ela se transforma num sentido figurado da linguagem.

Sei que aqui no mundo mesmo ja sendo adultos nós somos como crianças e fazemos sentido figurado em nossa mente sobre muitas coisas: Sobre as coisas do Céu sempre fazemos um sentido figurado das coisa belas de la.

Imagino uma pessoa cega que nunca viu nada e nem tem ideia do que é a luz, mas na mente dela ela pelo pode maravilhoso de DEUS ela pode imaginar a luz pela palavra falada; não tenho certeza disso mas talvez a pessoa cega poe fazer uma figura em sua mente.

A pessoa cega pode ver através do sentimento, do amor cristão, DEUS permite a falta de visão, mas ao mesmo tempo ao cego ter outros sentidos a mais na presença de alguém que esta perto dele, mesmo que não possa ver, ele mas sente.

DEUS disse que dará vista aos cegos, mas creio que a vista que DEUS dará aos cegos, não são somente vista aos cegos que não enxergam por enfermidade, mas sim também DEUS nos dará vista ao ver a Cidade Santa... !!!

Se compararmos a visão do Céu, somos como cegos aqui, porque nunca poderemos saber como é, mesmo num belo e poético vislumbre celestial e nesse vislumbre já temos o sentido do Céu, fazemos em nossa mente a figura dos Anjos, das ruas de ouro, do mar de cristão, dos muros de jaspe, das portas de perolas, de DEUS, de JESUS e do ESPIRITO SANTO e outras coisas lindas que tem na Nova Jerusalém mas nunca saberemos como é realmente, só saberemos quando formos para lá, e la será uma grande surpresa para nós.

Aos cegos DEUS faz uma grande surpresa é como uma venda que ELE pois nos olhos e vai dirigindo o cego cada vez mais perto da surpresa, que é a visão celeste o qual ele nunca viu, e conforme DEUS vai falando ao coração do cego, sua fé vai aumentando. DEUS diz ao coração do cego ___ Perto esta O SENHOR, ___Venho sem demora, o cego vai imaginando num belo sentido figurado, como será que JESUS vem... ??? Como será la na GLORIA e la na GLORIA a visão celeste supera todas as coisas terrenas que ele não pode ver: Assim somos nos também somos como cegos aqui, sendo guiados pelo ESPIRITO SANTO e cada passo dado, cada dia que se passa chegamos mais perto da Nova Jerusalém e teremos uma grande e maravilhosa surpresa imaginamos a cena DELE nos encontrando e nós nos encontrando com O SENHOR nos ares... !

Já li muitas vezes o Livro de Ezequiel a visão do Querubim, uma visão que na mente de muitas é um sentido figurado confuso e que mete medo, mas é um sentido figurado poderoso, e se mete medo é porque a nossa mente não alcança a realidade da visão celestial, porque é extraordinária demais para o nosso pequeno e simples sentido figurado diate da realeza divina.

Só sei que seja como for a nossa mente é fértil mesmo na fase adulta na área da imaginação e em formação de figuras de linguagem, e por mais que nos esforcemos a nossa mente é pequena demais para fazer ideia das coisas belas e poéticas do Céu, mas enquanto estamos aqui vamos fazendo muitos sentidos figurados das coisas lindas da vida terrena e das coisas lindas do Céu onde estamos endereçados.

Assim como vemos a cena de um lindo ambiente narrado num ótimo livro romanceado conforma o escritos vai falando sobre a cena fazemos a figura das coisas e das pessoas.

Te falo meu querido leitor sobre um belo sentido figurado de uma linda menininha de olhos verdes chamada Esperança enviada por DEUS, ela te toma pela sua mão te fazendo sentir paz a paz de DEUS que excederá todo o seu entendimento e o sentido figurado terreno tanto seu como dos cegos ficarão para traz e ai sim brotará a cena bela e verdadeira de tudo o que esperamos aqui.

Que não sejamos atribulados com as coisas terrenas que muitas vezes querem nos fazer sofrer e perder a esperança e a fé nos fazendo tristes, mas que tenhamos todo o entendimento na graça de nosso SENHOR JESUS CRISTO que tem guardado o vosso coração e o vosso pensamento no nosso AMADO CRISTO.

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

Filipenses 4:7.

Autora:Rute Rodrigues Pimpim.

Obs: Mateus 5:29 e 30. A muitos anos atrás, entendia- se que era para arrancar o olho que via o que não devia ver e arrancar a mão que por vezes roubava ou agredia alguém.

Não entediam o sentido figurado bíblico: E muitas pessoa estavam sem um dos olhos o olho direito e outras sem a mão direita, mão entendiam que não é para arrancar o olho e nem a mão, mas sim não é para praticar mais o mau que antes fora praticado, não é mais para olhar para o mau que não deve olhar e nem mais é para roubar ou agredir alguém com a mão, mas sim agir de modo sobre esses pecados como se a pessoa não tivesse olho e nem mão a para o mau que antes foi praticado e olhado.

Amém... ?

Biarutte
Enviado por Biarutte em 16/11/2014
Reeditado em 19/10/2015
Código do texto: T5037310
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.