Obediência e Desobediência.

Deuteronômio 6.1-25 – Obediência e Desobediência.

O livro de Deuteronômio expressa o que era o coração da confissão israelita. A nação não deveria esquecer Ihawé, nem dividir sua lealdade entre os deuses pagãos. Além do mais, deveria assegurar a continuidade da sua lealdade e fé através do ensino às novas gerações. Na fé bíblica a recordação das misericórdias passadas efetuadas por Deus é fundamental. Dois aspectos da importância de recordar são levantados:

Primeiro: Israel não deve esquecer (6.10-19); segundo: Israel é desafiado a transmitir aos seus filhos os fatos da libertação (6.20-25).

O livro registra nesse momento o segundo grande discurso de Moisés. A obediência é o tema central (vs.10-15).

Não pensemos que Deus não se interessa pela conduta dos seus escolhidos. As observações feitas sobre as realizações de Deus servem de alerta: “Grandes e boas cidades que não tinham edificado, casas com tudo que é bom que não tinham enchido, poços que não tinham perfurado, árvores que não tinham plantado”. Seria fácil se sentirem mimados! Era um perigo! Tudo ponto em troca de quase nada. Moisés adverte sobre a armadilha final: Esquecer-se do senhor seu Deus. O Deus único.

Nas entrelinhas de Moisés, ele estava incentivando o povo a permanecer fiel a Deus: “Não cedam à pressão exercida pelos outros! Mantenham a distância! Sejam corajosos!

Pelo menos quatro lições importantes nós tiramos:

1ª. Obter as coisas em troca de nada pode gerar irresponsabilidade (vs.10,11) ‘ser mimado’;

2ª. A irresponsabilidade cria atitudes descuidadas e perigosas (v.12) ‘escala de valores’;

3ª. A atitude descuidada leva à perda de padrões éticos (espiritual, moral e social) (vs.13,14) ‘adoração de ídolos’;

4ª. A perda dos padrões gera insegurança pessoal (v.15) ‘suicídio entre os jovens, insatisfação, inconstância, depressão’.

Assim como foi com o povo de Israel, devemos acatar a orientação de Deus e sermos “prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” (Mt.10.16). As coisas estão ficando cada vez mais fáceis. As ofertas são cada vez mais tentadoras. Tudo está nas mãos (melhores planos, internet, carão de crédito). Devemos ser atentos e firmados (os pés e o coração) na Rocha que é Jesus nosso Salvador. Obediência ou Desobediência. Deus é único e se interessa por nós.

Que o Senhor nos abençoe!