Comentário da Liturgia da 2ª feira 
   da 8ª semana do Tempo Comum.

              (Eclo 17,20-28; SL32; mc 10,17-27)



A primeira leitura da liturgia de hoje nos exorta à conversão. Em síntese ela nos diz: volta-te ao Senhor! O salmo vem confirmá-la dizendo que é feliz o homem que é perdoado e que tem no Senhor a sua proteção, o seu refúgio. Ele ainda convida os justos a alegrarem-se no Senhor. Este mesmo convite é feito por Jesus no evangelho ao jovem rico quando o procura para saber o que é necessário para se salvar. O jovem teve o encontro com o Senhor, com entusiasmo diz que observa os mandamentos desde sua infância, mas não é capaz de fazer a opção pelo tesouro do céu. Está escravizado pelo tesouro terreno. Na verdade é muito difícil se desapegar dos bens materiais Eles sempre ocupam o primeiro lugar, aquele que é devido a Deus. Motivo pelo qual Jesus diz que é muito difícil um rico se salvar. Mas, não é impossível. Veja o exemplo de Mateus e de tantos outros. Não há pecado em ser rico, o pecado está em colocar as riquezas no lugar devido a Deus. A opção de salvação é, portanto nossa. Se não somos capazes de vencer o egoísmo, de ir ao encontro do outro, de partilhar o que somos e o que temos como queremos a misericórdia de Deus? É preciso deixar a vida velha para trás e iniciar uma vida nova. Só levamos para o céu o bem que praticamos .desapego e solidariedade são sinônimos de caridade. 


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=504182