Esperando no Senhor

Habacuque 3:17-19 – Esperando no Senhor.

O que mais nos pode dar felicidade? Toda realização humana é incompleta e passageira. Todo ser humano é insatisfeito, insatisfeito e exigente. Somente em Deus nossa alma encontra descanso e felicidade. Somente em Deus encontramos o verdadeiro contentamento.

Devemos aprender a esperar no Senhor.

Pouco se sabe sobre o profeta Habacuque. Provavelmente tenha vivido no mesmo período dos profetas Jeremias e Ezequiel. O significado do seu nome é incerto (aquele que abraça). Sabe-se que ele era um levita, homem muito ligado ao templo de Jerusalém e que viveu no princípio da queda de Judá (609/598 a.C.).

Duas lições tiramos deste texto:

1ª. Devemos esperar com confiança – O povo de Israel vivia distante de uma vida compromissada com o Senhor Deus, Habacuque lamenta (1:2-4). O Senhor então apresenta sua resposta ao lamento do profeta (2:4,5): A mão do Senhor está sobre o soberbo. Na sua oração, Habacuque reconhece a soberania de Deus em suas decisões e declara esperança e confiança no Senhor (vs.17,18). Habacuque reconhece o amor revelado de Deus em sua justiça. Devemos esperar com confiança. Devemos aprender a esperar no Senhor.

2ª. Devemos esperar com paciência – Habacuque ora, e sua oração é em forma de louvor. Suas palavras descrevem como Deus tem o domínio soberano sobre tudo. Seu louvor é de reconhecimento, um hino de confiança (v.19). Essa oração expressa a resposta de um verdadeiro servo do Senhor. Um servo paciente. A figueira era símbolo de fertilidade como a videira era símbolo de prosperidade. Representa a riqueza de uma grande nação. Mesmo que tudo isso seja tirado, diz Habacuque, a segurança da sua vida está na postura correta de confiança e paciência. Devemos esperar com paciência. Devemos aprender a esperar no Senhor.

Habacuque sabia quem estava no controle da situação eu vivenciava, assim como sabemos hoje. Ele esperou em Deus, e Deus se pronunciou.

Habacuque aprendeu a confiar em Deus. Certamente ele não havia compreendido os planos de Deus, em outras palavras, seu cântico final nos diz: “Mesmo que eu não compreenda o que está se passando, e de nada estar acontecendo do jeito que eu gostaria, ainda assim confiarei e esperarei na sabedoria e soberania de Deus.” - Devemos aprender a esperar no Senhor. Esperar com confiança, esperar com paciência.

Que o Senhor nos abençoe!