A Justiça que nos Torna Aceitáveis a Deus

A justiça evangélica que torna os cristãos justos e que os transforma em filhos de Deus, o faz primeiro justificando-os por um ato declarativo de Deus, pelo qual lhes perdoa e isenta da culpa eterna do pecado para sempre, por lhes atribuir a justiça do próprio Cristo, por ter morrido por eles e carregado os seus pecados na cruz; e em segundo lugar por lhes infundir, ou seja por lhes implantar a justiça divina por meio do poder do Espírito Santo, através da regeneração e da santificação, para que sejam santificados até à perfeição que atingirão na glória.

Então, podemos ver na Bíblia vários textos nos quais se faz referência a esta justiça evangélica que justifica, perdoa e salva os cristãos.

Primeiro, prometida no Antigo Testamento, apontando para o tempo em que seria dada como um dom aos que cressem em Jesus Cristo, e depois já cumprida e realizada no Novo Testamento, desde que Jesus começou a cumprir o Seu ministério terreno.

Procederemos assim, à leitura de alguns destes textos que se referem à justiça, no seu significado bíblico de salvação, e não de juízo de condenação.

Vejamos primeiro os textos do Antigo Testamento:

Isaías 46.13: Faço chegar a minha justiça, e não está longe; a minha salvação não tardará; mas estabelecerei em Sião o livramento e em Israel, a minha glória.

Isaías 51.5-8: Perto está a minha justiça, aparece a minha salvação, e os meus braços dominarão os povos; as terras do mar me aguardam e no meu braço esperam.

6 Levantai os olhos para os céus e olhai para a terra embaixo, porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra envelhecerá como um vestido, e os seus moradores morrerão como mosquitos, mas a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será anulada.

7 Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, vós, povo em cujo coração está a minha lei; não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis por causa das suas injúrias.

8 Porque a traça os roerá como a um vestido, e o bicho os comerá como à lã; mas a minha justiça durará para sempre, e a minha salvação, para todas as gerações.

Isaías 56.1: Assim diz o SENHOR: Mantende o juízo e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, prestes a manifestar-se.

Daniel 9.24: Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos.

Habacuque 2.4: Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.

Malaquias 4.2 Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria.

Vejamos agora os textos do Novo Testamento relativos à justiça que salva e que nos livra da condenação e do juízo eterno.

Lucas 7.29: Todo o povo que o ouviu e até os publicanos reconheceram a justiça de Deus, tendo sido batizados com o batismo de João;

João 16.8-10: 8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:

9 do pecado, porque não crêem em mim;

10 da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais;

Atos 13.10: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os retos caminhos do Senhor?

Atos 24.25: Dissertando ele acerca da justiça, do domínio próprio e do Juízo vindouro, ficou Félix amedrontado e disse: Por agora, podes retirar-te, e, quando eu tiver vagar, chamar-te-ei;

Romanos 1.17: visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.

Romanos 3.5: Mas, se a nossa injustiça traz a lume a justiça de Deus, que diremos? Porventura, será Deus injusto por aplicar a sua ira? (Falo como homem.)

Romanos 3.21,22: 21 Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;

22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção,

Romanos 3.24-26: 24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,

25 a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.

Romanos 4.3-6: 3 Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça.

4 Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida.

5 Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça.

6 E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras:

Romanos 4.9-11: 9 Vem, pois, esta bem-aventurança exclusivamente sobre os circuncisos ou também sobre os incircuncisos? Visto que dizemos: a fé foi imputada a Abraão para justiça.

10 Como, pois, lhe foi atribuída? Estando ele já circuncidado ou ainda incircunciso? Não no regime da circuncisão, e sim quando incircunciso.

11 E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que crêem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça,

Romanos 4.13: Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé.

Romanos 4.19-22: 19 E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara,

20 não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus,

21 estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.

22 Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça.

Romanos 6.13: nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.

Romanos 6.16-20: 16 Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?

17 Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues;

18 e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.

19 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação.

20 Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça.

Romanos 8.10: Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça.

Romanos 9.30-32: 30 Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justificação, vieram a alcançá-la, todavia, a que decorre da fé;

31 e Israel, que buscava a lei de justiça, não chegou a atingir essa lei.

32 Por quê? Porque não decorreu da fé, e sim como que das obras. Tropeçaram na pedra de tropeço,

Romanos 10.3-10: 3 Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus.

4 Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.

5 Ora, Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça decorrente da lei viverá por ela.

6 Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Cristo;

7 ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos.

8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.

9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.

Romanos 14.17: Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

I Coríntios 1.30: Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção,

II Coríntios 3.9: Porque, se o ministério da condenação foi glória, em muito maior proporção será glorioso o ministério da justiça.

II Coríntios 5.21: Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.

II Coríntios 6.7: na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer defensivas;

II Coríntios 6.14: Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?

Gálatas 2.21: Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.

Gálatas 3.6-11: 6 É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça.

7 Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão.

8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.

9 De modo que os da fé são abençoados com o cristão Abraão.

10 Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las.

11 E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.

Gálatas 3.21: É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei.

Gálatas 5.5: Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.

Efésios 4.24: e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

Efésios 5.9: (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade)

Efésios 6.14: Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.

Filipenses 1.11: cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.

Filipenses 3.9: e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé;

I Timóteo 6.11: Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.

II Timóteo 2.22: Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.

II Timóteo 3.16: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,

II Timóteo 4.8: Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.

Hebreus 5.13: Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança.

Hebreus 7.2: para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz;

Hebreus 11.7: Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.

Hebreus 11.33: os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões,

Hebreus 12.11: Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.

Tiago 1.20: Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.

Tiago 2.23: e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.

Tiago 3.18: Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.

I Pedro 2.24: carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.

I Pedro 3.14: Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados;

II Pedro 1.1: Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo,

II Pedro 2.5: e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios;

II Pedro 2.21: Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado.

II Pedro 3.13: Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.

I João 2.29: Se sabeis que ele é justo, reconhecei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

I João 3.7: Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.

I João 3.10: Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.

Apocalipse 15.4: Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.

Apocalipse 19.8: pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.

Apocalipse 22.11: Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.

Em todos estes textos do Novo Testamento, a palavra para justiça foi vertida do original grego dikaiossune que tem sempre o significado de tornar ou considerar justo, com sentido associado ao perdão, à justificação, à regeneração e à santificação que são dados gratuitamente por Deus a todos os que têm fé em Cristo.

É esta justiça de Cristo que se revela no evangelho que estamos incumbidos de pregar a toda criatura em todas as nações da terra.

Deus está oferecendo a justiça de Cristo a todos os pecadores, de modo que todo aquele que tiver fé no Seu Filho receberá da sua própria justiça como um dom para que possa ser salvo e ter vida eterna. Preguemos pois, o evangelho a todos com a certeza de que é esta a vontade de Deus na presente dispensação da graça, de modo que nunca duvidemos acerca desta vontade de Deus, que ela poderia estar sendo mudada em razão do crescente aumento da iniqüidade no mundo.

É pela aplicação da sua justiça que Deus tem transformado pecadores em pessoas santas e justas, para que possam participar da plenitude da Sua vida divina, e isto é obtido mediante a fé no evangelho tal como se encontra revelado na Bíblia.

É nisto que se manifesta a glória de nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

De modo que pelo Seu próprio poder, graça e justiça, tem transformado até mesmo grandes pecadores em grandes santos.

Afinal foi para tal propósito que nos foi dado o evangelho, a saber, para a salvação de nossas almas ímpias, e não para atender a desejos carnais de corações corrompidos que nunca se permitem serem transformados pela graça de Deus.

Este é o propósito da justiça divina, a saber, o de santificar pecadores, e tal propósito se cumpre por se obedecer a Cristo e à Sua Palavra, para que Ele possa tornar eficazes os benefícios da Sua justiça sobre nós.

Deste modo, toda vez que você pensar na justiça de Deus revelada na Bíblia, pense principalmente neste fato que está se cumprindo no mundo e que se cumprirá até que Cristo volte, de Deus estar transformando pela graça, pecadores em Seus filhos, os quais devem andar perante Ele santos e inculpáveis, porque lhes está aplicando a justiça do próprio Cristo para serem lavados dos seus pecados.

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 16/12/2014
Código do texto: T5071374
Classificação de conteúdo: seguro