MENSAGEM DE NATAL

MENSAGEM DE NATAL

Estamos às portas de novo fim de ano, com as tradicionais e merecidas férias escolares, com os recessos tão pouco merecidos pela maioria dos nossos parlamentares e demais representantes políticos, mas principalmente com a esperança por dias melhores para o novo ano que se aproxima.

Contagiado desse espírito benfazejo, estendo meus abraços e desejos de um feliz e santo Natal a todos os amigos, que o Recanto das Letras me trouxe de perto e de longe, como penhor de paz e prosperidade para 2015.

As cigarras e os vaga-lumes me anunciam, como antigamente, quando eu era criança, lá no meu saudoso sertão, a chegada do Menino-Deus com seus presentes. E, quando chegava o grande dia, a inocente alegria era tamanha ao ver os humildes presentes trazidos pelo Menino Jesus no seu cavalinho, que sempre comia todinho o feixe de capim deixado à porta da casa! Maior ainda era a alegria dos meus queridos pais e dos irmãos já moços ao ver-nos, a mim e meus irmãos crianças como eu, de olhos faiscantes de curiosidade e expectativa.

É pena que o santo Natal tenha virado uma festa pagã, de interesse apenas comercial, com o velho barbudo Papai Noel substituindo o inocente Menino Jesus! É bem verdade, reconheço, que a figura da frágil criancinha de Belém, deitada numa manjedoura, não se prestaria a propagandas, muitas vezes enganosas, das casas comerciais, nem poderia andar pelas ruas arcado ao peso fingido de cenográficos pacotes de presentes, a distribuir bombons com o tradicional “hô,hô,hô”, recebendo em troca inocentes beijinhos da criançada.

Resgatando aquele velho, mas sempre renovado, costume cristão, eu desejo que as bênçãos do Deus Menino se derramem abundantes sobre todos, e que possamos sempre cantar, como os anjos aos pastores de Belém, “Gloria in excelsis Deo, et in terra, pax hominibus bonae voluntatis”.

Sugestão: leia meu poema NATAL, postado aqui no Face em 11/12/12 e Mensagem de Natal, postado no ano passado.