Verdades sobre o divórcio

Convido o leitor a meditar na verdade bíblica, sem compromisso com essa ou aquela religião, ou denominação, pois a Bíblia é clara. A principio faço a afirmação que a Palavra de Deus é aproximadamente 70% literal. Também, declaro como professor da língua portuguesa e literatura, que não existe duas interpretações de um texto, e, sendo, em literatura ganha o direito de fazer analise do texto e criticas literárias, podendo-se conjecturar. Dai a descoberta da grande violência contra a criatura de Deus, sendo mais aviltante ainda, pois massacra os filhos de Deus, nascidos de Cristo Jesus. Isso por conta de doutrinas humanas, criadas após a morte dos apóstolos do Senhor.

A questão é antiga, veja a resposta dos fariseus a Jesus: Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?(Mateus 19:7). A questão era: A lei foi de Moisés ou de Deus? É necessário conhecer a mensagem implícita, para entender que em hipótese alguma o Senhor fala que a Lei é de Moisés. E, quando Jesus respondeu, disse: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao principio não foi assim (Mt 19:8). Quando o Senhor diz Moisés, está falando que o mesmo fê-lo por conta própria? Claro que não. Nós sabemos, por ler o Pentateuco, que todas as ações de Moisés foram primeiramente consultadas ao DEUS VIVO, com exceção dos dias no deserto, em que, tendo recebido ordem de tocar a rocha agrediu-a com o cajado.

Jesus mentiu aos fariseus a fim de cancelar a Lei? Não, o Senhor explicou o fato que estava implícito, no qual ninguém conseguia enxergar. Pois Moisés, como mediador entre Deus e os israelitas, naquela época, teve a responsabilidade de julgar quando deveria haver o divórcio ( no hebraico carta de repúdio, por qualquer motivo), ou o divórcio em outra expressão da lingüística ( com sentido no hebraico de separação, que quer dizer morte, como punição do adultério). Ainda assim os atuais intérpretes, para se protegerem, atacam apenas as mulheres, e dizem que o diabo usa-as para derrubar os homens "espirituais", nesse contexto passam a obrigar as mulheres a esconder suas "vergonhas", na verdade a beleza de suas silhuetas, dadas pelo Todo Poderoso. Na verdade, o maior problema está dentro deles mesmos, isto prova o Apóstolo S. Tiago no capitulo 1 vers, 15, quando diz: Depois, havendo a concupiscência concebido, dá a luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

O divórcio é uma vingança de Deus sobre os adúlteros, isto nos mostra Moisés: Também o homem que adultera com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera (Lv 20:10). Notamos aqui que não tem diferença para Deus, não existe essa doutrina de punir só um, mais sim ambos. Vemos que o divórcio é punido com morte; e por que hoje não fazemos isso? O Senhor Jesus nos trouxe um entendimento mais profundo da Lei. A morte significa separação, e, também, morte espiritual. Por esta razão não precisamos punir ninguém com morte, mas dá-lhes carta de repúdio, conforme ensina o Senhor em Mt 19:9: Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

A Lei é bem clara, se o homem voltasse para a mulher, que já tivesse sido de outro homem por livre e espontânea vontade, contaminaria todo o arraial. Em Dt 24:4 confirma assim: Então seu primeiro marido, que a despediu não poderá tornar a tomá-la, para que seja sua mulher, depois que foi contaminada; pois é abominação perante o Senhor; assim não farás pecar a terra que o Senhor teu Deus te dá por herança. E ainda em Jr 3:1: Eles dizem: Se um homem despedir sua mulher, e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornará ele outra vez para ela? Não se poluirá de todo aquela terra? Era considerado horrível, não só para a família, mas para todas as famílias de Israel, ou seja, simbolicamente para toda a Igreja do Senhor.

Lembramos muito bem como os evangélicos, os quais são o foco do nosso estudo, como ponto doutrinário ordenaram que Pastores, Presbíteros e Diáconos e demais Obreiros, e até mesmo os membros, que nunca deveriam se separar de seus cônjuges, mesmo sendo traídos diariamente pelos mesmos. Quanto sofrimento! Quanta depressão! Quanta auto-estima derrubada! Quanta felicidade para os adúlteros! Pois nunca eram afetados, e mais, se disciplinados era só alegar que foi o diabo e que a carne é fraca. Que justiça NOJETA É ESSA? Não vem de Deus, com certeza. Hoje, parece ter ocorrido alguma melhora nessa área, mas mesmo assim os pobres mencionados obreiros de Deus, vítimas da infidelidade, são punidos, disfarçadamente, pela CONVENÇÃO, pelo corpo de obreiros a que pertence, e até pela Igreja.

A verdade é que os que julgam também estão divorciados, sem dar-se conta disto, ou seja, não se separam para manter a aparência, entretanto dormem em quartos separados e até acabam em pecados ocultos, pois afirma a Palavra do Senhor em ICo 7:2: Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. Este é o primeiro fator, o desejo sexual, é incontrolável, você pode vencê-lo só com oração, jejum, e/ou ler a Bíblia, pois ele não sairá do teu corpo, porque não é um espírito, e sim a natureza que mora em você. O ser-humano foi feito para isso, com esse propósito. Disse Deus: Não é bom que o homem esteja só. Esta afirmativa tem um universo de ensino, podendo-se filosofar livremente e em todas as direções. Cuidado! O sexo é uma determinação de Deus, pois Ele é o dono da vida e exige a santidade.

Acho melhor eu continuar este ensino em uma outra oportunidade, se Deus assim o permitir. Porém, antes vou fazer uma última observação de ICo 7:5: Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que satanás não vos tente pela vossa incontinência. Amados, o adultério acontece na sua maioria por carência sexual e sentimental. Apesar de você ter o direito de dar carta de repúdio, o mesmo fica revogado, quando não cumpre suas obrigações matrimonias, a não ser que esteja em tratamento e a esposa saiba. Portanto o casamento tem como principal objetivo o SEXO, para procriação, para saciar seus desejos animais e para completar o inexplicável e maravilhoso amor, que pode ser repleto de Deus (Ágape), como repleto do gozo da alma, do espírito e do corpo (Eros).

Diga não ao divorcio, mas diga com justiça, com consciência, dirigido por Deus.