A Verdadeira Luz que Ilumina e Traz Vida ao Ser Humano.

A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. (João 1:4) João aqui nesta passagem faz uso de duas grandes palavras; “Vida e Luz”. E nestas época em que festejamos o natal nada melhor do que tratarmos deste assunto. Cabe a nós entendermos o que significavam estas palavras quando foram anunciadas e o que elas significam ainda hoje. No quarto Evangelho, vida e luz são duas das grandes palavras fundamentais sobre as quais está construído todo o Evangelho. São dois dos temas principais que o Evangelho se propõe desenvolver e expor. Vamos tratar mesmo que maneira rápida estes dois tema.

Primeiramente falaremos sobre vida: O quarto Evangelho começa e termina com a palavra vida. O objetivo de João ao escrever o Evangelho foi que os homens pudessem crer “que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20:31). Esta palavra está nos lábios de Jesus todo o tempo. Jesus se lamenta de que os homens não se aproximem dele para poder ter vida (João 5:40). Afirma que veio para que os homens tenham vida e para que a tenham em abundância (10:10). Anuncia que dá vida aos homens e que jamais perecerão porque ninguém os arrebatará de sua mão (João 10: 28). Afirma que ele é o caminho, a verdade e a vida (João14:6). No Evangelho a palavra vida (zoe) aparece mais de trinta e cinco vezes, e o verbo viver ou ter vida (zen) mais de quinze.

Quando João escreve sobre vida ele põe em ação o seguinte pensamento; Jesus veio ao mundo para trazer vida e vida que caminha na luz. Como foi dito, o quarto Evangelho começa e termina com a palavra vida. Aqui, no começo lemos: A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.(Joã 1:4). E no final lemos: Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.(Joã 20:31). entendemos então que o objetivo de João ao escrever o Evangelho foi mostrar a todos que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e que todo aquele que nEle crer terá vida e vida iluminada. Jesus é o doador da vida, Ele fez a vontade do Pai e nos ensinou qual é a vontade do Pai quando Ele diz: De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. (Joã 6:40). Jesus nos oferta a vida que o Pai lhe ofertou, (Joã 17:2). É como se Deus Pai estivesse dizendo: “Eu criei os seres humanos para que tivessem vida autêntica; mas mediante ao seu pecado deixaram de viver para somente existir; então agora envio o meu filho para que com Ele aprendam e saibam o que é viver uma vida real”.

A segunda grande palavra que João usa nesta passagem é a palavra luz. Esta palavra luz aparece não menos de vinte e uma vezes no quarto Evangelho. João começa dizendo que Jesus é a luz dos homens, e a função de João Batista consistia em assinalar aos homens essa luz que estava em Cristo. Em duas ocasiões Jesus se denomina a si mesmo a luz do mundo (João 8:12; 9:5). Esta luz pode estar nos homens (João 11:10), convertendo-os assim em filhos da luz (João12:36). Disse Jesus: “Eu vim como luz para o mundo”, (João 12:46). Vejamos se podemos compreender algo desta ideia da luz que Jesus traz para o mundo. Aqui sobressaem-se três pontos:

A luz que Jesus traz é a luz que faz desaparecer o caos. No relato da criação, o Espirito de Deus se movia sobre o abismo escuro e sem forma que existia antes do princípio do mundo, e a luz resplandeceu sobre o caos, eliminando-o. Assim, pois, Jesus é a luz que resplandece nas trevas (João 1:5). Jesus é a única pessoa que pode evitar que a vida se converta em um caos. Entregues a nossas próprias forças estamos à mercê de nossas paixões, desejos, temores e medos. Quando Jesus aparece na vida, vem a luz. A vida sem Jesus é uma vida instintiva e cheia de trevas, mas na presença dEle a mente de Deus começa agir em nossa vida. Com Jesus mesmo que seja noite em nosso entorno, o nosso interior estará iluminado como o mais claros dos dias.

A luz que Jesus traz é a luz reveladora. A condenação dos homens consiste em que amaram as trevas mais do que a luz; e foi assim porque seguimos solidários a Adão na desobediência, e está desobediência tornou má as nossas ações, apagando a luz do nosso espírito, impedindo que a luz do Espírito Santo repreendesse em nossas obras (João 3: 19-20). A luz que é Jesus mostra-nos as coisas tais quais são. Tira suas máscaras e disfarces; mostra as coisas em sua nudez, em seu verdadeiro caráter e valor. Os cínicos afirmavam que os homens odeiam a verdade porque a verdade é como a luz aos olhos doentes. Ou seja, somos incapazes de vermos a nós mesmos até que nos vemos através dos olhos de Jesus. Jamais vemos como são nossas vidas até que as vemos luz de Jesus. E quando isso acontece nos vemos por inteiro, face a face. E assim se faz claro o que o apóstolo Paulo diz: Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. (1Co 13:12). A luz que é Jesus nos revela Deus Pai e então o conhecemos como somos conhecido.

Jesus traz é uma luz que guia. Quem não possui essa luz anda em trevas e não sabe para onde vai Jesus afiram isso quando diz: Respondeu-lhes Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai.(Joã 12:35). Quando um homem recebe a luz e crê nela, e busca permanecer firme com Cristo e em Cristo já não anda em trevas: Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. (Joã 12:46). É comum alguém ao se aproximar de Jesus fazer-lhe a seguinte pergunta: “O que devo fazer?”. Mas quando este se entregar a Ele, vem à vida e termina o tempo de adivinhação, o tempo da procura de provas; e acaba-se o momento da dúvida, da incerteza e da vacilação. Porque a luz que é Jesus Cristo ilumina caminho que era escuro enchendo-o de luz; a decisão que estava envolta em uma noite de incerteza se ilumina como dia claro de verão.

O que aprendemos aqui? Aprendemos que sem Jesus somos sobreviventes de uma vida na escravidão, onde pensamos que temos vontade própria, mas na realidade seguimos satisfazendo a vontade dos parasitas que habitam em nosso ego. Aprendemos que sem Jesus, somos pessoas que seguem tropeçando e tateando em um caminho desconhecido durante um apagão. Mas com Ele este caminho se faz claro, pode até ser que o caminhar não seja fácil, mas os espinhos e as pedras do caminho estarão sempre as claras, evitando assim os ferimentos que a vida pode nos causar. Sendo assim natal simboliza vida e luz, e vida eterna que resplandece na luz do amor.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 24/12/2014
Reeditado em 24/12/2014
Código do texto: T5080088
Classificação de conteúdo: seguro