SOBRE QUAL "PEDRA" JESUS CONSTRUIU SUA IGREJA? SOBRE PEDRO OU SOBRE A CRENÇA?

SOBRE QUAL "PEDRA" JESUS CONSTRUIU SUA IGREJA?

SOBRE PEDRO OU SOBRE A CRENÇA?

A palavra petrus (Pedro) significa pedregulho e a palavra petra (pedra) significa pedra grande, rocha.

Em Mateus 16:18, Jesus disse: "Tu és Pedro (petrus - pedregulho) e sobre esta pedra (petra - rocha) edificarei minha igreja".

Qual é a rocha?

À pergunta que Jesus tinha feito aos discípulos anteriormente em Mateus 16:13, "Quem tais pessoas dizem que sou?", os eles responderam: "Uns dizem que é João Batista, outros que é Elias,...". Depois Ele perguntou-lhes o que eles mesmos pensavam a respeito. Verso 15. Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!". Verso 16. Diante dessa resposta, Jesus esclareceu: "...sobre esta pedra edificarei minha igreja'. Verso 18.

Qual é a pedra? A resposta é: A crença de que Jesus é "o Cristo, Filho de Deus vivo!". Mateus 16:13 a 18. Em I Pedro 2:7, Pedro diz que Jesus é "a Pedra que os edificadores rejeitaram e se tornou a pedra angular (a pedra base)". E Salmos 78:35, Gênesis 49:24, 2 Samuel 23:3, Isaías 26:4, Daniel 2:34 dizem que Deus é a Rocha Eterna.

Uma igreja surge de crenças, seja da crença de uma pessoa ou de muitas pessoas. Todavia, as pessoas não são a base da crença que creem e tampouco são a base de uma igreja, mas suas crenças são. Nas igrejas os indivíduos vêm e vão, mas as crenças permanecem. Logo, é ilógico imaginar Jesus, uma pessoa Eterna, fundamentando Sua Igreja sobre uma pessoa temporal; finita, em vez de sobre Si mesmo, a Rocha Eterna.

A própria regra gramática deixa claro que Jesus não se referiu a Pedro como a sendo segunda pedra ("esta pedra"), pois, se tivesse assim se referido, ao se dirigir a Pedro na primeira pessoa, Ele não diria sobre "esta" (que indica terceira pessoa), mas sobre "ti" (que é a segunda pessoa), como falamos ao nos dirigirmos a alguém diretamente. Ele teria apontado para Pedro e dito "esta" se tivesse dirigido a palavra aos discípulos falando de Pedro. Mas não o fez. Ao contrário, dirigiu-se a Pedro e disse para Pedro: "sobre esta". Logo,Ele se referia ao que Pedro tinha dito.

A palavra "esta" que Jesus usou se refere à resposta de Pedro, referindo-se ao que Pedro disse que ele (Pedro) e os demais discípulos criam; a crença de que Jesus "é o Cristo, Filho do deus vivo". Tal crença é que os motivou a pregarem a mesma crença e foi justamente o discurso da crença que o próprio Pedro pregou, bem como os demais discípulos e Estevão pregaram no livro de Atos e nas cartas. E isso tanto é verdade que nenhum judeu teria se tornado cristão se a pregação tivesse sido a de que um homem (Pedro) era a base da Igreja, pois judeus não seguem à crença em homens, mas unicamente à crença em Deus.

Wilson do Amaral