O Oculto Se Faz Claro Para Aquele Que Anda Na Verdade.

Portanto, não os temais; pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido. O que vos digo às escuras, dizei-o a plena luz; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o dos eirados. (Mat 10:27,26). Este capítulo narra a passagem em que Jesus envia os seus discípulos para grande missão de revelar a boa nova. E nos versículos vinte seis e vinte sete vemos a ordem que Jesus dá aos seus discípulos e também as orientações que são feitas a eles, e que servem para nós hoje em dia.

Primeiro vemos a ordem que Ele dá: Portanto, não os temais; (Mat 10:26 a). A que Ele está se referindo quando diz, não temais? Ele está se referindo a liberdade que a verdade pode nos dar, o mundo com suas ilusões e desejos nos aprisiona em um cais onde vemos tudo de forma distorcida, e através da lente dos nossos desejos e ambições. Com verdade que é Cristo nasce em nós o real que aos poucos nos libertará e quebrará estas amarras, a fim de que possamos singrar os mares de uma vida plena em felicidade. E com o surgimento do real sentir começa as revelações e as coisas que estavam trancadas até mesmo dentro de nós vem à tona. E então até mesmo as coisas mais ocultas serão reveladas. E chegará ao nosso entendimento que Jesus realmente quer dizer, e os significados destas palavras brilharam como luzeiro aos nossos sentidos. E entenderemos que o significado destas palavras cabe em uma só frase: a verdade por escondida que esteja um dia triunfará. Mesmo que uma pessoa venha sofrer privações e necessidades por sua fé, ou por sua reta conduta. É neste justo momento no qual se faz forte o martírio, que ele deve lembrar que chegará o dia quando todas as coisas serão vistas tal como são, e então se poderá avaliar com seu justo valor tanto o poder do perseguidor como o testemunho do perseguido, e a cada um corresponderá seu respectivo pagamento, seja ele Cristão ou não, porque a verdade sempre triunfa.

Em segundo vemos que não devemos ter temor em apresentar a mensagem de Cristo, e que devemos comunicar a todas as pessoas o que Jesus nos comunicou. Aqui, neste versículo Jesus diz: O que vos digo às escuras, dizei-o a plena luz; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o dos eirados. (Mat 10:27). E, é aqui que Ele nos dá resumo perfeito da função do pregador. Em primeiro lugar, o pregador deve ouvir; deve acompanhar a Cristo no segredo de sua presença oculta, para que nas horas mais escuras Cristo lhe faça chegar sua palavra de consolo, e na solidão de sua oração chegue aos seus ouvidos palavras de estímulo. Ninguém pode falar no nome de Cristo a menos que Cristo tenha falado com ele; ninguém pode proclamar a verdade a menos que tenha ouvido falar a verdade; porque ninguém pode falar do que não conhece.

Então devemos entender que, aquele que tem a responsabilidade de pregar e ensinar deve começar ouvindo, no segredo da comunhão, para aprender. Em segundo lugar, o pregador deve dizer o que recebeu de Cristo, e deve dizê-lo embora desse modo a única coisa que consiga seja o ódio dos seres humanos. Até mesmo porque a verdade e o amor machucam os ouvidos daqueles que vivem parta saciar seus desejos e ambições as custas do amor e da verdade. Eu ouvi de uma pregadora um certo dia uma coisa que até hoje trago comigo: É melhor que vocês vão para o céu com raiva de mim, do que para o inferno me amando. E ainda lembro de um dito que vi num dos livros que eu li: no velório de John Knox, foi dito o seguinte a respeito dele: “Aqui jaz um homem que temeu tanto a Deus que jamais temeu os homens.” Isto serve de exemplo para seguirmos sendo testemunhas de Cristo, buscando sempre ser cópias de Cristo em amor e verdade. O amor Cristão não conhece temor algum, porque sabe que no dia do juízo, os julgamentos da eternidade corrigirão os julgamentos do tempo. Sendo assim, o pregador ou o mestre cristão, é alguém que ouve com reverência e fala com intrepidez, porque sabe que; seja ouvindo ou falando, sempre está na presença amorosa e graciosa Deus Pai.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 22/01/2015
Código do texto: T5110828
Classificação de conteúdo: seguro