TIRANDO BOM PROVEITO DA BÍBLIA !
 
A Bíblia sem dúvidas é a palavra de Deus deixada para nós conhecermos os seus planos para com a humanidade e precisamos saber como tirar um bom proveito dela. O escritor de Hebreus diz em 4:12 “ Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz e mais penetrante que espada de dois gumes e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração “. Se ela é mais penetrante que espada de dois gumes, então o que eu devo fazer para que ela faça em mim os seus efeitos ? O salmista também diz que ela é lâmpada para meus pés e luz para o meu caminho (Sl,119:105). Se o mundo em que ando está em trevas, então o que fazer para que ela seja realmente minha lâmpada ? Veremos quatro detalhes que vão me ajudar :
                  
01-LER : Em Dt,17:19 dz: “ E o terá consigo e nele lerá todos os dias de sua vida para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, para guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos para fazê-los “. Então o primeiro caminho a seguir é gastar um tempo com ela e nela ler todos os dias. Se eu me alimento todos os dias e esse alimento é para o meu corpo, mas vale minha alma que meu corpo e devo também alimentá-la todos os dias e assim o faço quando leio a Palavra, então devo ler todos os dias. Jesus disse: “ Nem só de pão viverá o homem mas de toda palavra que sai da boca de Deus “ (Mt,4:4). Isto quer dizer que não adianta alimentar o corpo se não alimentar a alma, pois posso passar sem o alimento do corpo, mas sem o alimento da alma não posso  passar. Outro detalhe importante do ler é que quando nós lemos, Deus fala conosco e como é importante para nós ouvir a voz do Pai !
 
02-OUVIR : Em Dt,11:26 a 28 o Senhor coloca diante de seu povo a benção e a maldição e diz: “ A benção se ouvirdes os mandamentos do Senhor, porém a maldição se não ouvirdes “. É interessante porque ouvir é diferente do que escutar, pois escutar é apenas passar pela nossa mente o som, mas ouvir é ser retido pela nossa mente aquilo que escutamos. Outro detalhe importante também é que a Bíblia diz que somos salvos pela graça de Deus e esta nos vem através de nossa fé a ai a Bíblia confirma : “ A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus “ (Rm,10:17). Temos a oportunidade de ouvir quando alguém nos fala, quando ouvimos o pregador no templo e sobretudo quando lemos a Palavra escrita, pois ai é o Pai falando diretamente com seu filho. Vamos abrir nossos ouvidos para que Deus fale conosco e nós O escutemos e gravemos em nossa mente a sua Palavra !
 
03-MEDITAR :  A Bíblia em Salmos 1:2 e 3 diz: “ Aquele que tem o prazer na Lei do Senhor e nela medita dia e noite será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, cujas folhas não caem, dá seu fruto na hora certa e tudo que fizer prosperará “. Então o que é meditar ? Meditar é remoer. Lembra do boi no pasto ? Ele enche a barriga de capim e depois procura uma sombra, deita-se nela e começa a puxar de volta bolos do capim que comeu até sua boca e os remói todinho e então o engole, pois sem isso não seria retirado do capim as propriedades necessárias para sua vida. Não seria diferente conosco, pois para nós e principalmente quando a sós buscamos uma porção da Palavra lida e ficamos remoendo, isto é, tirando dela aquilo que Deus queria nos dizer e nos mostrar quando a lemos. É nessa hora que arrancamos dela os rfrutos espirituais para a nossa caminhada !
 
04-MEMORIZAR : No Salmo 119:11 a Bíblia nos diz : “ Guardei a Tua Palavra no meu coração, para não pecar contra Ti “. Haverá momentos em nossa caminhada neste mundo que não teremos a Bíblia nas mãos e nem alguém para nos falar e carecemos de te-la gravada em nossa mente para dali tirar a resposta necessária para as decisões a serem tomadas. Após o jejum, quando Jesus é tentado pelo diabo, Ele não tinha a Palavra nas mãos, mas entretanto repudiou ao inimigo dizendo: “ Está escrito “. Tudo isto foi possível porque Ele a tinha em sua mente, ou seja, em seu coração. Não se esqueça de que o inimigo de nossas almas não perde tempo em nos tentar derrubar, mas se tivermos a Palavra em nossa mente gravada, estaremos fortes e em condições de repudiá-lo e sairmos vitoriosos !
 
Não se esqueça de que tudo o que Deus tem preparado para nós está escondido em Sua Palavra e portanto precisamos saber tirar dela todo o proveito possível  que Ele tem para nós, e isto só conseguiremos se: Lermos, Ouvirmos, Meditarmos e Guardarmos a Sua Palavra em nossas mentes. Gaste tempo com Deus, pois o diabo não perde tempo em te tentar, pois a Bíblia diz que ele é como um leão faminto ao seu redor buscando a quem tragar (I Pd,5:8). Se com um leão não se brinca, muito menos ele com fome , então se delicie nas mararilhas que Deus tem para nós em Sua Palavra !
Fraraujo
Enviado por Fraraujo em 27/01/2015
Código do texto: T5115851
Classificação de conteúdo: seguro