A Igreja foi criada para crescer.

"A Igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número" Atos 9:31

Existem momentos nas nossas vidas que costumamos classificar como momento de crescimento. Esse crescimento pode ser de várias maneiras: físico, social, financeiro, espiritual, cultural, etc. A Igreja de Cristo é um projeto do próprio Jesus Cristo. Ele afirmou: “edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela.” (Mt.16:18).

O livro de Atos é o relato de como um grupo de cerca de 120 pessoas crentes, transformou-se em uma multidão quase incontável. Existem no livro de Atos cinco versículos que usam o verbo crescer no pretérito imperfeito do indicativo: Crescia.

(Atos 5:14; 6:7; 9:31; 12:24 e 19:20). Entendemos, então, que a igreja primitiva cresceu de forma estupenda. E não apenas em número, mas principalmente em espiritualidade. A Igreja de Cristo é um organismo vivo – e uma característica dos organismos vivos, é exatamente o crescimento. Como foi na Igreja Primitiva devemos observar no texto lido algumas formas para que a Igreja viva em crescimento:

1º. Crescimento Interior: “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria” – Cada novo convertido representa um novo coração, que o move a apegar-se ao preceitos divinos e a estabelecer relações saudáveis com aqueles que partilham da mesma fé. O crescimento interior dá-se na geografia do coração, a partir do qual a igreja experimenta uma paz vertical e uma paz relacional horizontal. Isso é crescimento interior. A Igreja foi criada para crescer.

2º. Crescimento Contínuo: “edificando-se e caminhando no temor do Senhor” – O crescimento da igreja deve ser caracterizado por um processo ininterrupto que se dá pela pregação e meditação na Palavra de Deus, além da oração contínua. Leiamos o que está no cap.20:28-32 – Paulo se dirigindo aos presbíteros da Igreja de Éfeso. Se amamos a Igreja de Cristo, devemos nos empenhar na pregação do Evangelho, na meditação na Palavra e na oração incessante. Isso é crescimento contínuo. A Igreja foi criada para crescer.

3º. Crescimento numérico: “e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número” – Quando a igreja é impulsionada pelo conforto do Espírito Santo a tendência dela é expandir-se quantitativamente de uma forma abençoada. Esse avanço, ocorrido na Igreja Primitiva, não foi resultado de campanhas evangelistas, programações especiais, eventos de massa e muito menos em insersões na “mídia palestina”. Mas através de um estilo de vida coerente com o Evangelho acompanhado de um testemunho verbal cativante, por meio dos quais milhares de vidas foram agregadas à família da fé. Isso é crescimento numérico. A Igreja foi criada para crescer.

Conclusão: Muita coisa mudou. Hoje fazemos parte da história da Igreja. Uma história que teve seu início no colégio apostólico do primeiro século. Realmente existem momentos nas nossas vidas que costumamos classificar como momento de crescimento. A Igreja Primitiva possuía características importantes para seu crescimento: “A Igreja tinha paz; a Igreja caminhava no temor do Senhor; a Igreja tinha o conforto do Espírito Santo.” – Estejamos orando para que a Igreja hoje tenha Crescimento Interior, Crescimento Contínuo e Crescimento Numérico. A Igreja foi criada para crescer.

Que o Senhor nos abençoe!