Sê Tu Uma Bênção

Aqui vemos Abrão obedecendo a ordem de Deus quando Ele o ordena: “Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;” (Gên 12:1). E logo em seguida vemos a promessa que Deus fez a ele e também, o primeiro mandamento que foi dado a Abrão: “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!” (Gên 12:2). E no versículo seguinte Deus diz que estará sempre ao lado de Abrão até que se cumpra a missão, e o amor abençoador se espalhe por toda a terra: Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. (Gên 12:3). Parafraseando o que Deus disse a Abrão fica assim: “Vá para onde eu te guiar e não se preocupe com as coisas que te aconteçam, e nem tão pouco com as pessoas. Pois eu sempre estarei contigo, não faças justiça com as suas próprias mãos; nem tão pouco guarde ódio ou rancor daquele que te fizer mal e jamais tire proveito daqueles que o cercam. Mostre para o mundo quem sou Eu, e Eu serei sempre contigo.” A palavra usada para benção aqui é: בכרה B ̂erakah; que tem entre seus significados o de: fonte de bênção e prosperidade. E quando acompanhamos a história vemos que Abrão tornou-se Abraão e cumpriu a risca o mandamento dado por Deus Pai.

E está bênção chegou até nós Cristãos, pois não há povo mais abençoado no mundo do que o Cristão. Fomos salvo do lodo do pecado, fomos chamados para viver uma eternidade com Deus. E tudo isto sem merecimento algum, pois Deus nos proveu destas bênçãos graciosamente. E ainda assim vemos muitos de nós amaldiçoar o inimigo e as vezes até orar para que ele seja destruído. Quando o mandamento de Deus Pai, e o mandamento de Jesus que faz parte da nova aliança diz: Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; (Mat 5:43,44). Muitos de nós queremos ser abençoados, mas esquecemos que junto com a benção vem o dever de ser abençoador. As vezes parece que até não sabemos que Jesus Cristo tudo sofreu para que a benção de Abraão chegasse até nós. E Paulo deixa Claro isso quando diz: Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar ( porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro ), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido. (Gál 3:13,14). E isto se fez porque o povo de Deus havia esquecido do Primeiro mandamento que foi dado ao seu patriarca. Cabe a cada um de nós viver a verdade de Cristo e seguir de maneira prática e vivida os mandamentos que Ele nos deu. Que é o de amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos., e se orarmos e nos fortalecermos no amor de Cristo chegaremos a entender que a vontade de Deus, é que, amemos o próximo como Ele nos amou.

(Obs. Este estudo fará parte de uma série de estudos do capítulo cinco da carta de Tiago: O Dever Do Cristão de Viver na Verdade.)

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 31/01/2015
Código do texto: T5121299
Classificação de conteúdo: seguro