O Evangelho da Segunda Oportunidade.

Aqui nesta passagem vemos Jesus proferir a parábola da figueira: Então, Jesus proferiu a seguinte parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra? Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume. Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la. (Luc 13:6-9). Aqui Jesus nos ensina três coisas pelas quais devemos atentarmos pela nossa vida.

1 – A inutilidade no leva a destruição; A parábola nos ensina claramente que em todo o processo de evolução deste mundo foi para produzir coisas úteis, e que aquilo que é útil crescerá em força e em quantidade da evolução, enquanto o que é inútil será certamente eliminado. Isto é o que vemos quando Ele diz: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; (Luc 13:7). Deveríamos ter sempre em mente o seguinte questionamento: “Que utilidade tenho ou tive neste mundo?” Mas o que vemos com frequência são as pessoas perguntarem o que posso tirar de proveito desta situação. E assim seguem de canto em canto como sangue sugas que só tiram e não deixam na em troca. Aqui Ele nos ensina que aquele que só extrai não pode sobreviver. A figueira estava tirando força e substâncias do chão; e em pagamento não produzia nada. Este era precisamente seu erro. Pois da fonte que só se tira e não se repõe corre o risco de secar, e então morrera a fonte e aquele que se alimenta da fonte. Devemos entender que de um certo sentido todos estamos em dívida com a vida. Chegamos pondo em perigo a vida de outra pessoa; e, nunca teríamos sobrevivido se não tivesse sido pelo cuidado daqueles que nos amavam. Nós Cristãos herdamos uma civilização cristã e uma liberdade que não foi conquistada por nós. E então cabe a nós o dever de entregar as coisas em condições melhores das que as encontramos.

2 – Evangelho traz consigo o anúncio segunda oportunidade; e vemos isto quando Ele diz: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume. Se vier a dar fruto, bem está; (Luc 13:8,9a). Segundo os historiadores uma figueira demora normalmente três anos para alcançar a maturidade. Se não der fruto ao atingir esta idade é muito provável que não o faça. Mas o que vemos aqui é que esta figueira recebeu uma segunda oportunidade. Jesus veio para dar ao ser humano uma segunda oportunidade e Ele segue nos dando uma oportunidade após a outra. Vemos isto acontecer com Pedro e com Paulo e eles deram alegres testemunhos disto. Deus em sua imensurável misericórdia sempre estará pronto para dar a mão para aquele que cai. E seu perdão se faz interminável com aquele que cai e se arrepende e torna a levantar.

3 – Mas esta parábola deixa também claro que existe uma oportunidade final. Isto se faz claro quando Ele diz: se não, mandarás cortá-la.(Luc13:9) Se deixamos passar as oportunidades, e se passarmos a vida ignorando vez após vez o chamado amoroso e o desafio misericordioso de Deus, chegará aquele dia do qual se fala no livro do apocalipse em que se fará o juízo. (Apo 20:6, 21:8). E isto nos sucederá não porque Deus nos feche a porta, e sim porque nós, iludido pelas coisas do mundo não conseguimos enxergar a porta aberta do caminho do amor que se ocupar em dar mais que; e por nossa própria decisão seguimos em direção da escuridão destrutiva do desamor que se ocupar em somente tirar de. E aqui cabe dizer Deus nos livre de tal coisa!

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 12/03/2015
Código do texto: T5167727
Classificação de conteúdo: seguro