UM POUCO DE PÁSCOA - (RL/Mar/2015)

PÁSCOA: UM RETOMAR INFORMAÇÃO SEMPRE É BOM

Para os cristãos essa passagem (significado da palavra páscoa) reside em endereço diferenciado da "toca de um belo e consumível coelhinho e seus ovos achocolatados"; é a celebração ritualística da ressurreição crística, fisicalizada humanamente por Jesus de Nazaré.

Lembrando que na sexta feira que antecede ao domingo de páscoa ocorrera a morte por crucificação desse ícone cristão que deixa seu legado através dos apóstolos , para os quais ele, Jesus aparecera.

Institucionalmente o "dia da páscoa" foi decretado através do Concílio de Niceia (ano de 325), e por determinação burocrática aliada à tradicionalidade popular é celebrado no domingo, após a primeira lua cheia do equinócio, que ocorre no início da primavera, no hemisfério Norte. A Páscoa, da qual dependem todas as demais festas móveis do ano eclesiástico é uma festa mundialmente móvel, varia o dia a cada ano e a data é sempre comemorada entre os dias 22 de março a 25 de abril.

Uma boa observação: Os judeus comemoram a "Pessach" para rememorar a libertação de seu povo (Hebreus) do cativeiro no Egito. As festividades começavam na tarde do dia 14 do mês lunar de Nisan.É servida em reverência ao seu povo, uma refeição semelhante a que os hebreus fizeram ao sair apressadamente do Egito.

COELHO:simboliza a fertilidade e a esperança de vida nova.

OVO: relacionado com uma nova vida e com a fertilidade.

CORDEIRO: para os cristãos simboliza Jesus Cristo, que foi crucificado para libertar os homens de seus pecados.

SINOS: são eles a anunciar aos cristãos a ressurreição de Cristo no domingo de Páscoa.

CÍRIO PASCAL: é uma vela acessa com as letras gregas "alfa" e "ômega" (início e fim). A luz da vela representa a ressurreição de Cristo.

COLOMBA PASCAL: criado na Itália, é um pão doce em formato de pomba. A pomba simboliza a paz de Cristo e também a presença do Espírito Santo.

PÃO E VINHO: simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na Última Ceia (Santa Ceia).

PEIXE: é um símbolo de vida. Alguns apóstolos de Cristo eram pescadores. Os primeiros cristãos já incluíam o peixe entre os símbolos das suas crenças.

(...)

Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 29/03/2015
Código do texto: T5187112
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.