Criação

Deus, o Criador de todas as coisas, quando ordenou o céu, fêz dois luminares",

Gen. 1, 16

o Sol e a Lua,

"o Sol para presidir ao dia,

e a Lua, para presidir à noite".

Gen. 1, 16

Estes dois luminares significam os dois Testamentos, o Velho e o Novo. O Velho é significado pela Lua, pois assim como a Lua foi dada para presidir à noite, assim também o Velho Testamento foi dado aos pecadores, que são noite e filhos da noite, trevas e filhos das trevas (I Tess. 5, 5), pelo que nos diz o Apóstolo: "A lei não foi feita para os justos, mas para os pecadores".

I Tim. 1, 9

O Novo Testamento, porém, é significado pelo Sol, pois assim como o Sol foi dado para presidir ao dia, assim também o Novo Testamento foi dado aos justos, aos filhos da adoção, aos Apóstolos, aos discípulos de Cristo, que são dia e filhos do dia, luz e filhos da luz (I Tess. 5, 5). Ambos os Testamentos foram escritos pelo dedo de Deus, isto é, pelo Espírito do Deus vivo; o Velho, porém, foi escrito "em tábuas de pedra", enquanto que o Novo foi escrito "nas tábuas de carne do coração".

2 Cor. 3, 3

As tábuas de pedra significam a vontade dura e inflexível e a inteligência obtusa e insensível, que são as duas coisas em que consiste o interior do homem velho, não renovado pela Lei, pela qual os corações duros não se tornam brandos nem sensíveis. As tábuas de carne do coração significam a capacidade tanto de inteligir como de amar, devendo-se entender aqui por coração ao intelecto, e por carne ao afeto.

Nas Escrituras há uma outra passagem em que o Senhor fala mais abertamente sobre o modo como seria escrito o Novo Testamento, quando nos diz, por meio de Jeremias:

"Darei minhas leis nas suas mentes, e as escreverei nos seus corações".

Jer. 31, 33 . Heb. 10, 16

Ele quer dizer que haveria de escrevê-las nas mentes pela inteligência e nos corações pelo amor; que haveria de escrevê-las pela inteligência contra a ignorância e pelo amor contra a concupiscência, pela inteligência que ilumina o cego e pelo amor que ajuda o enfermo.

carlos roberto smith
Enviado por carlos roberto smith em 09/06/2007
Código do texto: T520045