NO COFRE DO CORAÇÃO

Nas Sagradas Escrituras encontramos pérolas de raro valor. E o próprio Jesus nos desafia a acumular tesouros – não daquele tipo que enferruja e pode ser roubado por ladrões.

Uma joia preciosa que guardo a sete chaves no cofre do meu coração é esta palavra do apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos (8:38-39):

"Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais, nem o presente, nem o futuro. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor."

O Deus vivo que sempre existiu e sempre existirá revela-se a nós como um ser muito afetivo. Deus é o amor perfeito. Deus é o amor incondicional. Guardo essa mensagem bíblica como tesouro em meu coração porque necessito muito do amor de Deus. O amor de Deus não é uma palavra açucarada, batida, inflacionada e oca. O amor de Deus é palavra e é atitude. O amor de Deus se expressa principalmente pela presença constante dele na nossa vida cotidiana. O amor de Deus se mostra todos os dias em incontáveis atos de Seu cuidado, provisão e proteção.

Na maioria das vezes nós nem nos damos conta desses atos. É como os filhos que não se dão conta que a geladeira está sempre cheia porque os pais trabalham e fazem compras para suprir as necessidades da família. Afinal, geladeiras não se enchem automaticamente.

Eu já tenho 52 anos; mas continuo necessitando todos os dias do amor paterno de Deus; do cuidado incessante de Deus; da orientação sábia de Deus para as minhas decisões. E nessa joia preciosa de Romanos 8, temos um certificado de garantia infinita (não é uma garantia de 5 anos ou 10 anos). É uma garantia para toda a vida e até para depois dessa vida: a garantia de que nada, NADA PODE NOS SEPARAR DO AMOR DE DEUS. Aqui não está dito que Deus vai sempre nos paparicar e passar a mão na nossa cabeça. Não temos aqui nenhuma garantia de que nunca precisaremos enfrentar doenças, injustiças, dúvidas, dívidas, aflições dos mais variados tipos. A garantia é que o amor de Deus vai estar sempre presente, mesmo nos dias de aflições. Aliás, muitas vezes é justamente durante as aflições que o amor de Deus se mostra mais precioso para nós.

A maior necessidade do ser humano é ser amado. E nós somos amados de modo perfeito pelo único ser que sabe amar de modo perfeito. Até nosso pai e nossa mãe nos amam de modo imperfeito. A necessidade de ser amado se completa com a necessidade de amar. A nossa vida só deixa de ser mesquinha e banal quando exercitamos o amor. E o maior de todos os desafios (também poderíamos dizer que é o maior de todos os tesouros) é amar intimamente um ser invisível e tão poderoso, o próprio Deus. Ele declara primeiro o seu amor por nós. E Ele aguarda todos os dias ser correspondido por nossos atos de amor a Ele. Mas que atos de amor seriam esses? De modo bem resumido e objetivo: atos de amor são todos os atos de obediência e todos os atos de gratidão.

Todos os pais, que enchem as geladeiras, ficam muito contentes quando ouvem os filhos lhes agradecendo. Os pais sempre se sentem amados pelos filhos quando eles obedecem as suas orientações. Deus é nosso Pai celestial. Ele também se sente muito amado por nós quando praticamos atos de obediência e gratidão.