Elpis esperança, aionios eterno e zoe vida na qualidade de Deus.

Nestes versículos vemos o reafirmar da esperança na vida de um Cristão como Paulo diz: na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos e, em tempos devidos, manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por mandato de Deus, nosso Salvador, (Tit 1:2,3). Mas esperança em que? Uns poderiam dizer na esperança da prosperidade material, isto até pode acontecer, mas não é ai que reside a esperança Cristã. Outros até pode chegar a confundir com a salvação, mas a salvação e fato que acontece quando uma pessoa aceita a Jesus como seu Senhor e salvador. Então onde está firmada a esperança? E a resposta é, a esperança Cristã está firmada na promessa da vida eterna. E o nosso estudo será sobre a palavra esperança, e sobre a qualidade da vida que será eterna.

Começaremos então com a palavra esperança:

A palavra usada para esperança é: ελπις elpis. Que tem entre seus significados o de: sob a esperança, em esperança, tendo esperança ou aquele que espera em. Está palavra isolada não parece ter um grande significado mas quando a estudamos dentro do contexto do Novo Testamento vemos que ela faz parte das três colunas do viver Cristão. No capitulo treze da primeira carta aos Coríntios Paulo finda afirmando o seguinte: Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. (1Co 13:13). Então entendemos que a esperança é uma virtude Cristã. E ai vem outra pergunta; e porque a esperança é uma virtude Cristão? Porque somente o Cristão guarda consigo a fé de que com o praticar do amor tudo pode mudar para melhor. O Cristão traz no seu interior a paz de Cristo, e mesmo que todos digam, eu te odeio, e todas as circunstancias pareçam destruidoras; ele sabe que o importante é que ele ame a todos, e que sempre se tem algo para aprender com os acontecimentos. O Cristão sabe que a morte não é o fim, mas o continuar de uma vida em Cristo Jesus. Assim é a vida daquele que confia (fé) na promessa de Jesus Cristo: Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. (Joã 5:24).

E agora falaremos de modo resumido sobre a vida eterna:

A mensagem do apóstolo Paulo está baseada na esperança da vida eterna. A oferta cristã não é nada menos que a de uma vida nova. Várias vezes a frase vida eterna se repete nas páginas do Novo Testamento. A palavra que se utiliza para eterna é: αιωνιος aionios, Que em seu significado direto encontramos a seguinte definição: Sem começo e nem fim, aquilo que sempre tem sido e sempre será. Mas quando nos referimos a vida eterna que é a promessa de Jesus Cristo isto vai muito além da definição meramente temporal. Quando pensamos na vida eterna como se fosse somente viver para sempre ela perde a seu real significado. Estrita e apropriadamente só há uma pessoa em todo o universo a qual lhe pode aplicar esta palavra corretamente, e essa pessoa é Deus. A vida eterna para um Cristão começa quando ele ouve, crê e aceita Jesus Cristo como seu salvador. O chamado de Cristo não é nada mais que o oferecimento para um compartilhar da vida de Deus. É o oferecimento do poder de Deus para nossas frustrações, de sua serenidade para os nossos desassossegos, de sua verdade para nossos questionamentos, de sua bondade para nossos fracassos morais, de sua alegria para nossas tristezas. O Evangelho Cristão não oferece em primeiro lugar aos seres humanos um credo intelectual nem um código moral; oferece-lhes vida, mas uma vida especial que começa aqui no agora e vai até a eternidade no atemporal, ou seja, a própria vida de Deus. É isto que Jesus tem para nos ofertar; cabe a cada um de nós decidir efemeridade que finda na morte ou vida que vai além do tempo com a qualidade da vida amorosa de Deus.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 25/04/2015
Código do texto: T5220341
Classificação de conteúdo: seguro