Neste domingo, 3 de maio, na Sé de Olinda, foi aberto o processo de canonização de Dom Helder Câmara.  Para a Igreja Católica, ele já é chamado "servo de Deus". É a primeira etapa do processo que culminará na beatificação e depois na canonização. 
  Todos nós recebemos e vivemos a vocação universal à santidade. E a partir dessa vocação, Dom Helder viveu esse caminho de santidade na opção de Igreja que foi a do Concílio a qual ele foi profundamente fiel. 
   Espero que por sua intercessão a nossa Igreja  volte ao espírito de simplicidade evangélica pela qual Dom Helder tanto lutou e trabalhou. E bispos e padres e também clérigos e leigos convertam o seu gosto artístico e seu modo de pensar as celebrações. Ou será que teremos mesmo de continuar dando ao mundo uma impressão de museu arqueológico de liturgia que fala coisas de hoje com sinais da Idade Média e gestos  monásticos dos séculos medievais? Será que algum  dia, o espírito de Dom Hélder será acolhido e a proposta do Papa Francisco será levada a sério?