Jesus ensina que temos um coração a ser limpo.

E, tendo convocado a multidão, lhes disse: Ouvi e entendei: não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem. (Mat 15:10,11). Este pronunciamento de Jesus foi deverás espantoso para o povo judeu da época. Porque isto no ponto de vista deles ia de encontro com o que eles entendiam sobre as práticas cerimoniais. Isto soava aos ouvidos dos escribas e dos fariseus como uma seria contradição com muitas partes do livro de Levítico e com as Escritura Sagrada. Mas o que eles não entenderam é que Jesus estava indo muito além de um ato de higiene física, Jesus estava apontando para uma higiene interior uma higiene da alma e do espírito. Até mesmo porque não é de muita valia ter um corpo extremamente limpo, mas uma alma suja e um espírito apagado.

Quando Jesus diz: mas o comer sem lavar as mãos não o contamina. (Mat 15:20). Aqui Jesus não está afirmando que as regras de higiene devam ser esquecidas. O que Jesus está dizendo é que fazer a vontade do Pai não está, nas observâncias de regras, e nem tão pouco em atitudes externas, porque estas duas coisas se mostram fáceis de seguir e pode camuflar um mal caráter. Pois é muito mais fácil se abster de certas comidas e lavar as mãos de uma maneira determinada, do que amar o inamável, e perdoar o imperdoável, e ajudar aos necessitados às custas do tempo, do dinheiro, do conforto e do prazer de si mesmo. O triste é que ainda nos dias de hoje nós não aprendemos esta lição em toda a sua plenitude. Assistir à igreja com regularidade, dar dinheiro em forma generosa, ser membro de um grupo de estudo bíblico, são coisas externas. São meios que nos levam a uma prática de religiosidade, mas somente isto não nos torna Cristãos (Seguidores de Cristo). Porque é bom que saibamos que ser Cristão é ser cópias de Cristo, nisto deve se basear do aquele que se diz cristão; “É dever de todo Cristão busca incessantemente a todo tempo e em todos os lugares, ser cópias de Cristo”. Mesmo que isto lhe custe cruz, porque de cima da cruz é que vemos o perdão e o praticar do amor, ao passo que ao pé da cruz vemos desamor e desejo de vingança.

E podemos entender o que foi dito acima quando vemos Jesus dizer: Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. (Mat 15:18,19). Mais de uma pessoa tem uma vida irrepreensível nas coisas exteriores, mas dentro de seu coração alimenta pensamentos rancorosos, amargos e maus, e aqui Jesus nos ensina que toda a obediência externa do mundo não pode apagar o rancor, expiar a amargura ou extinguir orgulho e a luxúria que reinam em nossos corações. O ensinamento de Jesus aponta para uma limpeza em nossos corações. No sermão do monte onde se firma toda base ética do ser Cristão vemos Ele afirmar: Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. (Mat 5:8). Sendo assim entendemos que o que mais importa a Deus não é tanto como agimos mas sim com o que sentimos no ato da ação; nem tão pouco importa os nossos aspectos e atitudes exteriores, mas sim com aquilo que temos guardado no mais profundo de nossos corações. O escolástico “Tomás de Aquino” tinha um dito que se encaixa bem aqui: “O homem vê a ação, mas Deus vê a intenção.”

O que Jesus ensina aqui serve como alerta para todos nós, porque nenhum ser humano pode considerar-se bom simplesmente porque observa regras e normas externas; ou seja, uma pessoa só poderá chamar-se a si mesmo de bom quando seu coração for puro. E aqui cai por terra o orgulho pois para chegarmos a sermos bons temos que ser, sentir e agir como Cristo. E quando olhamos para cruz vemos que estamos muito longe de sê-lo. E quando perscrutamos com seriedade o nosso interior vemos o quanto este ainda precisa ser limpo, e então só nos resta dizer: “Deus, tem misericórdia de mim, pecador.” Que cada um de nós avalie a si mesmo e faça o pedido.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 18/05/2015
Código do texto: T5246624
Classificação de conteúdo: seguro