ESTER, UMA MULHER ESPECIAL  1
No livro de Ester, vemos a historia dessa mulher que eu quis destaca-la aqui como símbolo de uma mulher especial. O fato se deu no reinado do rei Assuero e diz que ele havia dado uma festa e que na hora especial da festa ele pede para a sua mulher se apresentar diante dele e ela se recusa a ir. Isto faz com que ela seja destituída da sua posição de rainha e os auxiliares do rei o orientam a procurar  uma outra companheira. E por que quero destraca-la aqui como mulher especial ?
  1. Uma mulher escolhida : O rei Assuero manda então que tragam a sua presença as moças virgens e bonitas do reino para que a que ele mais se agradasse dela fosse então e escolhida. Entre todas elas vem então Ester que não era daquela nação, porém uma estranha, uma hebreia e torna-se ela a escolhida do rei. Não podemos nos esquecer de que essa escolha tinha a mão de Deus por trás, pois um fato sério iria acontecer e Deus usaria Ester para a resolução do problema. Foi então ela uma escolhida, isto é, entre todas as outras que vieram a presença do rei foi ela a quem mais lhe agradou .Isto se encontra no capítulo 1 e 2 deste Livro !
 
  1. Defende o seu marido : Surge uma conspiração da parte de dois eunucos Bigtã e Teres que desejavam colocar suas mãos na vida do rei Assuero. O fato vem ao conhecimento da rainha Ester através de um de seus criados e ela leva ao conhecimento do rei, o que preserva a sua vida e condena os conspiradores à forca. Precisamos hoje de mulheres assim que defendam seus maridos ao invés de acusá-los ou falar mal deles, mas uma mulher de Deus que age conforme a Bíblia manda sendo submissa, respeitando, honrando e amando sempre procederá deste modo. Isto se encontra nos últimos três versos do capítulo 2 deste livro !
 
  1. Passa por ameaças : Aquele servo que conta para a rainha o complô contra o rei torna-se então uma pessoa honrada diante do rei que determina que todos prostrem diante dele. Mardoqueu  que havia criado Ester por ser um conhecedor do Deus altíssimo não se prostrava diante de Hamã, o que provocou a ira de Hamã e que fez o rei criar um edito segundo o qual fossem exterminados todos os judeus do reino, por ser Mardoqueu um judeu e não ter se prostrado. O edito dizia que no reino havia um povo que não se curvava diante da ordem do rei e portanto teria de ser exterminado ( cap, 3: 5 a 8 ) . Se o povo está ameaçado, então a rainha se enquadra na ameaça pois por ser rainha não deixava de ser uma judia. Mardoqueu manda avisá-la desta ameaça ( cap, 4: 13 ) !
 
  1. Ester é valorizada : Havia também uma lei segundo a qual se a rainha entrasse na presença do rei sem ser chamada teria como sentença a morte, a não ser que o rei lhe estendesse seu cetro de ouro. Ester é sabedoria destas duas ameaças, a do extermínio dos judeus e a do perigo de vida se entrasse na presença do rei para falar com ele a respeito de seu povo sem ser chamada. Ester não mede consequências e vai à presença do rei que lhe estende o cetro de ouro a ainda lhe pergunta: “ Qual é Ester a sua petição, pois até metade do reino se te dará  “ ( 5:2 e 3) . Sendo então valorizada arma um plano que vem trazer a salvação de seu povo já condenado ao extermínio e consequentemente valorizando ao máximo a pessoa de Mardoqueu diante do rei apesar de ser um judeu. Deus não nos impede de ameaças , mas nos promete vitórias em meio a todas elas !
 
  1. Contempla a vitória : A partir dai Ester planeja dois banquetes e exige a presença de Hamã, aquele que tinha planejado o extermínio dos judeus. Num desses banquetes ela entrega Hamã ao rei que o manda ser enforcado e isto acontece na forca que ele havia preparado para o judeu Mardoqueu ( 7 : 6 e 10 ). A partir dai Ester  vê seu povo ser honrado diante do seu reinado e todos os seus inimigos exterminados e vê Mardoqueu tremendamente honrado também no reino de Assuero, tornado-se ele o segundo homem depois do rei, tudo por causa de uma mulher que soube usar aquilo que Deus a tinha dado ( cap, 10 ) !
 
O reino de Deus precisa não apenas de mulheres como Ester, mas sim de pessoas que como ela sabem usar para o bem aquilo que Deus lhes concede e que não medem consequências diante das ameaças do inimigo. O inimigo tem cirandado na Igreja do Senhor Jesus e os líderes estão cegos à sua atuação e o reino de Deus sai prejudicado. Vamos acordar para agirmos segundo aquilo que Deus quer de nós !
 
 
 
Fraraujo
Enviado por Fraraujo em 19/05/2015
Código do texto: T5247135
Classificação de conteúdo: seguro