Uma vida coroada pela vida.

Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. (Tgo 1:12). A coroa da vida linda promessa que Jesus Cristo faz a toda humanidade, mas o que é esta coroa em que consiste? É isto que buscaremos entender mesmo que de maneira rasa e simples, mas será o bastante para que nos empenhemos em buscá-la. Primeiro devemos entender em que e onde está as provações que devemos vencer.

As provações nada mais é do que enfrentarmos aquilo que carregamos dentro de nós, ou seja: Os sentimentos de vingança, ódio, rancor, inveja, orgulho, soberba as tristezas e o mal fadado desamor. Quando somos capazes de vencer tais sentimentos provamos o amor que temos por Deus e pelo próximo. Nos tornamos uma ser humanos genuínos, ou seja, um ser que foi aprovado, a palavra usada aqui é: “δοκιμος dokimos;” de acordo com os historiadores no mundo antigo não havia sistema bancário como nós o conhecemos hoje, e nem dinheiro em papel. Todo dinheiro era feito de metal, aquecido até se tornar líquido, despejado em moldes e deixado para esfriar. Quando as moedas estavam frias, era necessário polir os cantos irregulares, e tirar delas todas as impurezas. As moedas eram comparativamente brandas de um metal limpo e polido dali vinha o seu real valor. Assim se dá com todos nós não que Deus nos submeta as provas, mas somos nós que não queremos purgar de nós tais sentimento pois o adoramos como filhos diletos. Mas aquele que se empenha em fazê-lo neste surgirá um ser humano de genuíno valor. Que é dokimos; e como o metal limpo e purificado de toda escória, este se fará limpo das fraquezas de seu caráter e o desamor deste será desarraigado, e estará livre das faltas, e surgirá então um ser humano forte e puro apto para usar a coroa da vida.

E entendendo isto vamos tratar da coroa e seus significados: receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. (Tgo 1:12C). Há nisto muito mais que um pensamento. No mundo antigo, a coroa (στεφανος stephanos), tinha, pelo menos, quatro grandes significados simbólicos.

1 – Diferente de hoje a coroa de flores era levada em época de alegria; nas bodas e nas festas a coroa era sinal de alegria e de alegria festiva. A coroa de flores era símbolo de vívida alegria. E assim deve ser a vida do Cristão que vive em Cristo, pois este vive na alegria de ter vida plena até depois da morte.

2 – A coroa era um sinal de realeza e autoridade. Usavam-na os reis e as pessoas que exerciam autoridade. Às vezes era a coroa de ouro; em outras ocasiões era uma faixa em torno das têmporas (Sal. 21:3; Jer. 13:18).

3 – A coroa de folhas de louro era a que se outorgava ao vencedor nos jogos, o prêmio que o atleta cobiçava sobre todas as coisas.

4 – A coroa era sinal de honra e dignidade. A instrução paterna pode outorgar uma coroa de graça ao filho que a recebe e obedece: Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço, (Prv 1:9); Caiu a coroa da nossa cabeça; ai de nós, porque pecamos! (Lam 5:16).

E porque verificarmos todos estes significados da coroa no tempo antigo? É porque todos estes significados estão todos incluídos na coroa da vida. O cristão tem uma alegria que nenhuma outra pessoa poderá ter jamais. Para ele a vida é sempre uma festa. O cristão é partícipe de uma realeza que outros jamais compreenderão porque, não importa quão humildes sejam suas circunstâncias terrestres, ele é nada menos que amigo e filho de Deus. O cristão obtém uma vitória que outros jamais poderão obter, porque ele enfrenta a vida e tudo o que esta demanda, com o triunfante poder da presença e da companhia de Jesus Cristo. Deus mesmo é quem lhe concede a vitória. O cristão tem uma nova dignidade porque sempre está consciente de que Deus o considerou como digno da vida e da morte de Jesus Cristo. Não há pessoa que pode carecer de valor, se Cristo morreu por ele.

E por fim o maior significado da frase coroa da vida, é que a vida está coroada pelo amor de Cristo Jesus. E que na coroa consiste a vida; e a coroa é vida nela mesma. A coroa, como possessão do cristão, é uma nova classe de vida, de verdadeira vida; pois através de Jesus Cristo o Cristão penetrou na vida mais abundante. E parafraseando o que Tiago disse fica assim: Pois, que se o cristão enfrenta as provas e as tentações da existência com a firme e indeclinável perseverança que o amor Cristo pode lhe dar, então a vida se torna imensamente esplêndida em valor e felicidade que este jamais viveu antes. A luta é o caminho rumo à glória, que torna a própria luta é uma glória.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 07/08/2015
Código do texto: T5338108
Classificação de conteúdo: seguro