Comentário da Liturgia da 4ª feira da 11ª Semana do Tempo Comum

( IIcor 9,6-11 ;Sl111 ; Mt 6,1-6.16-18)

 

A 1ª leitura em síntese diz: Deus ama e recompensará quem dá com alegria. O v.9 do salmo se refere à distribuição dos bens com largueza aos pobres. E o Evangelho mostra que não se deve subordinar a esmola que é altruísmo, ao interesse pessoal que é egoísmo. Ela deve ser dada sem ostentação, de maneira que nem os amigos e vizinhos saibam da caridade que fazes. Além da esmola neste capítulo são palavras chaves: justiça, oração, jejum, unção (óleo) e hipocrisia.

         Na Igreja há aqueles que se acham os bons, os melhores, como os fariseus hipócritas, que  encenam para a comunidade a fim de chamar a atenção, de receber aplausos.Mas, a Deus ninguém engana.Jesus pelo contrário, se retirava  para orar ao Pai.Os hipócritas  além de quererem  aparecer orgulhosamente, ainda  julgam o outro comparando-se a ele, exaltando-se como o melhor.

Enquanto os hipócritas causam divisões dentro da Igreja , os humildes, como São Francisco por exemplo, faz  unidade arrebanhando as ovelhas dispersas.

Precisamos dar testemunho de Cristo com humildade para atrairmos para o reino, sem exibicionismos e sem busca de recompensa aqui na terra.


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=534138