Amor que está acima de todas as leis.

Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei. Pois estes mandamentos: “Não adulterarás”, “não matarás”, “não furtarás”, “não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: “Ame o seu próximo como a si mesmo” O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei. (Rom 13:8-10). Nestes versículos vemos Paulo discorrer sobre o praticar do amor, para ele ser Cristão ia além de uma religiosidade, para ele ser Cristão era ter uma vida no praticar dos atos de Cristo Jesus, e assim deve ser o agir do verdadeiro Cristão. Quando entendemos que o amor cumpre toda a lei e nos torna participantes da vida de Deus, deixamos de lado os nossos eitos, preceitos e preconceitos para viver o amor que Cristo nos ensinou a viver.

Quando o apóstolo Paulo diz: Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei. (Rom 13:8). Ele está afirmando que o amor é um tipo de dívida que todo ser humano deve trazer gravado em seu interior e que mesmo que ele pague todos os dias ele ainda será devedor. Quando entendemos que o amor é algo imensurável e que foi dado e ensinado por Deus de forma graciosa, e que ele permeia todas as coisas e todos seres do universo se fazendo mais forte quando é praticado. Entenderemos que o amor nutre a si mesmo, e que quanto mais amamos mais amor teremos para amar. E não existe melhor exemplo do que Jesus que sendo Deus se fez homem com todas as suas limitações, e deu a sua própria vida em prol da nossa vida, e o fez por amor somente por amor sem pedir nada em troca. E se olharmos para ato da cruz e não entendermos o que é amor e quão impagável é este amor, está na hora de revermos quem somos e o que somos.

É certo que tudo que foi feito por Deus foi de forma graciosa e sem pedimento de nenhum pagamento, mas uma coisa também é certa, só podemos participar da atmosfera de Deus quando entendemos a nossa dívida de amor ao próximo. Orígenes o cristão disse: “A dívida do amor permanece sempre conosco, nunca nos deixa, é uma dívida que cobrimos cada dia, e, ao mesmo tempo, devemos para sempre.” E o apóstolo Paulo aqui afirma que se a pessoa tentar satisfazer honestamente sua dívida de amor, automaticamente cumprirá todos os mandamentos.

Se cumprirmos a nossa dívida de amor, não cometeremos adultério. Verdadeiro amor há, ao mesmo tempo, respeito e recato, que nos livra do pecado. Se cumprirmos a nossa dívida de amor, não mataremos, porque o amor nunca busca destruir, mas sim construir o amor jamais destrói a vida ele gera vida. O amor nunca pode odiar, porque o amor é sempre bondoso e jamais e egocêntrico. O amor não pode perseguir a destruição de um inimigo até morte, mas segue tentando fazê-lo amigo, porque entende o valor daquele ser para o Pai que o ama como nos ama. Se cumprirmos a nossa dívida de amor, nunca roubaremos, porque o amor sempre está mais preocupado em dar que em receber. Se cumprirmos a nossa sua dívida de amor, não cobiçaremos. A palavra grega para cobiça é: “επιθυμεω epithumeo”. Que tem o significado de: cobiçar, ansiar, nutrir desejos por coisas proibidas. Ou seja, é o desordenado e incontrolado desejo da coisa proibida, da coisa que não deve desejar-se, e o praticar do amor limpa o nosso coração até que o desejo vá embora.

E que aprendemos aqui? Aprendemos: Que se o amor for a mola principal do nosso coração, e se toda a nossa vida estiver dominada pelo amor a Deus e a seu próximo, não se fará necessário qualquer outro mandamento ou outra lei, porque a lei do amor está acima de todas as leis, porque nela nasce o fruto do espírito Santo. E vemos isto afirmado na carta aos Gálatas: Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. (Gál 5:22,23). Cabe a cada um de nós deixar de lado os temores e praticar o amor, porque o seu praticar gracioso no levará a fazer parte da vida Deus.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 24/08/2015
Código do texto: T5357465
Classificação de conteúdo: seguro