Qual a verdadeira aparência de Jesus Cristo? Você tem coragem de ler até o fim?

SOBRE A APARÊNCIA DE JESUS CRISTO COM OLHOS AZUIS BRILHANTES, CABELOS SEDOSOS E ROSTO DE MODELO, VEJAMOS UM POUCO DE HISTÓRIA E UM POUCO DE BÍBLIA E COMPAREMOS:

Pelo que vi vasculhando a Internet, A Última Ceia, que Leonardo da Vinci pintou diretamente na parede do refeitório da Igreja de Santa Maria delle Grazie, em Milão, entre 1495-1498, foi a primeira pintura retratando o rosto de Jesus Cristo.

Em seguida, temos outra pintura, que se tornou a mais popular quando em 1924, Warner Sallman, um jovem ilustrador que prestava serviços para algumas publicações religiosas atendendo ao pedido de uma dessas publicações desenhou a face de Jesus para ilustrar uma capa. O desenho foi feito a carvão e intitulado “O Filho do Homem”.

Bem, agora que já vimos um pouco de como a imagem de um Jesus de pele, olhos e cabelos perfeitos se tornou tão popular (estima-se que já tenha sido reproduzida 500 milhões de vezes), vejamos como a Bíblia descreve o Senhor Jesus Cristo, no livro do Profeta Isaías 53:1-5:

Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?

Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Como podemos ver o que Deus queria e ainda quer é que sejamos transformados pelo poder da Sua Palavra e não que fôssemos seduzidos pelo belo par de olhos que a imagem ilustra.

Já no Evangelho Segundo São João 1:1-10, podemos ver a profecia se cumprindo:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Ele estava no princípio com Deus.

Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.

Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.

Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.

Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.

Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.

Podemos mais uma vez observar que se usarmos o contexto como se tratando da aparência,

o “mundo” continua desconhecendo a Jesus, afinal o rosto que enfeita os calendários, por exemplo, é uma imagem que satisfaz a visão de quem se estriba nos estereótipos de beleza ditados século após século.

Há ainda uma outra imagem de Jesus Cristo difundida entre as nações, a imagem do Cristo crucificado:

Cristo Carregando a Cruz, um dramático painel, talvez seja uma das mais alucinantes criações da história da arte ocidental. A pintura é provavelmente um dos últimos trabalhos de Hieronymus Bosch (c.1450-1516), de datação incerta, contudo seguramente posterior a 1500.

Já uma outra imagem do Cristo crucificado foi feita por Ticiano Vecellio ou Vecelli em 1565.

Se observarmos, a humanidade tem precisado de uma imagem que lhe agrade o olhar e de uma outra imagem que lhe faça repensar sobre sua trajetória na Terra.

Sobre esse Jesus Crucificado, que imagem a Bíblia no oferece?

Tiraram-lhe as vestes e puseram nele um manto vermelho; fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça. Puseram uma vara em sua mão direita e, ajoelhando-se diante dele, zombavam: "Salve, rei dos judeus! "

Cuspiram nele e, tirando-lhe a vara, batiam-lhe com ela na cabeça.

Depois de terem zombado dele, tiraram-lhe o manto e vestiram-lhe suas próprias roupas. Então o levaram para crucificá-lo.

Ao saírem, encontraram um homem de Cirene, chamado Simão, e o forçaram a carregar a cruz.

Chegaram a um lugar chamado Gólgota, que quer dizer Lugar da Caveira, e lhe deram para beber vinho misturado com fel; mas, depois de prová-lo, recusou-se a beber.

Depois de o crucificarem, dividiram as roupas dele, tirando sortes.

(Mateus 27: 28-35)

Será que as imagens conseguem descrever, pelo trabalho dos artistas, o sofrimento de Jesus por nós? Acredito que não!

Por cima de sua cabeça colocaram por escrito a acusação feita contra ele: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS.

Dois ladrões foram crucificados com ele, um à sua direita e outro à sua esquerda.

Os que passavam lançavam lhe insultos, balançando a cabeça

e dizendo: "Você que destrói o templo e o reedifica em três dias, salve-se! Desça da cruz, se é Filho de Deus! "

Da mesma forma, os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes religiosos zombavam dele, dizendo: "Salvou os outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo! E é o rei de Israel! Desça agora da cruz, e creremos nele.

Ele confiou em Deus. Que Deus o salve agora, se dele tem compaixão, pois disse: ‘Sou o Filho de Deus!’ "

Igualmente o insultavam os ladrões que haviam sido crucificados com ele.

E houve trevas sobre toda a terra, do meio dia às três horas da tarde.

Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: "Eloí, Eloí, lamá sabactâni? " que significa: "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? "

Quando alguns dos que estavam ali ouviram isso, disseram: "Ele está chamando Elias”. Imediatamente, um deles correu em busca de uma esponja, embebeu-a em vinagre, colocou-a na ponta de uma vara e deu-a a Jesus para beber.

Mas os outros disseram: "Deixem-no. Vejamos se Elias vem salvá-lo”. Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito. (Mateus 27: 37-50)

POR FIM, OUTRA IMAGEM DE JESUS, UM JESUS VITORIOSO, SEGUNDO A BÍBLIA, E QUE AS PESSOAS EM SUA MAIORIA DESCONHECEM:

No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta, que dizia: "Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”.

Voltei-me para ver quem falava comigo. Voltando-me, vi sete candelabros de ouro

e entre os candelabros alguém "semelhante a um filho de homem", com uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito.

Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve, e seus olhos eram como chama de fogo.

Seus pés eram como o bronze numa fornalha ardente e sua voz como o som de muitas águas.

Tinha em sua mão direita sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada de dois gumes. Sua face era como o sol quando brilha em todo o seu fulgor.

Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: "Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último.

Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.

(Apocalipse 1:10-18)

COMO PODEMOS VER A IMAGEM DE UM JESUS MORTO DERROTADO ESTÁ BEM ULTRAPASSADA. AFINAL, ELE NÃO ESTÁ MAIS MORTO.

HOJE O NOSSO JESUS ESTÁ VIVO, GLORIFICADO À DIREITA DO PAI E ELE TEM AS CHAVES DA MORTE E DO INFERNO.

Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas.

Apocalipse 3.1

Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus.

(Apocalipse 3.14)

E ainda, podemos ver o quê o Senhor Jesus quer para nós:

Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.

Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.

Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

(Apocalipse 3: 19-22)

GUARDEMOS CONOSCO, EM NOSSO CORAÇÃO, NÃO EM UMA TELA OU PEDAÇO DE PAPEL, A IMAGEM DE JESUS CRUCIFICADO A FIM DE LEMBRARMOS O QUANTO ELE SOFREU POR NÓS. APEGUEMO-NOS PORÉM, À IMAGEM DO JESUS CRISTO VITORIOSO QUE PODE NOS DAR A VITÓRIA SOBRE QUALQUER MAL, QUALQUER SITUAÇÃO, QUALQUER INFORTÚNIO QUE VIERMOS A SOFRER OU QUE, PORVENTURA, ESTEJAMOS A SOFRER.

JESUS CRISTO AMA VOCÊ!